sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Cultura: Programação para o final de ano e Curta-metragem "A Rosa"


Programação para o final de ano no Amapá

 por Fabiana Figueiredo

O final do ano no Amapá promete várias programações, dentre elas estão a Feira de Natal em frente a Casa do Artesão e apresentações culturais no Anfiteatro da Fortaleza de São José e em diversos bairros da cidade.

Em sua segunda edição, a Feira de Natal,  desde o dia 14 de dezembro visa estimular e fortalecer o segmento do artesanato local, dos empreendedores individuais e microempreendedores, por meio da promoção do comércio neste período natalino. A Feira de Natal segue até o dia 31 de dezembro, com início às 17h, diariamente.

O evento congrega 92 expositores divididos em 40 tendas, dentre artesãos, moveleiros e empreendedores populares, expondo biojoias, roupas, tecidos, bijuterias, cerâmicas, artefatos manuais, setor moveleiro, bolsas, vasos, sandálias, brinquedos, além de diversos artigos natalinos como velas decorativas, árvores de Natal, guirlandas, entre outros.

"Além do Governo gerar emprego e renda, cria uma opção também para o amapaense que quer comprar uma lembrança, um presente para a família, amigo, enfim, para alguém especial, e ainda poder curtir a programação cultural no anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá, ajudando o Estado a se desenvolver", comentou sobre a feira o Governador do Estado do Amapá, Camilo Capiberibe.

O secretário da Indústria, Comércio e Mineração, José Reinaldo Picanço, também comentou sobre as vendas. "A feira, além de proporcionar aumento na geração de renda aos artesãos, moveleiros e empreendedores, é também uma opção criativa e diferenciada de presentes de Natal".

A Feira de Natal faz parte do projeto de governo "Natal de Todos. É Tempo de Paz", que agracia também iluminação e ornamentação dos pontos históricos e turísticos da cidade de Macapá, cantatas de Natal, apresentações de orquestras, presença do Papai Noel, queima de fogos, shows musicais e teatrais. 

O projeto conta com o trabalho das Secretarias de Estado da Cultura (Secult), da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), da Comunicação (Secom) e Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), e, ainda, com a parceria da Federação do Comércio do Amapá (Fecomércio/AP).

Além de vendas, há também a programação cultural no palco principal montado no anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá, que possui atrações diariamente às 19h. Com atrações musicais e de danças, autos de natal, teatro, entre outras, as apresentações seguem até o dia 29 de dezembro, por diversos bairros da cidade e nos municípios de Mazagão Velho, Calçoene e Porto Grande. São mais de 80 atrações, segundo a Secult.

Uma das atrações culturais no palco principal situado
no anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá
"Estamos fomentando a cultura, os festejos já tradicionais de fim de ano, a formação de público, apoiando o trabalho de dezenas de grupos de teatro e de outros artistas locais e, o que é principal, toda a programação é gratuita, aberta a toda a população, o que justifica ainda mais esse investimento", declarou o secretário de Cultura, Zé Miguel. 

Elicléia Souza, consumidora, foi curtir a programação do projeto e ficou encantada: "O Natal é um momento de reflexão, onde as pessoas buscam se confraternizar, e esse espaço criado pelo Governo é uma ótima opção para que nós possamos trazer a família e ainda comprar artigos natalinos feitos pelos nossos artesãos", concluiu.





Curta-metragem "A Rosa" estreou em Macapá

Após dois anos de atenção e cuidado especial dos produtores, o curta-metragem amapaense "A Rosa" teve seu lançamento na noite de segunda-feira (17), na Boate Ibiza, com todos os que contribuíram com a realização do filme de pequena duração, além dos familiares. A noite também foi regada ao som das bandas O Sósia e Mini Box Lunar. O público presente se emocionou com cada cena exibida, e entendendo a mensagem da obra cinematográfica. 

"A Rosa" é uma ficção, mostra uma noite na vida de um portador de necessidades especiais auditivas, Carlos, interpretado pelo ator também surdo, Gabriel Lélis Cordeiro. Na boate, ele conhece a jovem Norma, interpretada por Yasmin Façanha, que sabe a Língua Brasileira de Sinais e interage com Carlos. O amor aflora. Mas a figura do ex-namorado de Norma aparece e então começa o desenrolar da história. Com a duração cerca de 25 minutos, o curta "pontua a questão do bullying, aborda os sentimentos. É um filme que fala de amor, fala de conquista; que apesar de ser preto, branco e mudo é um filme poético", comenta a produtora do filme, Ana Vidigal. 

Os realizadores se entusiasmaram quanto à escolha do protagonista que se adequou perfeitamente ao papel por possuir a vivência e o perfil exigidos pelo roteiro. "Eu sinto uma vontade enorme de me comunicar com o Gabriel, 'A Rosa' me despertou essa consciência de que nós vivemos em uma sociedade que não está preparada pra conviver com as diferenças, a tolerância diante delas. Eu, como produtora, senti muito a ausência de saber a língua de sinais. No nosso elenco conhecemos um ator que foi o grande comunicador com o Gabriel, porque domina as libras", citou Ana Vidigal.

A produtora também ressaltou a mensagem do curta: "É um filme poético, que faz você pensar que os especiais também têm sentimentos, que eles sentem tanto como nós, eles pensam, se comunicam, amam, sofrem, choram, e a sociedade passa e não interage com eles".

O ator Gabriel Lélis definiu que está bastante feliz em ter participado do curta-metragem, foi muito bom tudo o que aprendeu, gostou em ter feito amizades e que o filme ficou maravilhoso.
Elenco principal do curta-metragem “A Rosa”
Tecnicamente, em uma homenagem à Charlie Chaplin, o filme é quase totalmente em preto e branco, além de ser mudo; adaptado para portadores de necessidades. O curta foi rodado sem apoio do Governo Estadual, Municipal ou Federal, e nem do empresariado amapaense. Ele é composto pelo roteiro e direção do filme de Dominique Allan, trilha sonora de Manoel Cordeiro, fotografia de Andrews Gavin, coordenação das oficinas de preparação e a direção do elenco de Thomé Azevedo, direção de arte de Cristiana Nogueira, designer gráfico do projeto de Paulo Sanches e Ribeiro, e a coordenação executiva de produção de Ana Vidigal. Apoio da Castanha Filmes, a Criação Publicidade e Meio Mundo Produções.

A seleção de elenco foi feita com alunos das Escolas Estaduais Alexandre Vaz Tavares, Sebastiana Lenir e, ainda, com jovens integrantes do grupo da Pastoral da Juventude da Igreja Nossa Senhora da Conceição; para capacitação dessa turma jovem que formou o elenco, os produtores realizaram oficinas preparatórias de interpretação cinematográfica durante alguns meses.

"'A Rosa' é produto de um esforço coletivo", como disse Ana Vidigal. Para tanto, ela informou que pretende fazer outras exibições em escolas, praças e cinemas, além de inscrever o curta-metragem em vários Festivais de filmes.


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