sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Feliz Cidade Macapá: 254 anos de altos e baixos



Com mais de ¼ de século de vida, a capital amapaense ainda é tratada com a “Jóia Rara da Amazônia”, por quem a ama

Abinoan Santiago Sans
Macapá, palavra que é de origem tupi, como uma variação de "macapaba", que quer dizer lugar de muitas bacabas, uma palmeira nativa da região, a Bacabeira, Antes de ter o nome de "Macapá", o primeiro nome concedido oficialmente às terras da cidade foi Adelantado de Nueva Andaluzia, em1544, por Carlos V de Espanha, numa concessão a Francisco de Orellana, navegador espanhol que esteve na região.

O Jornal Tribuna Amapaense homenageia a capital “Jóia Rara da Amazônia”, dando voz às pessoas que trabalharam para o desenvolvimento desta terra. O discurso era quase sempre o mesmo, tanto que a maioria compreende que se Macapá fosse tratada com mais carinho pelos seus gestores ao longo de sua vida, com certeza a mesma seria muito melhor, entretanto, mesmo assim, ela não deixa de ser a “queridinha da Amazônia”. Para finalizar, escolhemos uma crônica do Juiz Heraldo Costa, que  foi escrita há anos, mas ao mesmo tempo não deixa de ser atual.


Aviador Arlindo de Oliveira, Paraense
Eu conheci Macapá ainda em desenvolvimento, eu vi vários e bons prefeitos, assim como maus  prefeitos, e tivemos bons e maus governadores, e que hoje a gente vê que está evoluindo, porém poderia ser muito melhor se não fosse a política que existe aqui, e que por sinal não é saudável. Mas eu acredito que agora vai melhorar, pois a juventude está tomando conta dessa terra, e não é só no Amapá,  é em  todo o país. Estamos muito viciados na mão dessa velharia que está aí, e tenho certeza que agora vai para frente, tanto com o prefeito quanto com o governador. Eles até merecem boas considerações, porém não é um favor que eles fazem não, e sim uma obrigação, que é cuidar da nossa cidade e do povo que os elegeram. Se não fosse o envolvimento de terceiros, as nossas lideranças estariam muito melhor, por que tem muita gente que os assessoram mal e olha mais pra lado político do que para a cidade.

Sou macapaense de coração, tenho filhos radicados aqui e acredito que ajudei a desenvolver essa terra, pois contribui na fundação do Departamento da Aeronáutica do Governo.

Eu abraço todo o povo do Amapá, um abraços aos nosso governantes, e que olhem muito mais pelo desenvolvimento dessa terra do que para política, pois  tenho certeza que Macapá dentro de mais alguns anos vai honrar a bandeira do Estado e do Brasil.



Professor e músico, Carlos Augusto (Carlitão), Macapaense
Macapá cresceu muito, e para melhor. Eu digo isso e louvo principalmente na educação, pois hoje nós podemos preparar os nossos filhos aqui para vida, pois nesta área, Macapá está bem servida, hoje a nossa juventude só não estuda se quiser ou um poder aquisitivo para pagar a sua faculdade, caso seja particular.
Porém esses problemas que Macapá possui irão ficar também ficar para os nossos filhos, atualmente esses apuros que a cidade possui, quem vai herdar são eles.
Como músico, hoje a gente já consegue saldar a nossa cidade com orgulho, que tempos atrás alguns tinham até  vergonha de fazer isso, mas já nos sentimos mais a vontade de dizer que somos amapaenses, de cantar as nossas raízes, de defender a nosso cultura. E isso só aconteceu por conta da melhoria de Macapá, para que nós pudéssemos ter a compreensão de preservar aquilo que é nosso. Agora como pensamos  mais especificamente musical, ainda falta uma faculdade de música, já temos de Medicina, menos de música. E ela ajuda muito as pessoas a evoluírem culturalmente e abrir mais a cabeça.

Temos muitos pontos que nos inspiram, e que a comunidade e o governo têm o dever de preservar. Tem cidade aí para fora que não possui o que Macapá tem, como a nossa tranqüilidade, o nosso ar puro e a nossa frente.

Então Macapá melhorou  mais de 70%, conseguindo resistir todas as gerações,a política, e invasão. E ainda temos aqui, aquela coisa da amizade, o respeito pelo outro, como o “bom dia” que recebemos dos vizinhos e amigos.

Para Macapá, eu desejo tudo de bom, acho que nós aprendemos muito com ela e desejo muito mais desenvolvimento para ela, mas isso não depende só dos governantes, a gente tem que fazer nossa parte,  dar  a nossa contribuição. Porém ela está indo no caminho certo, tem muitas coisas para consertar, mas está se saindo  bem.


Professor Manoel Pereira, Macapaense

Eu desejo para Macapá que continue crescendo, se desenvolvendo, como está, mas quero-a com uma educação para o jovem, como era antigamente, quero para a nossa capital, mais segurança, que os moradores daqui não tenham medo de sair na rua , de dormir nas suas próprias casa, eu quero ainda mais  desenvolvimento, para que a juventude tenha emprego, queremos industrias, meios de transporte.

Então eu como amapaense, eu desejo que a cada ano que passe, Macapá se desenvolva mais, tanto na área da educação como no comércio.

Olha, Macapá sempre será a “Cidade Jóia  da Amazônia”, agora  quero que ela seja essa jóia com tudo isso que eu falei, principalmente com a população de baixa renda.
Macapá precisa rever a sua cultura e não deixar os nossos costumes perder a sua identidade, como o Marabaixo e o Batuque.

Falta também as autoridades olharem para o esporte amador. Os clubes da capital deixaram de existir por falta de apoio, nós tínhamos aqui, as nossas tradições, como desfile de 7 de setembro,  na Avenida FAB. Investir nas escolas esportivas, sejam elas, judô, natação,  futebol, entre outras. Pois construindo uma praça é menos uma penitenciária a ser erguida.


Geólogo Antônio Feijão, Cearense

Macapá é uma cidade marcada pelos encontros, ela tem um ponto estratégico, onde o Rio Amazonas marca todos os dias um encontro com o Oceano Atlântico. Onde também os hemisférios se cruzam, e graças a sua hospitalidade e a   de receber bem, a cidade é um local que as raças e as esperanças se encontram, seja ela, negra, branca, índia e especialmente o caboclo, que é o testemunho histórico de todos estes encontros e escolheram Macapá como representante da sua história e do  seu amor, e é em nome dessa cidade, com sua vocação de hospitalidade e ser palco de felicidade das pessoas e de suas esperanças, que a gente dá parabéns a todos que se sacrificaram para o desenvolvimento do futuro.

Macapá precisa construir uma estrada do conhecimento. As civilizações existem pela ordem natural das pessoas, mas se mantêm pela escultura do conhecimento. Então é hora e tempo de Macapá esculpir o grande trilho do futuro e do conhecimento.
Eu escolhi Macapá, porque em 1983, eu vim trabalhar aqui como geólogo e vim com um jeep cheio de equipamentos caros de topografia, e quando cheguei no antigo Novo Hotel, uma pessoa disse, “pode deixar o carro aí fora”. Então eu o deixei e no outro dia o mesmo estava lá, sem que nada tenha sido mexido. Na primeira noite fiz amigos e passei a ver que essa cidade não servia só para se hospedar, mas sim para morar e guardar a minha história,  o meu futuro e o meu corpo no dia que eu morrer.


Juiz Heraldo Costa
Ser Amapaense/Macapaense é…
1. Se assustar com sirenes de ambulância e polícia, e correr pra ver quem morreu!
2. Fazer aquela montoeira de gente só para ver um acidente grave ou um
leve esbarrão.
3.Ter a chance de ver rachas e arrancadas de uma arquibancada com os amigos!
4.Ter cachoeiras maravilhosas, rios límpidos, pirarucu, camarão e tucunaré à vontade e ainda ir para o nordeste tomar banho na água salgada e comer um camarão mole, sem graça! (sem necessidade… como dizia o pai do Deputado Gervásio).
5. Tomar leite de gado, búfalo e cabra e não sentir a menor diferença.
6. Provar o queijo do Amapá com café preto e farinha torrada e nem se interessar pelo de Minas! (Até o Paulo da Veiga que é mineiro gosta)
7. Ser funcionário público e saber que no final do mês será horrível entrar
no banco e fazer compras com o centro comercial lotado!
8. Não ter McDonald´s, mas achar o máximo lotar a pizzaria no final de semana!
9. Ter um shopping pequeno, mas tomar um choppinho ou um refri com os amigos curtindo MPB!
10. Sempre ver as mesmas pessoas e poder falar da vida delas!
11. Tomar açaí no almoço e dormir a tarde inteira!
Ter a maior reserva florestal do Brasil intocável e ainda fazer bronca por causa de uma castanheira no meio da estrada!
13.Se orgulhar da medalha que ganhamos no Pan e saber que foi conquistada por um amapaense
14.  Usufruir do maior rio do mundo!!!
15. Surfar na pororoca!!!
16. Não manjar da cara dos artistas e lotar os ambientes quando eles nos visitam!!!
17. Ter poucos ambientes pra se divertir, mas saber que seus amigos estão lá!
18. Ver bobagens e fofocas nos telejornais locais e achar que é notícia!
19.Levar os filhos pra escola ouvindo “Luís Melo Entrevista”com aquela musiquinha de abertura do ‘conte-me tudo, não esconda nada’ e na hora do almoço ver na TV o Renivaldo Costa esculhambando com as mulheres na “frase do dia” (na época Renivaldo estava no SBT).
20. Ter paciência ao ver uma amapaense estacionar o carro.
21. Esperar o ônibus por uma hora pra chegar num lugar que você só vai ficar 15 minutos!
22.Acordar ao som de passarinhos e ter medo das andorinhas (que apareceram até no fantástico) cagarem no seu carro (ou na sua cabeça) no principal cruzamento do centro da cidade!
23. Sair só um pouquinho da cidade e poder apreciar estrelas cadentes!!!
24. Ver nas férias os amigos que foram transformar Mogi numa filial amapaense!
25. Lotar a Expo-feira e ter medo de ir nos brinquedos enferrujados e mesmo assim ir!(na época só vinha parques antigos)
26.Ir na expo-feira, andar pra caramba, não comprar nada, e sair satisfeito tendo tomado açaí com charque ou peixe frito.
27.Achar que o concurso musa verão só tem musa!
28.Esperar o carnaval fora de época e desforrar!!!
29.Desforrar no Carnaguarí!!!
30.Desforrar no Festival do Camarão, que afinal de contas é amapaense, pois, moralmente, o Afuá é do Amapá, eis que até o telefone tem código 96!!!
31.Saber que as amapaenses são loucas e mesmo assim namorá-las! (SÓ ALGUMAS)
32.Saber que os amapaenses são safados e mesmo assim namorá-los! (SÓ ALGUNS)
33.Ficar num carro cheio de macho rodando pela Zaguri!
34.Passear na Zaguri sempre ANTES de ir pra uma balada!
35.Passar na Zaguri sempre DEPOIS de ir pra uma balada!
36.Ir para Santana e poder pensar que lá poderá chifrar sua(seu) namorada(o) sem que ela(e) saiba tudo no outro dia!
37.Achar que Belém é que tem tudo de bom!
38. Chamar os pais dos amigos de tio(a)!
39.Nunca saber quem foi o campeão estadual de futebol!
40.Ter o basquete como esporte principal e receber a seleção brasileira!
41.Achar ridículo os turistas no Marco Zero pulando de um lado pro outro dizendo “To no norte, to no sul…”!
42. Achar que o Conjunto Cabralzinho era lugar mais longe do mundo!
43.Reclamar que não tem opção pra sair, mas quando tem, ir todo mundo só pra um lugar!
44.Não ter onde cair morto, mas fazer de tudo pra comprar roupa de grife!
45.Ter os amigos como membros da família!
46. Não conhecer o Estado todo, mas já ter ido para Florida!
47. Ter saudades das festas do Circulo Militar!
48. Ir pro Halloween do Yázigi totalmente a caráter!
49. Aprender Francês em escola pública!
50. Ir pras festas só depois das 2 da manhã!
51. Marcar aniversário às 19:00h e só começar às 22:00h!
52. Servir jantar em aniversário só depois da meia noite!
53.Ter a maior fortaleza do Brasil e achar a coisa mais normal do mundo!
54.Achar a cidade (e o Estado) o pior lugar do mundo, mas se alguém de fora falar isso defende-la até a morte!
55. Ter raízes no ABC das ilhas (Afuá, Breves ou Chaves)!
56. Viver num calorão e achar que o verão está fraco!
57. Enfim, é viver no meio do mundo, esquina com o rio mais lindo (frase de uma música) !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...