terça-feira, 25 de setembro de 2012

Assinado 3° Pacto com a Juventude


por Gabriel Fagundes

Ocorreu na última quarta-feira (19), no Anfiteatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap), a assinatura da 3ª edição do Pacto Pela Juventude, evento organizado pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e executado pela Coordenadoria Municipal da Juventude de Macapá (Conjuv/PMM).

O Pacto pela Juventude tem o objetivo de garantir a visibilidade das demandas da juventude macapaense no processo eleitoral e elucidar o verdadeiro compromisso dos candidatos à Prefeitura e à Câmara de Vereadores de Macapá com as políticas públicas voltadas para a população jovem. 

Na visão da Presidente do Conjuve, Ângela Guimarães, que esteve presente na ocasião, as edições anteriores do pacto foram vitoriosas e alcançaram o objetivo maior do Conselho. "A iniciativa do Pacto foi criada com o intuito de fazer com que as demandas da juventude fizessem parte dos programas eleitorais de candidatos de Norte à Sul do Brasil. Inicialmente, tínhamos dois focos: criar os Conselhos Municipais de Juventude e, depois, as secretarias ou qualquer outro órgão responsável por executar e articular as políticas públicas para a juventude", afirma.

Ainda de acordo com a presidente, o saldo positivo pós-pacto revela a criação de mais de 300 Conselhos Municipais. "É um processo longo e que não é automático, mas vimos que é possível fazer acontecer". O maior desafio para Ângela Guimarães daqui para frente é "consolidar esses espaços criados, porque muitos deles ainda não têm suporte para dar continuidade aos seus trabalhos voltados para a população jovem brasileira e, aqui, macapaense. É preciso investir na juventude".

Três candidatos à Prefeitura de Macapá estiveram presentes no evento e tiveram cada um cinco minutos para apresentarem suas propostas voltadas para a juventude; candidatos às Câmaras Municipais de Macapá e Santana também participaram do evento. No final da ocasião, todos os canditados - à Prefeitura de Macapá e à Câmara Municipal de Macapá e Santana - assinaram o Pacto que aborda nove pontos: Garantir a educação de qualidade; Assegurar o trabalho decente para a juventude; Promover o acesso à cultura, esporte, lazer e tempo livre; Garantir o direito ao território; Prevenir e enfrentar a violência; Institucionalizar a política de juventude; Promover a saúde integral; e Fortalecer os canais de participação democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...