Aqueles que são chegados à tecnologia e amantes das redes sociais não precisam de esforço para definir o perfil do atual governo. Basta uma ligeira “passada” no twitter, por exemplo, para checar que os governantes de plantão abandonaram a proposta e utópica “mudança” pelo caminho seguro da retomada do programa de governo da gestão anterior. É, agora, “o governo da retomada”. Com freqüência inusitada anunciam a retomada das obras do governo passado ou da “harmonia”, como denominam com certo escárnio. Não que isso seja um demérito ou despropósito, apenas contradiz o discurso de campanha do Governador Camilo que pregava a tal “mudança”.
De fato, se o Governador eleito fosse Pedro Paulo Dias de Carvalho, defenestrado do pleito pela suspeita “operação mãos limpas”, o governo estava dentro de uma coerência programática, eis que o então candidato pregava que “o que era bom tinha que continuar”, deixando claro que daria continuidade ao trabalho desenvolvido pelo governo anterior e propôs, como diferencial, um aperfeiçoamento, sem, no entanto, mudar a essência. Ocorre que Camilo Capiberibe propôs a tal “mudança” que se revelava na negação dos propósitos de seu antecessor. Assim, se intuía que nada poderia ser igual ou pior.
O problema é que se a retomada das obras do governo anterior se revela como antítese do discurso mudancista, fica pior quando se analisa que a própria retomada é feita com qualidade inferior a gestão passada ou a ela nada se acrescenta. Nas redes sociais, especialmente no twitter chapa branca, se entulha de informações de que tal e determinada obra ou programa foi retomado “paralisado que foi pelo governo anterior”. Comemora-se como se a concepção do bem social fosse cria sua esquecendo-se que foi parido no “governo da harmonia” e denominam isso de verdadeira “mudança”. Com isso o planejamento do atual governo goza com o instrumento dos outros.
A opinião pública não se deixa enganar por insinuações de “mudança”. A sociedade apostou num governo que propôs um tipo diferente de gestão e que a continuação não fosse a sua marca. Há uma verdadeira pirataria da gestão anterior e, como toda pirataria, vem com problemas de qualidade e o fato de não ser o original, ficando o consumidor final, o povo, no prejuízo. Mas há algo engraçado nisso: os idealizadores da pirataria gestacional, a cada ação retomada, comemoram como se fosse um gol contra a oposição quando, na verdade, é uma verdadeira afirmação do acerto da gestão anterior.
A questão do Amapá lembra muito a recente história do Brasil. O PSDB pariu o plano real, deu-lhe feição programática e superou a crise econômica endêmica que afetava nossa pátria, fazendo o Brasil entrar na lista dos países emergentes. O PT quando em campanha combateu o plano, tachou-o de neoliberal e negou-lhe eficácia, todavia, ao assumir o governo apoderou-se do plano e logo disse haver herdado uma “herança maldita”. Até hoje não larga o osso e nega que o mérito seja de seu antecessor.
Aqui, o PSB combateu o “governo da harmonia”, apedrejou seu projeto de Estado e negou-lhe eficácia, mas ao assumir a gestão apoderou-se do projeto, não sem antes reclamar da “herança maldita”, e agora segue na “retomada”, esquecendo por completo o seu projeto de “mudança” e, também, tal qual o PT nacional, não vai largar o osso. O problema é que aqui a cópia é pirata, como aquela escola de samba do pústula que frauda carnaval e se gaba de ser moleque, e a possibilidade de dar certo é remota. Pobre de nós que não ouvimos a advertência de que pirataria é crime.
RABISCOS
Licitação na SECULT andou cheirando mal. Segundo Jornal “A Gazeta” tinha armação. O “vida boa”, consultado, disse que iria apurar o fato. Será?///Segundo informações lá, também, por ocasião da espatifada quadra junina foi celebrado convênio com entidade que só existe de fato. Será?////Na LIESA tem ato administrativo enfrentando decisão judicial. Como diz o sacripanta que frauda carnaval e torce pelo Piratas(não merece mesmo!). Não te afoba. Não te afoba.////Presidente da AL, Moisés Souza, em recesso. Sem dúvida foi destaque no semestre como gestor.////Prefeitura de Macapá acesa com a cobrança do IPTU. A política arrecadatória tem dado certo. Prefeito Roberto contente, pois assim pode investir na cidade, sobretudo nas vias////A Dan-Herbet, a maior fabricante de buraco retinho, bonitinho do mundo, continua agindo. É cada buraco. Prefeito, mais uma vez, mande essa turma tapar os buracos. Mas tapar muito, como diz o tagarela que frauda carnaval e vive dizendo que é influente no “palácio” (E a LIESA acredita).////Estou no twitter. Por ora contando as obras retomadas e informadas por fontes palacianas. E eles se gabam disso. O PT nacional já fez isso. Mudança que é bom, nada, nada!////Encontrei na rede social uma “star” contemplando uma árvore de natal. Isso é que é cultura meu!!!////Aliás, a “star” é membro da imprensa PINK, aquela que bajula até os talos e se acha. Também é amiga do excremento que frauda carnaval e é amigo do filho do poeta, o ético. Ora me erra!!!///E o ex-Deputado Jorge Amanajás onde anda? Será que ainda está com aquela calma que assusta!!!////também na imprensa PINK, encontrei a melhor maneira de tuitar. É fingindo que se ri. Rsrsrsrs. E tome texto denso. E os caras querem por querem ser intelectuais. No meu não, dotô !!////Governador Camilo continua reproduzindo o modelo velhaco de não implementar parcerias com prefeitos desafetos políticos. Ainda teremos um estadista no setentrião. Se Camilo mudar, pode ser ele. Tempo não há de faltar////Partiu LAERTE RIBEIRO, amigo e companheiro. Saudades ficarão amigo. Fomos irmãos e confidentes nos velhos tempos do CCA. Um câncer o tragou dessa vida. Aí, irmão, o choro é inevitável. Que Deus lhe reserve o melhor. Estou de luto!///Nira, a tirinha, mudou de idade. Parabéns, estamos juntos, Eu, você, Römulo e Ramon!!!////Esporte Clube Macapá, também, mudou de idade. Um abraço ao Prof. Édesio, em nome do qual saúdo todos os azulinos. História boa..////E a retomada obra da Cidade do Samba. Será que vai? Penso que sim, rapaz, sou um otimista////Roberto Góes me pergunta o que é imprensa PINK. Aquela que bajula, meu chefe, e tem piscina rasa e se acha, mas bajula muito, meu caro...////bye
Nenhum comentário:
Postar um comentário