sexta-feira, 15 de junho de 2012

CNIC promove reunião no Estado do Amapá em Setembro

Por Araciara Macedo

Reuniões itinerantes  iniciada em 2011 reforça proposta de maior representatividade da Comissão Está marcada para setembro, dias 3, 4 e 5, em Macapá, a 202ª reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), grupo que dá pareceres a projetos pedindo autorização para captar recursos via incentivo da Lei Ruanet. A vinda de técnicos da CNIC para o estado do Amapá é uma articulação do Secretário Estadual de Cultura Zé Miguel. 

É a primeira vez que o Amapá recebe técnicos diretamente do Ministério da Cultura para a realização da escolha de projetos que captarão recursos para sua realização. Segundo Zé Miguel o evento é importante porque coloca os produtores culturais do Amapá em pé de igualdade com os produtores de grandes centros do Brasil, "a realização desta reunião aqui no nosso estado nos coloca no centro das atenções dos debates culturais do Brasil. Durante o evento os olhos do país estarão focados aqui, isso nos coloca em pé de igualdade com as outras capitais", ressalta.

Anteriormente, os encontros mensais costumavam acontecer apenas em Brasília, mas, com o objetivo de incorporar a diversidade cultural também a essa agenda, o Ministério da Cultura (MinC) definiu que as reuniões aconteçam em diferentes regiões do país.

Durante as reuniões do Fórum Nacional de Secretários de Cultura que aconteceram no ano de 2011, o secretário Zé Miguel articulou para que a reunião do CNIC para a região norte acontecesse no Amapá o que não foi possível, para 2012 ficou decidido que o debate aconteceria aqui, "tentamos trazer a reunião do CNIC em 2011, mas o Pará acabou por ganhar a disputa, este ano, no entanto, fomos mais rápidos e vamos receber os técnicos em setembro", comemora o secretário.

O evento faz parte das estratégias utilizadas por Zé Miguel para colocar o Amapá na pauta dos debates culturais do Brasil, "trabalhar a cultura no Brasil não é fácil, isso se torna mais difícil para nós que estamos no extremo norte, tudo é muito distante, precisamos chamar a atenção e mostrar o que temos aqui e temos muito para mostrar", diz Zé Miguel.

As reuniões itinerantes que estão sendo mantidas em 2012, tem como objetivo dar um caráter menos operacional aos pareceres da CNIC. Este ano, alternando com Brasília, serão contempladas as cinco regiões. Já foram contempladas as cidades de Florianópolis (SC) e Cuiabá (Mato Grosso). A próxima itinerância deverá acontecer na Região Nordeste, na cidade de Fortaleza (CE). O calendário foi aprovado em sessão plenária da Comissão, em novembro do ano passado.

Além de analisar projetos, os componentes da CNIC visitam projetos que têm incentivos da Lei Rouanet, de forma a interagir e conhecer mais de perto o que está sendo avaliado e fornecendo subsídios para futuras análises de projetos similares que possam ser apresentados. 

Como conseqüência desta itinerância, o MinC acredita que produtores culturais são estimulados a apresentar propostas para tentar captação por meio de incentivo fiscal à medida que as reuniões da Comissão se realizam nessas diferentes regiões,  garantindo, assim, também mais diversificação na natureza e origem dos projetos.

Para os produtores culturais amapaenses que desejam mais informações sobre a reunião em Macapá podem obtê-las através do fone (61) 2024 2082, numero da central de atendimento ao proponente que é mantida pelo MinC para esclarecer dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...