sexta-feira, 3 de maio de 2013

DETOX  - Frutas e folhas que ajudam na desintoxicação do organismo.

Muitas vezes no final de semana ou feriados, exageramos na gula, e comemos mais do que deveríamos. Mas não é só a culpa pelos excessos que pesam a consciência, aquela sensação de inchaço e mal-estar, o consumo de álcool exageradamente sobrecarrega o fígado, que fica prejudicado. Sem contar que diariamente nosso organismo é bombardeado por substâncias nocivas, como medicamentos, corantes, conservantes, gordura, entre outros. 

Muitos utilizam uma dieta chamada detox, ou de desintoxicação, que faz uma faxina geral no organismo, acelerando o metabolismo, eliminando toxinas e quilos extras. Ela é muito usada entre os famosos para a perda rápida de peso, mas deve ser acompanhada de um médico e não ser aplicada por mais de cinco dias, pois pode causar fraqueza, tonturas e falta de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.

Um dos componentes que não podem faltar nessa dieta são as frutas. Ricas em substâncias que favorecem a digestão, o processo de desintoxicação e o emagrecimento, elas são ótimas para aliviar o organismo, e fazer uma alimentação leve. Na hora de escolher as frutas, procure as orgânicas, onde é possível diminuir a ingestão de agrotóxicos. 

Para ajudar na recuperação do organismo os sucos à base de frutas e verduras, principalmente as que possuem coloração mais escura, como a couve-manteiga e hortelã, por exemplo, são um verdadeiro elixir. A couve, por exemplo, auxilia no funcionamento do intestino, já que é um alimento rico em fibra, sem falar que protege o organismo contra o aparecimento de problemas cardiovasculares. E os benefícios não param por aí, ela também é um ótimo antioxidante. Ou seja, faz uma limpeza no fígado e intestino, eliminando as toxinas e, de quebra, te deixa com a pele muito mais bonita. 

Além disso, no cardápio precisa conter carnes magras, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), cereais (arroz integral, quinua, amaranto), leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), sementes (linhaça, semente de abóbora e girassol) e muito líquido (água mineral, chás, água de coco). Inclua na dieta os probióticos (como o iogurte), que devolvem ao intestino as bactérias benéficas. Mais uma dica: use temperos como orégano e alecrim, que são antifúngicos e antiparasitários. E você não pode deixar de incluir os alimentos ricos em fibras, que ajudam a regular o funcionamento intestinal.

Uma dica de suco Detox caseiro é misturar 200 ml de suco de laranja, quatro folhas de couve-manteiga, um quarto de mamão, um quarto de maçã, um quarto de uma cenoura crua e para deixar ainda mais poderoso, pode-se acrescentar também uma colher de sobremesa de semente de linhaça. Uma alternativa legal para estimular o intestino, caso você não goste de couve, é colocar algumas folhas frescas de hortelã na água para consumi-la durante todo o dia. 

Segundo os nutricionistas, o objetivo principal desta dieta é fazer que essas toxinas tornem-se hidrossolúveis, para que sejam eliminadas por meio da urina, suor e fezes, restaurando o equilíbrio do organismo, a fim de evitar ou auxiliar no tratamento de doenças acarretadas por desordens metabólicas, entre elas a obesidade. Porém a dieta deve ser acompanhada de um profissional, pois depende da resposta individual de cada organismo, a prática de atividades físicas e o controle emocional podem influenciar nesse resultado. 
Abaixo, frutas que são grandes aliadas nesse processo e seus benefícios:

 Abacate - Ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL). Consumido à noite, aumenta a quantidade do hormônio do crescimento, que troca a massa gorda pela magra. 







Abacaxi - É rico na enzima bromelina, que tem propriedade de quebrar as proteínas, facilitando a digestão. 





Pera - É repleta de pectina, uma fibra solúvel que impede que o corpo absorva carboidrato e gordura. 








Melancia - Tem propriedade diurética e por ser docinha, diminui a compulsão a doces. Boa fontes de cálcio e magnésio, que têm ação vermífuga.









Laranja - A vitamina C é o nutriente mais importante da laranja. Duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa por dia.







Mamão - Ele possui enzimas que digerem proteínas únicas, o que facilita a digestão, além de conter fibras. A papína existente no mamão é um excelente remédio natural contra a acidez do estômago.


Maçã - Possui um excelente valor nutritivo, pois em sua casca encontramos a pectina que ajuda a reduzir o colesterol do sangue. Além disso, é um fruto rico em vitaminas B1, B2, niacina, ferro e fósforo. É um fruto com propriedade adstringente, sendo excelente para a garganta e cordas vocais. É ótimo também para evitar a constipação intestinal. 



Como evitar a sensação de mal estar:
* Reduza o consumo de alimentos de origem animal.
* Opte pelo ovo, que tem menos toxinas que as carnes.
* Prefira alimentos orgânicos, cultivados sem agrotóxicos, pesticidas ou adubos químicos.
* Evite alimentos embalados em plásticos, principalmente manteigas e óleos.
* Cozinhe em panelas de inox.
* Consuma alimentos naturais, livres de corantes e conservantes químicos.
* Não exagere no consumo de álcool.
* Não se automedique. É perigoso.
* Suar é uma importante via de detox e não deve ser inibida.
* Hidrate-se, principalmente com água.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...