sexta-feira, 24 de maio de 2013

VIII Aldeia de Artes Sesc Povos da FlorestaSesc Amapá realiza evento cultural gratuito na próxima semana

Thais Pucci
Da Reportagem


Entre os dias 27 e 31 de maio,  os macapaense poderão  conhecer um pouco mais da cultura local com apresentações de teatro, dança, música, literatura, artes plásticas, circo, palestras, oficinas, colóquios, vivencias e todo o panorama artístico cultural local e nacional. Esta é a 8º edição do Aldeia de Artes Sesc Povos da Floresta, um dos desdobramentos do Projeto Palco Giratório - Rede Sesc de intercâmbio e difusão das artes cênicas, maior projeto de circulação em artes cênicas no país, que promove o intercâmbio cultural das produções artísticas nacionais, através de itinerância de artistas de diferentes regiões. 

O Aldeia de Artes Sesc Povos da Floresta visa o fomento da cultura regional, oportunizando companhias e artistas amapaenses, e nesta edição, vem reiterar a importância do encontro de ideias, sugestões e aperfeiçoamento das artes cênicas, através das reflexões cênicas, onde convidados especialistas se debruçam sobre o fazer teatral amapaense, no intuito de qualificar a produção teatral.

"A proposta  não só tenta suprir a carência de espetáculos do estado do Amapá, mas oferece a possibilidade deles terem acesso a uma qualidade de vida melhor através da cultura. A identificação com os personagens, o desenvolvimento de valores que emergem nas soluções de problemas, que os eventos estarão a mostrar, salientarão as atitudes de cidadania e a convivência de forma lúdica e sensível", comentou Genário Dunas, curador do Palco Giratório no Estado do Amapá e educador cultural à frente do Projeto. 
Segundo ele, esta é uma oportunidade de produções locais mostrarem seu valor e o Estado receber apresentações de grandes companhias do eixo principal de produção do país. Há oito anos, a ação consiste em uma semana de apresentações das artes em  geral para a apreciação do público local, e a programação deste ano acontecerá paralelamente no Teatro da Bacabeiras, Sesc Centro, Teatro Porão, Unifap, Sesc Araxá, Casa do Artesão e escolas públicas através de itinerância com grupo de tradição (Marabaixo e Batuque). 
"A exemplo dos anos anteriores, o projeto estimula  o surgimento de vários grupos e artistas com possibilidades de produtos culturais no mercado. Assim, o Aldeia de Artes Sesc Povos da Floresta passou a ser relevante por ter em seu diferencial uma aglutinação de linguagens, atendendo através das ações culturais os diversos públicos", completou Genário.

PARTICIPAÇÃO DO
PÚBLICO

Além de assistir as apresentações de teatro, dança, circo e música, a população poderá também se inscrever para a realização das oficinas, oferecidas dentro do Projeto Aldeia.
Cada oficina é direcionada a um tipo de público e faixa etária específicos e possuem um número de vagas limitadas. A inscrição que terá o valor de R$5,00 deve ser realizada na Central de Atendimento do Sesc Amapá.

Oficina Teatro de Rua/Palco Giratório
O grupo vem desenvolvendo esta oficina há 10 anos. Muda-se o centro da gravidade e as formas de reequilíbrio, atenção lúdica e constante. A realização da oficina trará a possibilidade de experimentar a entrega, confiança em si, busca do eixo, novos ritmos e contato visual. É uma vivência prazerosa e desafiante, além do aprendizado de uma técnica circense.
 Público-alvo: comunidade em geral
Faixa etária: a partir dos 14 anos
Número de vagas: 20
Ministrante: Grupo Cirquinho do Revirado-SC
Local: Bambuzal/Sesc Araxá
Data: 29 de maio
Hora: 14 às 19h00
 Oficina Do Chão Ao Voo, Da Palavra Ao Corpo/Palco
Giratório
Utilizando o treinamento corporal que gerou o espetáculo "Insone",  serão trabalhadas as peculiaridades de cada corpo, com as possibilidade expressivas e criativas de cada um, realizando exercícios de criação a partir de textos curtos, dramatúrgicos ou não.
Público-alvo: atores e dançarinos
Faixa etária: a partir dos 14 anos
Número de vagas: 20
Ministrante: Grupo Z de Teatro/ES
Local: Sala de dança/Sesc Araxá
Data: 30 de maio
Hora: 9 às 14h00

Oficina Vídeo De Artista

A oficina será de grande importância haja vista que a mudança do foco da materialidade da arte para o foco conceitual, que fez da arte contemporânea uma arte do "aqui agora". A partir daí, começaram a surgir e se intensificar cada vez mais os registros de performance através de fotografias e principalmente de vídeo. O objetivo da oficina é produzir  vídeos de artistas enquanto registro de obras de arte.

Público-alvo: Artistas, alunos de artes visuais e educadores de artes visuais
Faixa etária: a partir de 18 anos
Número de vagas: 10
Ministrante: Claudio Rilton da Costa Machado
Local: Laboratório de Informática da Escola Sesc
Data: 30 e 31de maio
Horário:  8 às 13h00
  
Oficina Brinquedos & Adereços De Sucata
A oficina contará a importância da separação do lixo inorgânico através do reaproveitamento do lixo caseiro para serem transformados em brinquedos de sucata, adereços e outros artefatos a partir de material sucateado, tais como: máscaras para jogos teatrais, bonecos mamulengos e fantoches  de caixa. A descoberta da simplicidade e o despertar da sensibilidade para as questões do lixo que reproduzimos será de principal importância para o desenvolvimento desta oficina.

Público-alvo: Crianças e adolescentes de escolas públicas ou privadas 
Faixa etária: a partir de 8 anos
Número de vagas: 20
Ministrante: Vanea Avlis 
Local: Sala De Artes Visuais Sesc
Data: 29, 30 e 31de maio
Horário:  8 às 11h00

Oficina "Aquarelando Com Comida"

Com a proposta de experimentar materiais e descobrir novas técnicas, busca o uso de materiais alimentícios, para criar texturas e relevos ilusórios no efeito da pintura com aquarela, com o objetivo de proporcionar ao observador, questionamentos sobre a real função do produto culinário e levá-lo a perceber como a arte contemporânea pode nos possibilitar formas diferentes de se produzir arte. Nesses experimentos serão utilizados molho Shoyo, café, suco de beterraba, suco de cenoura, sumo de folhas verdes, entre outros.

Público-alvo: Adolescentes e adultos que tenham aptidão para o desenho e pintura e ou interessados na área de artes plásticas, bem como acadêmicos da área)
Faixa etária: a partir de 12 anos
Número de vagas: 15
Ministrante: Geostenys Melo
Local: Sala De Artes Visuais Sesc Araxá
Data: 27 de maio
Horário:  8 às 13h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...