Sebrae apresenta resultados no 2º Fórum do Projeto LÍDER Região dos Lagos
Nesta fase, os 40 líderes dos municípios de Amapá, Tartarugalzinho, Calçoene e Pracuúba, apresentam os resultados das ações em políticas públicas, negócios rurais, empreendedorismo e turismo e planejam o seminário sobre Regularização Fundiária, metas na Agenda de Desenvolvimento na Região dos Lagos
Denyse Quintas
Do Município de Amapá/AP
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), apresenta os resultados no 2º Fórum do Projeto LIDER Região dos Lagos. A metodologia, é constituída em oito (8) encontros já concluídos e quatro (4) fóruns de acompanhamentos. O objetivo nos Fóruns, é colocar em prática o que foi planejado na Agenda de Desenvolvimento para os municípios de Amapá, Tartarugalzinho, Calçoene e Pracuúba, resultado dos oito (8) encontros, na Região dos Lagos.
Segundo o gestor do Projeto LIDER no Sebrae no Amapá, Rômulo Brasão, finalizados os encontros que correspondem a primeira etapa, os líderes participam dos Fóruns de Monitoramento de Execução da Agenda de Desenvolvimento, para estabelecer as metas a serem realizadas, com a identificação dos responsáveis, datas e entregas. “Nesta fase, o Sebrae estimula a autonomia do grupo, fortalecendo-os como lideranças da região, sendo atores da transformação desejada, sempre observando os itens do documento construído ao longo de toda execução do projeto”, disse o gestor do Projeto LIDER no Sebrae no Amapá, Rômulo Brasão.
De acordo com a consultora do Sebrae Nacional e facilitadora do Projeto LIDER, Vera Cutz, é a fase da aplicação do projeto e além de estarem fechando, fortalecendo o grupo, apresentam o resultado das ações que realizaram.
“Como encaminhamento, é bastante interessante o que os líderes vão apresentar no 3º Fórum, pois realizam um seminário sobre Regularização Fundiária, uma das metas na Agenda de Desenvolvimento da Região dos Lagos, constituída no 8° Encontro, entre outras ações, que apresentarão no 4º Fórum. O que é interessante no 3º Fórum, é que não há participação dos facilitadores, os próprios líderes administram e conduzem o evento. Isso demonstra a força que os participantes têm e o empoderamento desse grupo que está desafiado a transformar a região. São líderes que representam o setor público, a sociedade civil organizada e os empresários”, declara a facilitadora Vera Cutz.
Calçoene
A integrante do Programa Líder da Região dos Lagos, Laurinéia Costa, do município de Calçoene, informa que fazem a composição de líderes que se envolvem para articular as agendas de desenvolvimento da Região dos Lagos, para criar outras oportunidades voltadas às comunidades rurais, e comunidades que fazem parte dessa região, buscando principalmente o desenvolvimento econômico e social para todas as pessoas, para ter bem-estar e simplesmente se orgulhar do lugar onde vivem.
Para a professora Stelcia Costa Magyar, que trabalha no setor público, no Sistema Modular de Ensino e também no terceiro setor, finaliza “Estou no Projeto Líder Região dos Lagos para contribuir e aprender um pouco mais trabalhando coletivamente no desenvolvimento da nossa região”.
O II Fórum do Projeto LIDER Região dos Lagos, ocorreu no município de Amapá, na Câmara de Vereadores, nos dias 17 e 18 de outubro, das 8h às 18h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário