quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Jogos Indígenas iniciam nesta sexta na aldeia Kumene

Primeira etapa dos jogos indígenas durante três dias

Os Jogos Indígenas iniciam nesta sexta-feira, na aldeira Kumene, em Oiapoque. Os jogos são realizados pelo Governo do Amapá por meio da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi) e Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Funai, Secretaria de Transportes, Secretaria de Administração, Funasa e Prefeitura de Oiapoque. A iniciativa visa valorizar a sabedoria da cultura indígena, uma forma de celebrar e manter viva as manifestações praticadas pelos antepassados, que deve se transmitida de geração a geração.
Nesta quarta-feira (4), uma equipe do Nucleo de Esporte, Participação e Aventura viajou para a aldeia Kumene a fim de organizar o evento em parceria com a comunidade indígena.

A competição será realizada na região norte e também no parque do tumucumaque, sendo que a final ocorrerá na aldeia Manga, no município de Oiapoque, em novembro.
Segundo o secretário dos povos Indígenas, Coaracy , cerca de 300 atletas, entre homens e mulheres, estarão participando da competição nas diversas modalidades que inclui Futebol, Voleibol, Arco e Flecha, Cabo de Guerra, Canoagem, Atletismo, Corrida com tora, Arremesso de lança, Subida do Açaizeiro, Natação, Zarabatana, Pintura corporal e Contos de mitos. “O evento é uma grande oportunidade de integração entre as diferentes etnias e também a valorização dos costumes e a tradição dos povos indígenas”, concluiu.
Coaracy Maciel disse ainda que durante os três dias de festa, Kumarumã vai reunir mais de 3 mil índios das etnias Galibi Marworno, Galibi Calinã, Paliku e Karipuna entre outras, “O Governo é o principal apoiador desta festa, graças a determinação do governador Camilo realizaremos uma belíssima festa para receber a comunidade indígenas”, afirmou Coaracy.
Os Jogos dos Povos Indígenas é um evento de competição esportiva criado em 1996 através de uma iniciativa indígena brasileira, do Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena (ITC), com o apoio do Ministério do Esporte do Brasil.

Para o secretário de estado do desporto e lazer, Luiz Pingarilho, que nesta sexta-feira representará o governador na abertura da programação,  este é o resultado de uma nova administração que respeita suas etnias e mostra através do esporte que é possível atender as necessidades do povo amapaense, e principalmente da comunidade indígena. "E temos certeza de que será mais uma jogada de primeira da administraçaõ do governador Camilo", finalizou. 
(Mario Tomaz
Ascom Sedel )

CONFIRA PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS INDÍGENAS 2011
Data: 5/8/2011
Horário
08h00
Cerimônia de Abertura
Fala das Autoridades:
Cacique da Aldeia Kumene;
Prefeito do Município de Oiapoque;
Secretário da SEDEL;
Secretário dos Povos Indígenas/SEPI.

Dança do Turé
Jogo de Futebol Masculino
Jogo de Futebol Feminino
Cabo de Guerra Masculino
Cabo de Guerra Feminino
Tarde 14h00
Natação Masculino e Feminino
Canoagem Masculino e Feminino
Corrida de 3.000m
Corrida de 1.500m
Data: 6/8/2011 (sábado)
Horário
08:00h – 12h30.
Futebol Feminino
Zarabatana Masculino e Feminino
Futebol Masculino
Arco e Flecha Masculino e Feminino
Arremesso de Lança
Subida no Açaizeiro
14:00h - 17h30.
Decisão do Cabo de Guerra Masculino
Decisão do Cabo de Guerra Feminino
Corrida de Jamachi
Corrida de Tora
Contos e Lendas
Pintura Indigena
Data: 7/8/2011 (domingo)
Horário
08:00 – 11:00h.
Final do futebol feminino
Final do futebol masculino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...