por Gabriel Fagundes
A edição deste ano do programa Jovens Embaixadores, uma iniciativa do Governo dos Estados Unidos da América e da Embaixada Americana no Brasil e fruto de parcerias com várias empresas privadas, com o objetivo de alcançar e oportunizar um número maior de estudantes teve suas inscrições prorrogadas do dia 4 de agosto para o dia 26 do mesmo mês.
O programa, criado em 2002, tem como intuito levar estudantes do ensino médio da rede pública de todo o Brasil que tenham excelente desempenho escolar, que sejam líderes em suas comunidades, exercendo algum tipo de voluntariado, e que tenham fluência em inglês para um intercâmbio cultural de três semanas nos Estados Unidos.Para além de conhecer outros jovens de todos os Estados brasileiros, o estudante selecionado tem a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia e conhecer a fundo a cultura do povo americano, participar de workshops e palestras sobre diversos assuntos como liderança e desenvolvimento comunitário, visitar monumentos históricos e fazer trabalho voluntário.
Nos últimos anos o Estado do Amapá sempre conseguiu ter um representante no programa, e o órgão responsável pela divulgação e inscrição de estudantes no Jovens Embaixadores é a Secretaria Estadual de Educação (SEED). Para que o estudante se inscreva no programa é preciso acessar o site http://www.jovensembaixadores.org/2013 e preencher o formulário online.Em 2012 cerca de 7 mil jovens da rede pública de ensino se inscreveram no programa, sendo que desse total 10 eram do Estado do Amapá e apenas três obtiveram êxito no envio dos documentos e posteriormente fizeram a prova teórica e oral, que fazem parte do processo de seleção. Este ano, de acordo com dados contabilizados pelo Núcleo de Ensino Médio (NEM) da SEED, por volta de 114 jovens amapaenses já se inscreveram no Jovens Embaixadores. Desse total, ainda segundo dados do NEM, somente 15 estão aptos a participar do programa.
“Dos 114 estudantes que se inscreveram no programa até o momento, 99 não estão aptos a participar e a grande dificuldade desses jovens é o trabalho voluntário. Como a inscrições foram prorrogadas até o dia 26, esperamos alcançar um número maior de estudantes e, assim, aumentar as chances de encontrar o novo Jovem Embaixador que representará o Estado”, diz a coordenadora do programa no Amapá, Erenice Fontoura, do NEM.
O relato de um Jovem Embaixador
Jovens Embaixadores de 2012 no memorial do presidente Lincoln |
O Jovem Embaixador que representou o Estado do Amapá no ano de 2012 é este repórter que vos escreve. A experiência foi... Difícil descrever, impossível não ser saudosista.
Mesmo a tentativa de transmitir ao leitor utilizando substantivos como “maravilhosa” ou “inesquecível” ainda soará pouco perto do que realmente é a experiência de ser um Jovem Embaixador. O aprendizado é imensurável, e abrange não somente o conhecimento científico, social, cultural ou intelectual, mas um autoconhecimento essencial para o ser humano. É possível também conhecer mais do Brasil, tendo em vista que há um contato direto com jovens de todos Estados e, portanto, contato com uma diversidade cultural fascinante. Para finalizar, o que mais marcou a experiência deste repórter foram os laços de amizades feitos durante a viagem, e que certamente hão de durar para a vida inteira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário