sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Boas Palavras - Mansidão


"Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra." (Mt 5:5)

Caros leitores, dentre todas as bem-aventuranças, essa é a que me sinto menos à vontade para explanar. O motivo? Sou uma das pessoas menos mansas que conheço. Diz-se popularmente que as baixinhas são as mais "invocadas", não é mesmo? Pois eu, com meu metro e meio de "brabeza", sou uma boa representante desta classe. Só Deus sabe a batalha que travo todos os dias contra mim mesma nesta área... como tem sido difícil! Mas creio que muitos compartilham minha luta e é para nós que o Senhor tem uma palavra hoje. 

As bem-aventuranças não tratam de características de personalidade ou índole, mas sim do caráter de Cristo sendo formado em nós por meio da obra do Espírito Santo. Sendo assim, é errado pensarmos que determinados traços de personalidade revelam ou não mansidão.

Uma pessoa de poucas palavras e que fala baixinho pode muito bem demonstrar grande agressividade e aspereza, enquanto os mais tagarelas e enérgicos muitas vezes agem com mais paciência e gentileza no seu trato com os outros.  Mansidão também não está relacionada a se fazer de bobo e fugir de conflitos, mas consiste em não reagir na mesma proporção da ofensa, buscando equilíbrio e moderação ao lidar com situações conflituosas. 

Logicamente, esse comportamento que expressa mansuetude vai de encontro com a filosofia de vida mundana, já que a sociedade despreza aquele que não sabe se impor e fazer valer o seu direito ou sua razão. O poder, a força e a agressividade são vistos como elementos essenciais aos que querem vencer os desafios desse mundo selvagem. Mas a Palavra de Deus nos mostra claramente o contrário. Nas palavras de Cristo nós sabemos que a terra não será dada por herança aos que brigam, esperneiam e reivindicam, mas sim aos mansos.

Mas em que consiste a mansidão? Ela nada mais é do que o próximo passo daquele que já é humilde de espírito e consegue chorar diante de sua natureza pecaminosa. Uma vez que nos enxergamos como os pecadores que somos e esse estado de podridão espiritual nos entristece, nós nos tornamos mansos simplesmente pelo fato de sabermos que não temos nada que mereça ser imposto aos outros e não temos direito algum para ser reivindicado. 

Tendo uma visão correta de quem somos (pecadores) e de quem os outros são (pecadores), entendemos que não há motivos para ser impaciente, pois a Obra em todos nós ainda não está completa.

Pode até parecer simples, mas não é. Responder educadamente a uma grosseria; privilegiar o direito do outro mesmo que isso custe o nosso; ouvir palavras verdadeiras, porém dolorosas, sem reclamar ou devolver na mesma moeda; não dar aquela resposta que está na ponta da língua; ter paciência ao invés de explodir em ira; demonstrar amor quando o outro não merece nem a nossa raiva. Esses são alguns exemplos do que a mansidão exige de nós. Mas não precisamos entrar em desespero, pois a força para executar cada uma dessas ações vem do alto e não de dentro. Dessa forma, podemos ser mansos mesmo isso sendo contra a nossa natureza.

Eu já tentei de diversas maneiras "treinar" para ser mansa: fiquei alerta para cada palavra que dei durante um certo tempo, tentei sorrir mais, ser mais gentil e ouvir calada aquilo que mais me irritava. Foi um fracasso! Todas essas coisas foram se acumulando dentro de mim e em determinado momento eu simplesmente explodi! Lá se foi minha mansidão... entretanto, foi aí que entendi que não depende de força de vontade. O que devemos fazer é clamar por misericórdia e graça, pedindo que Deus nos transforme todos os dias nos dando oportunidades para sermos mansos por amor a Ele e não por obrigação. Percebi que ao fazer isso a mansidão fluía de mim com naturalidade, me surpreendo (a todos ao meu redor também). 

Que o Senhor nos ajude em mais esse desafio e nos conceda a graça de parecermos com Cristo cada dia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...