quinta-feira, 21 de julho de 2011

Sesa anuncia Piquenique da Amamentação


Evento acontece dia 5 de agosto, a partir das 16h, e marca a programação da XX Semana Mundial do Aleitamento Materno

Sesa anuncia uma vasta programação para incentivar o aleitamento materno no Estado (Foto: Chico Terra)


Comunique-se: Amamentação, uma experiência em 3D”. Este é o tema deste ano da XX Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece de 1 a 7 de agosto. No Amapá, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anuncia uma vasta programação para incentivar o aleitamento materno. A programação foi divulgada nesta quinta-feira, 21, durante reunião com profissionais de saúde, representantes de instituições e de empresas parceiras do evento.

O secretário de Estado da Saúde, Edílson Mendes Pereira, um dos principais entusiastas da campanha, considera que o incentivo ao aleitamento materno deve ocorrer desde a concepção do recém-nascido. Para ele, o envolvimento de todos é fundamental para que a campanha tenha caráter contínuo.

Edilson Mendes destacou que o aleitamento exclusivo é o melhor e único alimento para o bebê, que garante um crescimento saudável e seguro para a criança. “O importante é fomentar cada vez mais a amamentação exclusiva. Isso requer inclusive o investimento para transformar as mães em agentes multiplicadores deste processo”.

A coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente de Santana, Jeruza Brito, diz que as mães santanenses recebem orientações e incentivo ao aleitamento materno ainda nos Centros de Saúde durante o pré-natal e no Hospital Estadual de Santana que, segundo ela, mantêm os 32 leitos neonatais sempre ocupados.

Jeruza acrescentou que em Santana, as mães com maior prevalência de leite de peito são incentivadas a tornarem-se doadoras de leite humano e o pessoal da área de saúde são periodicamente capacitados para lidar com o assunto.

Segundo a gerente de Comunicação da Sesa, jornalista Christina Hayne, a campanha do aleitamento materno deste ano tem um importante diferencial, a utilização da rede de comunicação como parceira fundamental. “Essa ferramenta tem papel decisivo na construção de uma ideia, um projeto ou de uma campanha tão nobre quanto essa, que incentiva a vida através do aleitamento materno”.

Christina fez a apresentação das peças publicitárias que serão utilizadas no Amapá para difundir o tema. A logomarca, por exemplo, sugere a transmissão de ondas sonoras, simbologia, esta, que nos faz o compromisso que todos nós temos em ser um agente multiplicador e difusor nesse processo que envolve a arte do amamentar.

Na opinião da vice-coordenadora da Pastoral da Criança no Amapá, Léa Chaves Lobato, a iniciativa do governo do Estado é primordial para fortalecer pequenos trabalhos já desenvolvidos. Ela citou que hoje a Pastoral da Criança, parceira atuante no incentivo ao aleitamento materno, trabalha desde o pré-natal, nascimento do bebê até os seis anos de idade da criança, com ações focadas para a amamentação exclusiva.

“Atualmente, já são mais de 3 mil mulheres atendidas em nossos projetos, e a comunicação é fundamental para ajudar o Estado na redução da mortalidade infantil”, disse Léa Chaves Lobato.

Programação

Data: 02/08/2011
- Café da manhã com jornalistas do Amapá
Data: 03 e 04/08/2011
- Curso de capacitação para gestantes e casais
- Curso de aleitamento materno e alimentação complementar.
Local: Prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/Saúde), situado na avenida Antônio Coelho de Carvalho, próximo ao Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), bairro Santa Rita. Os cursos ocorrerão das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Data: 05/08/2011
- Piquenique da Amamentação
Local: Praça Floriano Peixoto
Hora: 16h
Público alvo: Famílias amapaenses. Maior número possível de mães amamentando, acompanhadas de seus companheiros ou de outros familiares, que também incentivem a amamentação exclusiva; profissionais da comunicação e da Saúde.

Programação

- Prelúdio musical: Banda de Música do Corpo de Bombeiros
- Relatos de mães bem sucedidas na amamentação exclusiva
- Apresentação de cantores regionais
- Desfile de dez mães com enfoque para os dez passos da iniciativa Hospital Amigo da Criança
- Apresentação de grupos de dança
- Discursos das autoridades
- Premiação a mãe doadora com maior quantidade de doação de leite humano
- Apresentação de orquestra local
- Sorteio de brindes




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...