ARROZ
Um dos alimentos mais consumidos no mundo ganha fama em suas diferentes versões
Mais da metade da população mundial consome diariamente o arroz em suas diferentes formas e propriedades. O grão ocupa hoje a terceira posição entre os cereais mais cultivados no mundo, estando atrás apenas do milho e do trigo. Comumente conhecido como arroz branco, ele na verdade é um cereal de cor amarelada, envolto em uma casca da mesma coloração, que se torna branco depois de submetido ao processo de parboilização. Este processo garante além da brancura, a conservação do grão por mais tempo, mantendo suas vitaminas e sais minerais.
A China é o principal produtor e consumidor de arroz do mundo, mas o Brasil não fica muito atrás, ocupando a nona posição na produção mundial, e desta 80% é na forma de arroz polido. O arroz polido é constituído principalmente por amido, apresentando quantidades menores de proteínas, lipídios, fibras e cinzas, e sua principal função é energética. Porém, estudos revelam que seu consumo na forma integral pode diminuir a incidência de inúmeras doenças como cânceres, doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes, neste último caso, o arroz integral previne e auxilia seu trata
Já o arroz branco é usado em quadros de intestino solto, e é o melhor alimento sólido para aliviar o estômago e regular a evacuação, devido ao alto teor de amido. No Brasil, o arroz é muito conhecido por sua combinação com o feijão, considerada perfeita em termos nutricionais, pois se complementam: O arroz é rico em amido e importante fonte de carboidratos na dieta, sendo uma ótima fonte de energia, fornecendo pouco ferro, vitaminas B e proteínas. Já o feijão, forma a dupla imbatível pois é um dos vegetais mais ricos em proteína, e tem sua absorção pelo organismo facilitada pelo amido contido no arroz.
De acordo com a tese de doutorado da nutricionista Dirce Maria Lobo Marchioni, da USP, a dupla pode ser a solução para a prevenção de câncer oral. Segundo o estudo o consumo freqüente de arroz e feijão reduz as chances de desenvolvimento de câncer na cavidade bucal, faringe e laringe.
Quando analisamos valores nutricionais do arroz temos que uma colher de sopa de arroz branco possui apenas 41 kcal, 8 gramas de carboidratos e apenas 0,58 gramas de proteína. Atenção com as combinações e formas de preparo que podem o tornar mais calórico, como é o caso dos risotos italianos, e sushis na culinária japonesa.
É o próprio grão, in natura, com sua casca externa. A película, que reveste o grão, possui óleos vegetais, proteínas, vitaminas A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicotínico, ácido pantotênico, vitaminas C, E, minerais e fibras em grande quantidade. Os nutrientes concentrados na sua película e gérmen conferem mais vantagens à saúde do que o arroz processado, e vão muito além daqueles referentes a maior quantidade de fibra alimentar. Sua elevada capacidade antioxidante pode ser vantajosa no combate ao envelhecimento celular e na saúde do sistema nervoso e cérebro.
Malequizado
Trata-se de um arroz semi-integral, pois é macerado com casca e, posteriormente, submetido a vapor d' água, que chega a 700ºC. Com isso, os nutrientes da cutícula são transferidas para o interior do grão e depois são retirados a casca e o germe.
Parboilizado
É um arroz parcialmente fervido, o que faz com que seus nutrientes também sejam transferidos para a parte interna. Cerca de 30% a 60% das vitaminas e sais minerais são conservados.
Polido
Após descascado, o arroz é polido para tornar-se branco. Em seguida, entra em contato com um óleo, para que fique brilhante.
Arroz Vermelho
Em sua composição encontra-se a onocolina (estatina natural), substância que pode auxiliar na redução do nível de colesterol, LDL-Colesterol e VLDL-colesterol no sangue, que quando alterados são os responsáveis por grande parte dos infartos e derrames cerebrais. Além da estatina natural, encontrada no extrato do arroz vermelho, ele apresenta três vezes mais ferro e duas vezes mais zinco que o arroz branco.
Negro
Sua cor é devido a seu alto conteúdo em antioxidantes, importantes na prevenção do câncer, doenças cardiovasculares, envelhecimento e beneficiando a circulação sanguínea e os vasos. Seu grão macio e delicado apresenta um teor de fibras e proteínas muito superior ao arroz branco, e menos gordura que o arroz integral. Apenas uma colher de sopa de arroz preto contém mais fibra e vitamina E do que a maioria dos outros alimentos antioxidantes, e ele é o único que possui a antocianina, substância diretamente ligada a diminuição de doenças cardíacas e aumento da memória e disposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário