sexta-feira, 14 de setembro de 2012

De Tudo um Pouco - Nasce um Novo Horizonte no bairro Novo Horizonte


Dia 7 de setembro, meu neto Muller, que milita num grupo de jovens voluntários que têm como objetivo ajudar pessoas, comunidades e outros afins.  Fazem isso com espírito de doação, de comprometimento pessoal e de amenizar males e necessidades de pessoas que sequer conhecem.

Pois bem, recebi um convite para palestrar sobre o tema Negócios Sustentáveis na I Feira Artesanal da Comunidade Solidária, realizada no bairro Novo Horizonte II, na escola Darci Ribeiro. A propósito da escola, é um belo exemplo de conservação, beleza, boas instalações higienicamente conservadas. Tem até horta doméstica e frutificando. Parabéns a Diretora , Professores, Auxiliares e demais funcionários da administração direta e/ou indireta.

Preparei-me para a tarefa, na certeza de que ia falar para pessoas já previamente preparadas para receber a mensagem. Em lá chegando às 9:30 h, deparei-me com uma amostra de feira comercial : tinha mesa com verduras, legumes e frutas; mesa com doces, geléias, bolos, de frutas de quintal; mesa com bordados, toalhas de banho e rosto, peças com pintura e ornamentadas com fitas, e cada uma mais bonita que outra; mês com refeição caseira e quitutes preparados em casa. Tudo caseiro, artesanal, preparados e confeccionados com a sabedoria que receberam de seus antecessores.

Diante de tanta simplicidade, espontaneidade e espírito comunitário, deparei-me com outro fator de extremada importância - a solidariedade. Todos que ali expunham seus produtos, tinham como fito maior, dividir experiências e aproximar distâncias. 

Confesso que, diante de tanta alegria em mostrar seus produtos à sociedade, tomei a decisão de guardar os apontamentos que fiz sobre a palestra, e integrei-me ao convívio daquelas pessoas simples, mas cheios de esperança, na certeza de que nesse momento, nascia um " novo horizonte " para eles - o profissionalismo comunitário de  produção solidária. 
Já pelas 11:00 h, pedi ao Muller, coordenador do evento, que anunciasse minha fala. Fez-se silêncio no recinto. Os expositores de produtos pararam o que faziam, para prestar atenção a minha fala. Saudei-os assim - "Hoje nasce um novo horizonte no bairro Novo Horizonte II". Expliquei em seguida que essa frase estava diretamente ligada ao evento da feira, isto é, a comunidade só será solidária, se todos estiverem unidos num só objetivo - crescerem econômica, financeira e ambientalmente solidários.

A proposta para alcançar esse objetivo está alicerçada na vontade de todos os que desejarem juntar idéias, ideais, compromissos, dificuldades, objetivos, aprendizado profissional, para produção em escala maior conjunta, num ambiente solidário, minimização de custos e divisão maior de lucros. Uma cooperativa ou associação pode ser o início desse novo horizonte profissional. Isto será discutido futuramente. O importante é que cada família produtora  esteja unida à outra família produtora, e estas com outras tantas da comunidade, visando um futuro empreendedor de negócios sustentáveis, duradouro e confiável.

Pelo que vi nesse dia, como amostra, tenho certeza de que a idéia vai florescer e a individualidade será esquecida e nascerá uma sociedade de pessoas produtoras e solidárias, O bairro ganhará novos empreendedores, novos produtos e, quiçá, sejam estes os precursores de uma nova mentalidade negocial.

Assumi o compromisso de ajudá-los na medida do possível, técnica e profissionalmente, e coloquei o LIONS CLUBE DE MACAPÁ - MARCO ZERO DO EQUADOR, do qual sou Presidente, pois é uma Associação que presta serviços através de seus Associados. Somos, também, voluntários à serviço da sociedade. Atividades como essa da Feira do Novo Horizonte II, disseminam confiança no futuro de uma comunidade e é preciso que TODA A COMUNIDADE participe, mostre caminhos, elogie, confie e gere confiança nas pessoas que desejam fazer algo novo, diferente, mas produtivo econômico, financeiro e socialmente sustentável.

Os Presidentes Internacionais do LIONS CLUBE INTERNACIONAL, em seus mandatos, usam slogans que os identificam. Entre tantos, escolhi dois, para identificar esse novo horizonte que nasce : Construindo Pontes, do PIP Augustin Soliva, 1996/1997, recém falecido, e Eu Acredito, do Presidente atual Wing-Kun Tan. Esses dois slogans serão nosso incentivo nessa caminhada do Novo Horizonte. Vamos construir pontes de sucesso, acreditando que cada participante será o alicerce de sustentação da ponte. Acredite, Voce pode construir quantas pontes quiser.

Para reflexão: Sonhos tornam-se realidade, quando vividos no mundo real (JF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...