sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Espaço Saudável - FOLIÕES: Cuide da sua alimentação durante o carnaval


Carnaval é momento de alegria e descontração. No entanto, um pequeno descuido com a alimentação pode trazer sérios problemas para a saúde do folião.

É comum após a festa, muitos foliões apresentarem sintomas de cansaço, como dor de cabeça, gases, mal estar e inchaço nos pés.

O que muita gente não sabe é que isso acontece porque as toxinas derivadas do álcool, gordura, açúcar e sal consumidos durante os dias de folia se acumulam no organismo e potencializam o estresse oxidativo, que gera os radicais livres moléculas de oxigênio que se ligam às células saudáveis causando danos às mesmas. Esse processo, em casos mais graves, pode causar lesão em órgãos e tecidos e até câncer.

Farra de carnaval não precisa rimar com ressaca. No fim da folia, dê um tempo para o seu organismo se recuperar. Depois de muito confete, serpentina, samba, suor e caipirinha, o corpo pede socorro e a pele reflete o pecado dos excessos, que podem facilitar o surgimento de olheiras, rosto cansado, pernas e barrigas inchadas. Passada a folia é hora de limpar o organismo, recarregar as energias e fazer um carinho ao corpo, dando os nutrientes que ele precisa para ter mais saúde e energia. Uma boa maneira de ajudar a colocar as toxinas para fora é investir nos sucos desintoxicantes. Por meio de receitas simples e naturais, você pode deixar seu organismo preparado para voltar à rotina com muita disposição. Além disso, massagens (drenagem), água de coco, frutas frescas e chás também podem ser ótimos aliados para sua saúde.

Os cuidados com alimentação, hidratação, sono. O problema é que no meio da folia é fácil esquecer-se das recomendações e as consequências dos abusos são percebidas só depois que a festa termina. 

É indicado, em primeiro lugar, muito repouso para quem abusou da bebida durante a folia. Sim, você não precisa passar na farmácia antes de ir pra casa e se empanturrar de remédios industrializados! Se você não tem horta em casa, está na hora de fazer uma. Mas, como a situação pede urgência, recorra à farmacopéia da vizinha ou da avó mesmo. Aproveite para beber chá de boldo, sucos e água. A ingestão de líquidos (não alcoólicos, é claro!) ajuda a hidratar o corpo e eliminar toxinas.

Para quem se acabou pulando e dançando, é hora de dar descanso às pernas e aproveitar para se refrescar com combinações nutritivas. Ao suarmos em excesso perdemos muitos eletrólitos (responsáveis pelos impulsos elétricos das células), como potássio, sódio e magnésio. O ideal é repô-los.

Confira abaixo algumas dicas valiosas para combater

• Não esqueça, em hipótese alguma de se hidratar. Beba pelo menos de 2 a 3 litros de água por dia;

• Prefira uma alimentação mais leve, evitando o excesso de alimentos gordurosos;

• Antes de encarar a maratona do carnaval, coma bastante carboidratos para ter energia durante a folia;

• Alimente-se durante a festa;

• Para repor as energias, depois do carnaval, a dica é aquela famosa uma canja deias galinha para repor as energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...