sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Esportes - Campeonatos Feminino e Masculino: veja os campeões



Campeonato Amapaense de Futebol Feminino: Equipe de Calçoene é a Campeã 2012

por Reinaldo Coelho

Enquanto o Amapazão teve de encarar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva para conhecer a equipe campeã masculina desta temporada, o futebol feminino lutou nos gramados e terminou com a equipe da Associação Esportiva da Calçoene (ADEC) levantando o caneco na última segunda-feira (3), no Estádio Municipal Avertino Ramos. O título para a Adec é inédito porque foi de forma invicta. Venceu o primeiro turno e o segundo diante do Santana. Destaca-se que é a primeira vez que uma equipe interiorana leva o titulo de Campeã no campeonato feminino de futebol.

Campeã do 1ª turno, a ADEC fez quatro jogos, três vitórias, e um empate, somou nove pontos, marcou oito gols, e sofreu apenas três tentos. O próximo compromisso foi à briga pelo segundo turno contra o time do Santana Esporte Clube, no Glicerão, na última segunda-feira (3), quando venceu a equipe santanense pelo placar de 3x1. Como tinha conquistado a Taça do 1º Turno, consequentemente conquistou o tiítulo de Campeão do Campeonato Amapaense de Futebol Feminino de 2012 e o direito de representar o Estado do Amapá na Copa do Brasil de Futebol Feminino de 2013.

O que é a ADAC
A Associação Desportiva de Calçoene (ADEC) é uma escola de futebol criada em 2010, no município de Calçoene, região Norte do Estado do Amapá. A entidade desportiva tem como objetivo contribuir e promover a prática do esporte no município, e atende as faixas etárias de 12 a 17 anos. Segundo o presidente e treinador da entidade, Ubiraelson Batista da Silva, que inclusive é sargento da Polícia Militar e atua há vários anos naquela localidade, a equipe sofre muitas dificuldades para continuar desenvolvendo o esporte na região. Para que a ADEC participasse do Campeonato feminino e Ubiraelson da Silva disse que a diretoria se empenhou o ano todo realizando bingo, e promovendo ações com o intuito de angariar recursos para dar continuidade ao projeto.


Amapazão/2012: Oratório é o Campeão


O Campeonato Amapaense de Futebol Profissional, o Amapazão teve finalmente decidido quem é seu vencedor: O Oratório Recreativo Clube, que leva o titulo por decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que decidiu por 7 votos a 0  acatar o pedido e declará-lo campeão, de fato e de direito. A entrega do troféu e das faixas será no dia 15/12 e terá rodada de samba na sede do Maracatu da Favela. O presidente oratoriano, Arlindo Oliveira, disse que queria os resultados nos gramados do estádio, com os torcedores da Orca presentes e lá fazendo a festa, porem "tivemos de ir buscar nossos direitos nas barras da justiça". O vice-campeão é o Ipiranga Clube. Agora é só esperar para saber quem vai representar o Amapá na Copa do Brasil e na Série C em 2013.

A diretoria do Santos declarou que vai recorrer da decisão do STJD.A assessoria juridica santista já está se mexendo.

Entenda o caso
O imbróglio começou em 2 de agosto, quando a Federação Amapaense de Futebol marcou duas partidas para o mesmo local, o Estádio Glicério Marques: São José x Ypiranga e Oratório x Santos. O Oratório foi ao estádio, mas não pôde entrar em campo. O Santos, por sua vez, nem chegou a ir ao local da partida.

Assim, o Oratório tentou confirmar, no Tribunal de Justiça Desportiva do Amapá, a vitória por W.O., o que lhe daria o placar de 3 x 0 e o título. Primeiramente, conseguiu a vitória judicial por cinco votos a quatro. Um dos auditores, no entanto, pediu vista do processo. Em seguida, o mesmo tribunal amapaense negou o pedido do Oratório.

Por fim, o departamento jurídico do clube procurou diretamente o STJD, que inicialmente tentou remarcar a partida, mas sem sucesso. Por fim, o relator Ronaldo Botelho optou por declarar o Oratório campeão e foi seguido pelos demais auditores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...