sexta-feira, 8 de julho de 2011

Juizado da Infância e Juventude de Macapá

Inicia Projeto Curumim Ambiental
 
O Juizado da Infância e da Juventude apresentou os 80 adolescentes selecionados para o Projeto Curumim Ambiental 2011. A proposta é resgatar crianças e adolescentes em situação de risco social.
O projeto Curumim Ambiental, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Amapá, por meio da Vara da Infância e Juventude, já formou aproximadamente 700 jovens. “Desse total mais de 60% foram incluídos no mercado de trabalho através de estágios” disse o coordenador do projeto Alan Malcher.
Desde o ano passado, o projeto conta com a parceria do Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e é patrocinado pelo Governo Federal Banco da Amazônia e recebe apoio do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amapá e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.
 A programação se estenderá até 10 de dezembro deste ano. A iniciativa tem como objetivo resgatar crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social. Para isso, será realizada uma ação educativa, focada na educação sócio-ambiental da Amazônia, que visa disseminar conhecimentos teóricos nas comunidades de origem dos jovens curumins, além de oferecer-lhes perspectivas profissionalizantes.
O projeto também pretende implementar novas ações, como: o enfrentamento da violência infanto-juvenil;o e conscientização sócio-ambiental. Durante quatro meses, o público infanto-juvenil do Estado poderá aprimorar seus conhecimentos na área sócio-ambiental, musical (Flauta Doce), desportiva e inclusão digital através da Tecnologia da Informação.
A educação ambiental se faz necessária para que ações e atitudes ambientalmente responsáveis sejam multiplicadas. A música, por sua vez, visa descobrir talentos, despertar habilidades e proporcionar aos infantes e jovens o caminho para alcançarem um bom estado afetivo e emocional, tornando-os cidadãos de bem, empáticos e socialmente responsáveis.
Atividades esportivas também se tornam indispensáveis, visto que promovem a percepção de regras e disciplina como pré-requisitos do bem-estar individual e coletivo. Quanto ao conhecimento em Tecnologia da Informação, este, possibilita ao público infanto-juvenil melhores perspectivas no âmbito escolar e profissionalizante, fazendo com que sejam mais competitivos para o mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...