Infância e Adolescência
Manhã de lazer para as crianças
A Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast) promoveu uma manhã de lazer para as crianças abrigadas na Casa Marluza Araújo (Cama). Atividades esportivas, brincadeiras e oficinas fizeram a alegria dos participantes.
Os meninos começaram o dia com uma dinâmica de apresentação, onde todos se apresentavam uns aos outros e contavam um pouco da sua história. Logo veio o café da manhã e a brincadeira Caça ao Tesouro, onde as crianças tinham que procurar pela casa brindes escondidos pelos assistentes sociais da Semast. Camisas, toalhas, shorts e brinquedos fizeram parte da brincadeira.
As crianças ainda assistiram a vídeos educacionais e participaram de atividades esportivas, como vôlei, futebol e sorteios de presentes.
A Casa Marluza Araújo recebe crianças com problemas judiciais, abandonadas pelas famílias ou que estão sob proteção judicial por terem seus direitos violados. "Esses jovens, enquanto acolhidos aqui, não podem sair. As brincadeiras realizadas agora, na manhã de lazer, foi algo novo. Eles quebraram a rotina e ajudou na interação dos internos", disse a coordenadora do Departamento do Desenvolvimento Social (DDS), Aurisés da Silva Tito.
A distração trazida em momentos de lazer gera a interação entre os abrigados e assistentes sociais, e facilita a convivência familiar, já que as crianças devem ser preparadas para o retorno ao seio familiar, como estabelece o artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
"Este é o objetivo final dessas crianças. Quando não há como voltar para casa, elas continuam sob proteção judicial até encontrarmos uma família que possa ajudá-los. Tudo o que estamos fazendo é para ajudar na inserção social destes meninos", finalizou Aurisés Tito.
O sucesso da iniciativa era visível no comportamento dos meninos acolhidos. Os assistentes sociais prometem realizar outra atividade dinâmica ainda este ano.
Entrega de equipamentos aos Projetos Atleta do Futuro, Cidadão e Guarda Mirins
Em solenidade realizada no plenário do Tribunal do Júri da Vara Única da Comarca de Pedra Branca do Amapari foram entregues equipamentos para os Projetos Atleta do Futuro, Cidadão Mirim e Guarda mirim.
Os materiais entregues são frutos da parceria firmada entre o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, por intermédio do Juiz Titular da Comarca de Pedra Branca do Amapari, juntamente com o município de Pedra Branca do Amapari e diversas empresas que realizam suas atividades em Pedra Branca como: Anglo Ferrous, Juvic, Comau, Schaqueti, Vale do Amazonas e S.A. de Oliveira.
Os Projetos Atleta do Futuro (PAF), Cidadão Mirim e Guarda Mirim objetivam trabalhar com crianças e adolescentes em situação de risco social, envolvendo-os em atividades lúdicas, culturais, desportivas, lazer e aulas de reforço escolar.
Para a manutenção dessas ações, as empresas entregaram aos coordenadores dos projetos materiais como: caixas de canetas esferográficas, cubas térmicas, kits de higiene bucal; caixas de apitos oficiais, bolas de futebol de campo, de salão e de vôlei; jogos recreativos e desportivos como xadrez e dama; redes de vôlei e futebol; bebedouro; resmas de papel A4, garrafas térmicas, shorts, camisas esportivas, kits de primeiros socorros e alimentação para os alunos dos projetos.
Durante a entrega dos materiais estiveram presentes à solenidade os representantes das empresas, coordenadores dos projetos, membros da comunidade, servidores do Poder Judiciário e autoridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário