quinta-feira, 31 de outubro de 2013

CULTURA

Amapá é destaque no XX Festival Internacional de Dança da Amazônia


Fabiana Figueiredo
fabianafb.ap@hotmail.com


O Ministério de Coreografia Reluz do Estado do Amapá concorreu a um prêmio e tirou o primeiro lugar no Prêmio Coreografia, no XX Festival Internacional de Dança da Amazônia (Fida), ocorrido em Belém (PA), no período de 14 a 20 de outubro.
O prêmio Coreografia é a categoria que reúne diversos grupos brasileiros de fora do Pará. O Ministério Reluz garantiu o primeiro lugar na competição com a Coreografia "Transformes In Crist", que, junto do estilo do grupo ("Street Dance Gospel"), foi muito elogiado pelos jurados e dançarinos de renome mundial presentes do Fida.

"Maior que o prêmio, foi ter ganhado o reconhecimento do público e dos jurados compostosde pessoas formadas em Dança fora do país, como Itália e Suíça", ressalta Eliel Oliveira, coordenador do Ministério de Coreografia Reluz. 

"Nós fazemos diversas performances, fazemos um carro, uma moto, um avião, um robô, tudo com o corpo, isso chamou a atenção e elogios dos jurados, e essa ousadia foi o que valeu a nossa primeira colocação lá", relata Oliveira.

Foi a terceira vez que o grupo Reluz fez apresentação do Festival. A primeira foi em 2009 e a segunda, em 2011; nas duas competições eles garantiram o 3º lugar do Festival. Sobre a motivação de competir, Eliel lembra que, "como é um festival conhecido, saímos do Estado na tentativa de mostrar nosso trabalho. Então,esse festival que acontece aqui perto em Belém, foi uma oportunidade e decidimos ir. (...) As participações sempre são bem proveitosas, porque além de estarmos mostrando nosso trabalho, estamos também adquirindo conhecimento, fazendo aquela troca, pois reúne companhias do Brasil inteiro e de fora também".

Reluz

O Ministério de Coreografia Reluz foi criado há 14 anos no Amapá, por onde já passaram mis de 200 jovens, segundo Eliel que participa do grupo desde o início e assumiu o comando há 10 anos. O grupo é composto por oito jovens de diversas Igrejas cristãs. "A bandeira que a gente levanta é a bandeira de Jesus Cristo, pregar a palavra e o amor dele através da dança. Procuramos também mostrar para os jovens que eles podem curtir a vida com outras coisas e na Igreja, sem usar drogas e nem armas".
Adicionar legenda


Hoje, as apresentações do grupo já ultrapassaram as portas das Igrejas: "estendemos as apresentações para show seculares, e feiras em escolas; nosso objetivo é ir para fora da igreja, porque o público que precisa dessa mensagem está fora da Igreja", afirma o coordenador. O grupo se reúne na quadra da Assembleia de Deus APioneira, Templo Sede, ainda por falta de espaço próprio.

Fida


O festival - e as 5 apresentações do Reluz - aconteceu no Theatro da Paz, Boulevard Shopping e Teatro Estação Gasômetro, na Estação das Docas. O Fida é promovido pela Cia de Dança Clara Pinto, e neste mês, o festival chegou à 20ª edição. A programação assegura apresentações em espaços alternativos, visando à formação de público para a Dança.
O Festival busca promover a cultura local por intermédio da dança e resgate da cultura paraense. Os jurados levam em consideração o grupo que se apresentar com melhor técnica, musicalidade, interpretação, figurino e coreografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...