segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Sebrae apresenta resultados no 2º Fórum do Projeto LIDER Região dos Lagos

Sebrae apresenta resultados no 2º Fórum do Projeto LÍDER Região dos Lagos










Nesta fase, os 40 líderes dos municípios de Amapá, Tartarugalzinho, Calçoene e Pracuúba, apresentam os resultados das ações em políticas públicas, negócios rurais, empreendedorismo e turismo e planejam o seminário sobre Regularização Fundiária, metas na Agenda de Desenvolvimento na Região dos Lagos

 

Denyse Quintas

Do Município de Amapá/AP

 

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), apresenta os resultados no 2º Fórum do Projeto LIDER Região dos Lagos. A metodologia, é constituída em oito (8) encontros já concluídos e quatro (4) fóruns de acompanhamentos. O objetivo nos Fóruns, é colocar em prática o que foi planejado na Agenda de Desenvolvimento para os municípios de Amapá, Tartarugalzinho, Calçoene e Pracuúba, resultado dos oito (8) encontros, na Região dos Lagos.

 

Segundo o gestor do Projeto LIDER no Sebrae no Amapá, Rômulo Brasão, finalizados os encontros que correspondem a primeira etapa, os líderes participam dos Fóruns de Monitoramento de Execução da Agenda de Desenvolvimento, para estabelecer as metas a serem realizadas, com a identificação dos responsáveis, datas e entregas. “Nesta fase, o Sebrae estimula a autonomia do grupo, fortalecendo-os como lideranças da região, sendo atores da transformação desejada, sempre observando os itens do documento construído ao longo de toda execução do projeto”, disse o gestor do Projeto LIDER no Sebrae no Amapá, Rômulo Brasão.

 

De acordo com a consultora do Sebrae Nacional e facilitadora do Projeto LIDER, Vera Cutz, é a fase da aplicação do projeto e além de estarem fechando, fortalecendo o grupo, apresentam o resultado das ações que realizaram.

 

“Como encaminhamento, é bastante interessante o que os líderes vão apresentar no 3º Fórum, pois realizam um seminário sobre Regularização Fundiária, uma das metas na Agenda de Desenvolvimento da Região dos Lagos, constituída no 8° Encontro, entre outras ações, que apresentarão no 4º Fórum. O que é interessante no 3º Fórum, é que não há participação dos facilitadores, os próprios líderes administram e conduzem o evento. Isso demonstra a força que os participantes têm e o empoderamento desse grupo que está desafiado a transformar a região. São líderes que representam o setor público, a sociedade civil organizada e os empresários”, declara a facilitadora Vera Cutz.

 

Calçoene

 

A integrante do Programa Líder da Região dos Lagos, Laurinéia Costa, do município de Calçoene, informa que fazem a composição de líderes que se envolvem para articular as agendas de desenvolvimento da Região dos Lagos, para criar outras oportunidades voltadas às comunidades rurais, e comunidades que fazem parte dessa região, buscando principalmente o desenvolvimento econômico e social para todas as pessoas, para ter bem-estar e simplesmente se orgulhar do lugar onde vivem.

 

Para a professora Stelcia Costa Magyar, que trabalha no setor público, no Sistema Modular de Ensino e também no terceiro setor, finaliza “Estou no Projeto Líder Região dos Lagos para contribuir e aprender um pouco mais trabalhando coletivamente no desenvolvimento da nossa região”.

 

O II Fórum do Projeto LIDER Região dos Lagos, ocorreu no município de Amapá, na Câmara de Vereadores, nos dias 17 e 18 de outubro, das 8h às 18h.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...