quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

SAÚDE EM FOCO - POR JARBAS DE ATAÍDE


             AROMATHOUCH E DESINTOXICAÇÃO-  PARTE  II




Por Jarbas de Ataíde 


        A técnica de Aromathouch consiste numa sequencia de massagens usando óleos essenciais por camadas e etapas visando dessensibilizar, equilibrar e desinflamar os tecidos, atuando no aspecto físico, mental e emocional.  
       1ª ETAPA: LIBERAR AS EMOÇÕES E RELAXAMENTO: busca promover tranquilidade, relaxando as emoções, descontraindo a musculatura, abrindo caminho para o  suporte do S. neurológico). Óleo individual: Lavanda; Mistura estabilizadora: Lavanda, Manjericão (Basil), Camomila; Suporte imunológico: Melaleuca e On Guard (mistura protetora).
       Aplicar o(os) óleos ou mistura do sacro (quadril) até a base do crânio (nuca), ao longo da coluna. Passo 1:  massagear o dorso (área do coração), fazendo três círculos no sentido horário; em seguida deslizar uma mão para a base do sacro e  outra até a nuca, segurando por alguns segundos essas áreas, dando a sensação de firmeza e confiança; 
       Passo 2: Ao lado da pessoa, com as mãos no flanco, a partir do quadril, deslize alternadamente as mãos, subindo o tórax até a base do crânio, repetindo 3 ciclos em cada lado.
       Passo 3: Ativação das 5 zonas: feitas na costa (dorso),comprimindo e deslizando desde o sacro até a nuca, atingindo o ombro, pescoço, até a parte superior da cabeça. Faz-se a redução do estresse auricular,  massageando o lóbulo e costa das orelhas com o polegar/indicador.
       Nessa etapa fazem-se os mesmos procedimentos (1, 2 e 3) com aplicação de MEALEUCA e ON GUARD (mistura protetora), que atuam no reforço imunológico. 
       2ª ETAPA: REDUÇÃO DA INFLAMAÇÃO E DOR. Mesmos procedimentos da 1ª Etapa- passos 1, 2 e 3. Nessa etapa, temos o 4 passo: puxada de tecido paravertebral com o polegar, massageando a depressão entre a coluna e o tecido muscula paravertebral.
       Na 2ª etapa usamos duas misturas de óleos:  Mistura para massagem (mix de óleos, Aromathouch) contendo manjericão, toranja, cipreste, manjerona, lavanda, hortelã-pimenta. Esses óleos relaxam, acalmam, aliviam a tensão, a dor muscular e a inflamação. Mistura calmante (mix de óleos, Deep Blue), contendo gaultéria, canfora, hortelã-pimenta, catinga- de- mulata, camomila alemã, helicrísio.
      3ª ETAPA: EQUILÍBRIO DO SISTEMA AUTÔNOMO: Os óleos e a massagem atuam nos pontos reflexos das regiões. Divide-se a sola dos pés em três regiões (1.calcanhar, 2. meio e 3.ante pé)  e cinco zonas, em linha com os dedos : 1. medial (halux), 2. medial interna (2º pod. ), 3. central (3º pod.), 4. lateral interna (4º pod.) e 5. lateral (5º, dedão).
      Óleo de LARANJA e Óleo de HORTELÃ-PIMENTA: colocar na mão algumas gotas dos óleos e aplicar por toda a sola dos pés. Se for criança menor que 6 anos é melhor usar óleo carreador (coco) para diluir.
      Passo 1: Massagem das 3 Regiões: com ambas as mãos, segurando o pé, massagear, alternadamente, com os polegares a região 1 (calcanhar) em movimento, até relaxar completamente a área. Em seguida fazer o mesmo nas regiões 2. Meio do pé e 3. Ante- pé.
      Passo 2: Massagem das 5 Zonas: iniciando pelo calcanhar, massagear com os polegares a zona 1 até aponta do dedão( halux), estimulando o tecido ( 2 x). Fazer o mesmo processo nas zonas  2- 5 no mesmo pé. Depois repita no pé oposto.
      Passo 3: Passar os óleos na costa, do sacro até a nuca, ao longo da coluna. Execute o movimento alternado com as palmas das mãos no flanco, a partir do quadril. Deslize alternadamente as mãos, subindo o tórax até a base do crânio ( 3 x em cada lado).
      Passo 4 : Estimulação Linfática. Em pé, com as duas mãos segurando o meio dos pés, executamos uma pressão suave e repetida na sola dos pés , de modo que o corpo se mova para frente e para trás naturalmente sobre a maca. Repetir o movimento 2/3 vezes com intervalos de 15/30 segundos.  Fonte : Manual  Modern  Essentials, 2018).   



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...