sexta-feira, 8 de julho de 2011

UNIMED em queda livre


A saúde pública no Brasil vai mal obrigada. Essa é uma realidade insofismável, infelizmente. Quando falamos desse setor, não há quase nada pra se elogiar, a não ser alguns profissionais (enfermeiros, auxiliares e médicos) que fazem um esforço hercúleo para minimizar o sofrimento dos que precisam desse serviço. Pois a estrutura é realmente lastimável.
Mas no mesmo segmento existe excelência e a diferença é feita na saúde privada, claro. No Brasil a UNIMED é uma cooperativa que atende muito bem seus cooperados, lhes oferecendo um atendimento digno, eficaz e comprometido. Mas essa realidade só acontece do outro lado do rio Amazonas, pois na margem esquerda do rio, ou seja, no Amapá, não dispomos do mesmo tratamento. E esse péssimo atendimento dispensado aos cooperados amapaenses não pode ser em função da falta de dinheiro, pois a Cooperativa possui próximo de 33 mil clientes,  se esse não é o problema, qual é? Perguntam aqueles que pagam e precisam da UNIMED para ter um atendimento diferenciado.
Um turbilhão de interrogações recai sobre a cabeça dos cooperados. O problema é gestão, desvio? Ninguém sabe, mas quem paga o Plano de Saúde da UNIMED Macapá precisa daquele serviço e quando vai buscar socorro ali, deve arrepender-se amargamente pela escolha, pois o atendimento deixa a desejar e muito.
É só perguntar para quem já precisou da Cooperativa para resolver problema seu ou de alguém da família. Na última semana uma senhora com problema cardíaco foi levada as pressas para lá e só não foi a óbito graças a intervenção do cardiologista Bruce, que compareceu para atender a moribunda senhora em função da distinção dispensada ao filho da paciente, pois antes deste médico amigo da família chegar, os filhos dessa senhora passaram três horas de aflição e desespero, pois não tinha cardiologista na Clínica e ninguém de plantão atendia.
Esse não é um caso isolado, alguém precisa fazer algo em defesa dos cooperados da UNIMED, pois se na saúde pública o problema é gestão e dinheiro, na UNIMED é o que?
Assim como ficamos clamando para que novas empresas comerciais venham para o Estado do Amapá, Indústrias e etc. devemos também começar a solicitar que um plano de saúde de qualidade se instale aqui. Com certeza não vai se arrepender. Digo do ponto de vista financeiro, pois com a saúde amapaense quem ganha dinheiro são as agências de viagem, pois o que sai de pessoas de posse em busca de outros centros é assustador. Já se criou um bordão em Macapá: o melhor médico amapaense são as agências de viajem. Isso não é verdade, mas a UNIMED contribuiu em muito para que esse equívoco circule de boca em boca em nossa capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...