quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Suriname quer comprar energia do Amapá



Representantes do Governo do Suriname estiveram na Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), nesta quarta-feira, 27, manifestando interesse em comprar energia do Amapá. Eles buscam informações acerca da geração pelas novas hidrelétricas que estão sendo construídas e da viabilidade de negociar com o Governo do Estado a inclusão do assunto na pauta do Acordo Transfronteiriço, que vem sendo discutido com os países do Platô das Guianas.

O engenheiro eletricista da CEA, Marcos Rodrigues, informou que nesse primeiro momento o interesse dos representantes do Suriname é coletar informações da geração de energia no Amapá. "Eles estão buscando informações sobre a possibilidade de comprar essa energia", disse Rodrigues, acrescentando que essa negociação, caso ocorra, terá que passar pela esfera federal, por meio dos Ministérios de Minas e Energia e das Relações Exteriores.

"O interesse é construir uma parceria para permitir a construção de uma linha de transmissão para o Suriname que atenda também o município de Oiapoque", destacou o presidente da CEA, José Ramalho. O assunto deverá entrar na pauta de discussões do Acordo Transfronteiriço, que o Governo do Amapá vem trabalhando junto aos países do Platô, cuja reunião está prevista para a primeira quinzena de março, em Caiena, informou o presidente.

Participaram ainda da reunião na CEA, o conselheiro do Banco Central do Suriname, Marciano Bohr, a vice-cônsul do Suriname em Belém, Claudia Czeefuik, o gerente de Planejamento da Ferreira Gomes Energia, Alessandro Marques, o diretor-executivo da Adap, Raimundo Nonato Pires, a chefe do Departamento de Comércio Exterior da Seicom, Eliane Abrão e o engenheiro da CEA, Vladimir Soukhovetskii.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...