sexta-feira, 5 de abril de 2013


Espaço Saudável
Thais Pucci






Goji Berry: Fruta da moda promete perda de peso e bom humor

A Goji Berry é uma fruta que se apresenta em forma de baga vermelha, e assemelha-se bastante à nossa conhecida uva passa. Proveniente do Noroeste da China e do Tibete, normalmente é vendida em seu estado seco, ainda crua, porque é desidratada ao sol ou a temperaturas inferiores a 40ºC. Embora seja uma novidade na cozinha Ocidental, os chineses têm conhecimento dos poderes especiais da Goji para fins medicinais há mais de 2500 anos, por ser considerado um alimento funcional. Das cerca de 8 mil ervas e alimentos que fazem parte da Medicina Tradicional Chinesa, a Goji é considerada a erva-alimento número um e a fruta nutricionalmente mais completa do mundo.

Moda entre celebridades de Hollywood como Madonna, Victória Beckham, Mick Jagger e Kate Moss, ela começou a despertar o interesse da ciência ocidental, quando estudos descobriram sua qualidade nutritiva e o seu poder antioxidante. Além de ser um “super alimento”, é muito saborosa e pode ser consumida diretamente do pacote ou adicionada a cereais, saladas de frutas, batidas, em misturas com outras frutas secas e/ou frescas, chás e ainda ser reidratada em água. A água produzida é excelente para hidratar o corpo ou para uso como base em qualquer receita culinária.

Também conhecida como “fruta da felicidade”, pois é rica trictofano, aminoácido precursor da serotonina, responsável pela alegria, humor e o bom sono. A Goji deve fazer parte de uma alimentação saudável e balanceada. Atua acelerando o metabolismo e contém fibras, o que melhora a saciedade, ajudando na perda de medidas quando associada à prática de atividade física regular. Uma colher de sopa por dia já é o suficiente para usufruir de seus benefícios.

Valor nutricional

Mais de 50 estudos já foram publicados por prestigiadas publicações mundiais na área da saúde, comprovando os notáveis benefícios atribuídos à fruta. Eles mostram que a Goji possui 19 aminoácidos, sendo 8 aminoácidos essenciais,  21 sais minerais, vitaminas B1, B2, B6, mais vitamina C do que a laranja e mais betacaroteno do que a cenoura, alto teor protéico e ômegas 3 e 6. Além disso, tem um poder antioxidante maior do que qualquer outro alimento conhecido e possui 4 polissacarídeos únicos. Muitas outras pesquisas ainda estão em andamento para entender toda a complexidade e valor da Goji.

Na China, acredita-se em seus possíveis efeitos medicinais devido às suas propriedades antioxidantes, como prevenção de doenças cardiovasculares e inflamatórias, distúrbios da visão e audição, do sistema neurológico e imunológico. Inclueindo propriedades anti-cancerígenas e antienvelhecimento, além de equilibrar os níveis de pressão sanguínea, melhorar os níveis de insulina nos diabéticos, fortalecer ossos e tendões, proteger a pele dos danos causados pelo sol e aumentar a libido e o desempenho sexual. No Brasil, até o momento, a fruta só pode ser encontrada na forma desidratada ou em cápsulas.

Os principais benefícios da fruta  
·         Prolonga a vida – As milhares de células de seu corpo estão sob constante ataque dos radicais livres. Esses agentes podem acelerar o envelhecimento através da destruição das células vitais, mais rapidamente do que elas conseguem se reproduzir. A Goji é conhecida como a “fruta da longevidade”, pois sua exclusiva máster-molécula, polissacarídeos e poderosos antioxidantes, previnem contra o envelhecimento precoce, combatendo os radicais livres.

·         Faz se sentir e parecer mais jovem - A Goji estimula a liberação do hormônio do crescimento humano (HGH) ou “hormônio da juventude” pela glândula pituitária. Os beneficio são extensos e incluem a redução da gordura corporal, a produção de massa muscular magra, a absorção do cálcio pelos ossos e dentes, melhora da memória, aceleração dos processos de cura, recuperação do libido, e uma aparência mais jovem.

·         Reduz os níveis de colesterol - A Goji contém beta-sitosterol, que tem sido apontado como redutor dos níveis de colesterol. Os flavonóides da Goji ajudam a manter as artérias abertas e funcionando fluidamente.

·         Ajuda a perder peso - Em um estudo asiático antiobesidade, a Goji foi oferecida aos pacientes a cada manhã e tarde. Os resultados foram excelentes com muitos pacientes registrando significativa perda de peso.

·         Melhora a resistência às doenças - Tem sido atribuído à superoxidação dos radicais livres um papel importante na instalação e progressão de doenças. A superoxidação é neutralizada no corpo pela enzima superoxido dismutase (SOD). Mas a produção SOD se reduz com a idade. Em qualquer idade o estresse da vida diária pode superar a capacidade do corpo de produzir SOD em quantidade suficiente para prevenir doenças. O uso de Goji tem resultado em um notável aumento de 40% da importante enzima SOD.

·         Combate inflamações e artrites - Durante os últimos 20 anos, as pesquisas científicas mostram que a Goji auxilia no tratamento de inflamações agudas e crônicas, ajudando a restaurar o equilíbrio na produção da enzima antiinflamatória SOD, diminuindo a dor e danos nas articulações e tecidos.

·         Ajuda a previnir o câncer - A Goji é uma das únicas espécies vegetais da terra que contem o mineral anticancerígeno germânio. Seus antioxidantes e polissacarídeos exclusivos podem estancar as mutações genéticas que podem levar ao câncer. Alguns cientistas acreditam que a Goji pode ser um suplemento especialmente bom para prevenir o câncer do fígado. Isto é importante porque o fígado é o principal órgão desintoxicador do corpo. Estudos in vitro sugerem que as frutinhas Goji matam muitos tipos de células cancerígenas. Acredita-se que o mecanismo pelo qual isso acontece envolve algum fator que inibe a capacidade da célula de se dividir, diminuindo, portanto sua capacidade reprodutiva. No Japão um longo estudo sugeriu que o crescimento do tumor se reduzia em até 58% entre os pacientes que consumiam as frutinhas Goji comparativamente aos grupos de controle.

·         Controla e auxilia o combate ao câncer - Pacientes que tomaram drogas anticancerígenas juntamente com a Goji mostraram a taxa de resposta até 250% melhor que aqueles que tomaram as drogas isoladamente. Esses pacientes em estado avançado do câncer experimentaram regressões espantosas do melanoma maligno, nas células do carcinoma renal, carcinoma colo retal, câncer de pulmão, carcinoma nasofaringeal, e hidrotorax maligno. O reaparecimento do câncer em pacientes tratados com Goji demorou significativamente mais do que nos que não foram tratados com Goji.


·         Faz você dormir melhor - A Goji tem sido frequentemente usada em toda a Ásia como tratamento natural contra a insônia. Em vários grupos de estudos médicos com pessoas idosas, quase todos os pacientes que tomam Goji reportaram melhora na qualidade do sono.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...