sexta-feira, 8 de junho de 2012

Esportes Radicais: Kitesurf no Rio Amazonas

Por Dalton John

Mesmo sendo um dos melhores lugares do país
 para a prática do kitesurf, o Amapá conta com 
poucos praticantes e quase não recebe
 turistas interessados em praticar por aqui
As águas do maior rio do mundo sempre atraem turistas de todos os cantos do país, e um esporte que está atraindo muitos praticantes para o rio é o kitesurf. Pouco conhecida no Estado, essa modalidade, que é olímpica, é tipicamente de praia, e se utiliza de uma pipa e uma prancha com estrutura para os pés. Assim que se prende a pipa na cintura, o vento faz com que o esportista controle-a no ar, o que ocasiona alguns saltos sobre a água. 
Mesmo sendo um dos melhores lugares do país para a prática do kitesurf, o Amapá conta com poucos praticantes e quase não recebe turistas intersados em desafiar o Amazonas, mas conta com uma federação que foi organizada por um dos pioneiros desse esporte por aqui, Jim Daves, e conta com cerca de 50 praticantes. "Trouxe o kite para cá em 2005, após ver alguns atletas praticando em Belém e no Rio de Janeiro, achei interessante, porque sempre tive vontade de praticar um esporte diferente, e junto com um amigo conseguimos uma prancha e uma pipa e iniciamos a trajetória do kitesurf no Amapá", afirma Jim. 
Além de praticar, Jim dá aulas da modalidade, e, atualmente, conta com apenas um aluno, devido ao que ele chama de "entre safra do esporte", que é a época do ano em que os ventos são fracos, e fica mais difícil surfar. Nos últimos meses do ano, a procura é maior, e, segundo Jim, mesmo sem competições no Estado, aqueles que saem das aulas estão prontos para disputar campeonatos em outras partes do país.
Ainda neste ano será realizada a primeira competição oficial de kitesurf no Estado. "Já é um pedido de alguns praticantes, e o Governo do Estado já manifestou o apoio, só que não estamos dependendo deles, e independente desse apoio, realizaremos a competição", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...