segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Editorial Jornal Tribuna Amapaense - Edição 320


Compromissos quebrados

Abordar questões relativas à economia regional e nacional é de suma importância para este jornal, que prima manter o leitor, e também consumidor, bem informado. A edição desta semana do Tribuna Amapaense traz para discussão, em sua matéria principal, os altos preços dos veículos no Estado. Por que aqui os carros têm valores inacessíveis? A apuração dos fatos revelou que muitos empresários acabam não repassando esse benefício a você, leitor, e embolsando dinheiro de maneira indevida, muito embora o Governo Federal tenha decretado queda no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), inclusive para o setor automotivo.

O leitor há de concordar que quem empreende em terras tucujus assume um compromisso primordial: o de atender às ansiedades do consumidor, de não só ganhar dinheiro com o próprio negócio, mas beneficiar aqueles que compram. Infelizmente não é o que acontece.

Em seu artigo, o superintendente do TA aponta uma provável causa para essa falta de comprometimento dos empresários locais: falta-lhes amor. Esse sentimento que nutre o respeito e a valorização do próximo parece não estar chegando à consciência de muitos empreendedores amapaenses.

E parece também não estar presente em muitas residências. É o que aponta a matéria sobre acidentes domésticos, que procura expor uma realidade triste e preocupante no Amapá: a matéria mostra o quadro de 2011, onde os atendimentos chegaram a aproximadamente 22,5 mil atendimentos, e muitos deles, de idosos e crianças, além de dar dicas de cuidados na casa e com as próprias vítimas; realmente ainda vale aquela velha frase que diz: "melhor é prevenir que remediar".

Outra falta de compromisso que está em evidência e que é abordada nas páginas deste jornal é o caso das unidades de internação para adolescentes. Juízas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) constataram que no Amapá a realidade dessas instituições não é diferente de outros Estados: descaso é o problema crítico.

Mas, alto lá! Temos também muitas coisas boas a oferecer: esta edição traz um informativo cultural que você, leitor, certamente apreciará. Recentemente houve a inauguração de uma sala da Associação Amapaense de Folclore e Cultura Popular, na Biblioteca Pública Elcy Lacerda, que mostra o resultado de estudos feitos nas comunidades de Mazagão Velho, Carvão e Igarapé do Lago, desde 2009, e visa preservar a cultura e folclore amapaense.

Ainda em ritmo cultural, a mais famosa feira agropecuária da Região Norte está chegando, é a 49ª Expofeira do Estado do Amapá. Com atrações nacionais e regionais confirmadas, do dia 31 de agosto a 9 de setembro o Parque de Exposições da Fazendinha promete ser atrativo, rentável e movimentado.

Falando em movimento, alguns nomes conhecidos da política local tem se deslocado rumo a novos horizontes, com o objetivo de contribuir no futuro de forma mais eficaz com a política do Estado, como é o caso do vereador-presidente da Câmara Municipal de Macapá, Rilton Amanajás, que explicou em entrevista ao TA o motivo de sua não candidatura à reeleição, falou também sobre sua escolha do candidato à prefeito de Macapá, sua desfiliação do PSDB, e planos para o futuro.

Quem também contribui e já contribuiu bastante para o desenvolvimento do Amapá foi a pioneira dessa semana, Dos Anjos. Ela foi professora de educação física, primeira diretora da secretaria da justiça Federal, e também da corregedoria do tribunal de Justiça do Estado do Amapá, além de esportista, Mulher de garra e de beleza, um exemplo para todos aqueles que hoje quebraram o compromisso com o nosso Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...