segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

CRÔNICA DA SEMANA = PIZZA DE QUÊ?


Crônica: Pizza de quê?
Resultado de imagem para pizza de que? politica"

Por Rodrigo Alves de Carvalho

Era um dia decisivo naquela pequena cidade do interior. A câmara de vereadores iria votar o impeachment do prefeito, que todos sabiam se tratar do maior corrupto da região. Porém, todos sabiam também que a maioria dos vereadores eram aliados políticos do prefeito em questão e já eram favas contadas como o chefe do executivo seria inocentado de todas as acusações pela maioria dos edis.
O presidente da câmara abre a sessão:
- Senhores vereadores estamos aqui hoje para votarmos a cassação ou não do nosso nobre prefeito. Vou dar a palavra aos colegas para que comecem as discussões.
O primeiro a falar foi o líder do governo:
- Nobres colegas aqui reunidos, sinceramente acho desnecessário dizermos mais alguma coisa a respeito dessa sandice que é a cassação de nosso estimado e venerado prefeitão. Tanto a oposição quanto nós da situação sabemos que a votação será favorável ao prefeito e por isso digo que se encerre os trabalhos e vamos logo ao que interessa que é a pizza!
Os vereadores se entreolharam concordando. O líder da situação continuou:
- Proponho aqui aos nobres colegas que peçamos logo pizzas de mussarela, que particularmente acho as mais gostosas!
Nesse instante o vereador da oposição se levanta enfurecido:
- Isso é um absurdo! É o fim do processo democrático! Onde já se viu num país como o nosso, em uma cidade como a nossa, ouvir tamanho absurdo como o nobre colega líder do prefeito acabou de proferir! Não se diz pizza de mussarela e sim pizza de mozzarella!
Um outro vereador discorda veementemente:
- O nobre colega da oposição deve achar que mora na Itália. Não se diz mozzarella e sim moçarela!
Os ânimos esquentam e os vereadores começam a falar ao mesmo tempo. O presidente da câmara intervém:
- Senhores! Senhores! Por favor, vamos manter o decoro! Cada um no seu lugar! Eu sei que a questão é delicada e todos nós estamos com fome, mas temos que chegar a um consenso antes que a pizzaria feche!
Entretanto, a discussão aumentava cada vez mais até que o vereador sem partido que sempre ficava em cima do muro pede a palavra:
- Senhores, temos que concordar que essa discussão não nos levará a nada e ao invés de pedirmos pizzas de mussarela ou mozzarela ou moçarela, por que não pedimos pizzas de calabresa?
Todos concordaram e a sessão foi encerrada para comerem as pizzas.

Nota do autor: Segundo os dicionários, as formas adequadas de escrever são: Mozarela ou Muçarela.


Rodrigo Alves de Carvalho nasceu em Jacutinga (MG). Jornalista, escritor e poeta possui diversos prêmios literários em vários estados e participação em importantes coletâneas de poesia, contos e crônicas. Em 2018 lançou seu primeiro livro individual intitulado “Contos Colhidos” pela editora Clube de Autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...