sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Atleta do Passado - Mestre Osélio Silva Araújo


“Lutarei judô até o fim da minha vida”

por Fabiana Figueiredo

O Atleta do Passado dessa semana conheceu o esporte quase aos 30 anos, mas que, mesmo na idade adulta, o ajudou muito na formação de seu caráter e, depois, de sua família. Mestre Osélio Silva Araújo, hoje com 79 anos, mostra que o judô lhe ajudou a garantir confiança, disciplina e, principalmente, saúde até o fim da vida. "Lutarei judô até o fim da minha vida", afirma Osélio.

O Mestre teve seu primeiro contato com os esportes ainda na Escola Industrial de Macapá (hoje, Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes), com o Basquete, Futebol e Ginástica, esportes muito comuns praticados na época do ex-Território do Amapá. O Vale-Tudo também fez parte de sua vida de esportista no início, e foi o esporte que praticou antes de conhecer o Judô. Por volta da década de 50 e 60, Osélio começou a praticar a modalidade. "Depois que eu abracei essa arte marcial, mais antiga do mundo, comecei a ler a filosofia do esporte, comecei a entender e hoje em dia é o meu desporto favorito", diz.

O esportista lembra que por ter começado a praticar judô por volta dos 30 anos de idade, não chegou a competir em campeonatos no Amapá e pelo Brasil, mas que participou de algumas demonstrações em Belém (PA) ao lado de amigos como João Batista Monteles, Natal Lúcio Pereira de Souza, Simão dos Anjos e Alemão, que iniciou no judô junto com ele.

Após alguns anos dedicados à prática do esporte, nasceu a vontade de se criar uma academia de judô com a ajuda de alguns amigos e começar a ministrar aulas para crianças e adolescentes; a academia já está no mercado há 47 anos, e, segundo o Atleta do Passado, já formou cerca de 30 Mestres em toda sua carreira.

Para ele, "o judô se torna uma formação de caráter, de família, uma disciplina; um esporte que seria bom toda pessoa praticar". A disciplina também é apontada por ele como um dos maiores - se não o maior - benefícios que se adquire ao entrar no mundo do Judô. "Além de ser um esporte de elite, é um esporte de muita disciplina, algo que eu gosto muito. Pra mim se não houver disciplina, o cara não tem nada comigo; se ele tiver disciplina, comigo ele tem tudo", conclui.

O Mestre Osélio lembra que o esporte mudou a vida de muitos de seus alunos. Entre muitos exemplos estão aqueles que saíram do mundo ruim, das drogas, das bebidas e festas depois que começaram a praticar o judô. Ele dá o exemplo de um garoto que entrou há dois meses na academia e já mudou seu comportamento. "Não briga mais com os pais, toma benção e está estudioso. Inclusive o pai dele veio me agradecer por ter mudado o comportamento dele. E até ele mesmo [o garoto] me agradece", conta o mestre.

Em sua vida, Osélio relata: "Eu não digo que houve mudança depois que comecei a praticar judô, porque eu sempre fui disciplinado. Eu pratico esporte desde os 17 anos. Eu sempre soube ganhar e soube perder". Mas, algo ele adquiriu, sim: reconhecimento pelo belo trabalho que fez com alunos que já passaram por sua academia, e pelo que faz com os alunos que treinam com ele hoje; além de obter saúde e, consequentemente, uma boa qualidade de vida.
Ele finaliza com uma recomendação para quem deseja iniciar no mundo do esporte, independentemente de idade, raça e características físicas: "Pratiquem esportes. Porque esporte é rejuvenescer; é reviver; é ter disciplina; é ser pessoas de bem. Esporte é saúde, é vida. Venham praticar judô que, assim, você irá adquirir disciplina e caráter pra sua vida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...