terça-feira, 28 de junho de 2011

Na vida nada é por acaso - Artigo do Roberto Gato

O Universo é um espaço sideral infinito. Os olhos e as lunetas investigadoras dos nossos cientistas e astrólogos já captaram muitos corpos celestes. Já desenharam o Universo conhecido e, frutos da fértil imaginação humana imaginaram o resto, que ninguém sabe qual tamanho é esse resto. Mas sabe-se que no mundo nada é a toa, nada está deslincado e que tudo gira em torno de uma vontade maior que vem de Deus.
Conheci o Evandro Gama num programa jornalístico da Rádio Difusora de Macapá que apresentava de 7 as 9 horas. Ele havia ido até a emissora responder as críticas dos assentados com relação à inoperância do INCRA nos assentamentos. A burocracia excessiva e a dificuldade de acessar alguns créditos que a Instituição garante a esses desafortunados brasileiros que sonham em produzir nesse País.
Daquele dia em diante observei o Evandro Gama. Sempre preocupado em dar uma resposta aos agricultores. Andou em três meses todo esse Estado. O acompanhei em algumas dessas verdadeiras operações Jim da Selva. Andando ora de lancha, ora de Rabeta e até de estreitas e perigosas montarias (canoa) a remo. Mas ele foi ver de perto a situação dos colonos. Distribuiu títulos de terra, facilitou o acesso ao crédito e desenvolveu ações dentro do INCRA que deram outra dinâmica ao órgão.
Nas minhas conversas com ele, percebi que era um homem muito bem preparado. Afinal ninguém sai do Igarapé da Fortaleza, carregando a sacola da avó, vendendo de porta em porta, para Brasília para ser assessor da Casa Civil da Presidência da República e vice ministro da Advocacia  Geral da União (AGU) só porque é bonito. Aliás, só de ser da Amazônia e pior, do Amapá, a dificuldade é infinitamente superior as dos brasileiros do sul e sudeste. Quando tivemos um amapaense ministro? Só o Gama, ou você leitor conhece outro?
Bem! Esse cara tem uma trajetória de vida belíssima. Para nos orgulhar. Assim como nos rendemos ao talento futebolístico do Bira, Aldo, Jason, Marcelino e etc...devemos nos curvar ao conhecimento do Gama. O Cara é Procurador da Fazenda Nacional. Um dos mais dificieis concursos do Brasil. Foi Procurador Chefe da Fazenda Paulista, a maior economia da América Latina. Só não serviu para ser Secretário de Saúde do Amapá. Claro que não poderia servir, ele é amapaense. Ouvi até alguns imbecis chamarem o Gama de pára-quedista. Intruso. Forasteiro. E quem dizia isso. Alguns colegas maus informados, orientados, maledicentes.
Assessorou o Luis Inácio Lula da Silva. É... Esse cara aí mesmo. O Lula. Sim aquele metalúrgico de São Bernardo, que perdeu um dedo num torno de uma fábrica de montagem. É... Àquele que veio de Garanhuns e governou o Brasil por oito anos com a maior aprovação popular da história do Brasil.
Ora vão à merda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...