sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

antenados

Ir em frente


Todo final de ano, a equipe do Tribuna Amapaense solicita a seus colunistas que escrevam artigos nos quais façam uma retrospectiva acerca do ano que se passou. Como já sou veterana neste jornal que me acolhe desde 2010, uma das primeiras coisas que fiz ao começar o ano de 2013 foi abrir uma página em branco no bloco de notas do computador e intitulá-la "coisas que marcaram 2013".
Meu plano original era não deixar escapar nenhum fato que acontecesse ao longo dos meses que viriam. Queria anotar tudo, desde o que tivesse maior relevância até as pequenas ocorrências engraçadas e curiosas - para não dizer totalmente inúteis - que os portais de notícia às vezes veiculam sobre celebridades, por exemplo.
Mas confesso que minha lista fracassou. Sua última modificação foi no dia 4 de maio, e só o que há escrito nela é o seguinte: "Renúncia do papa. Morte do Chorão. Morte do Hugo Chavez. Marco Feliciano". Ah, depois disso ainda aconteceu tanta coisa!... Houve as manifestações, a Copa das Confederações, a morte de Mandela... Uma infinidade de coisas que não caberiam jamais em um único artigo de jornal.
Minha lista descobrir-se-á incompleta quando chegar este novo ano pelo fato de que, enquanto corria 2013, meu maior impulso era viver, ao invés de anotar o que acontecia. Igualmente, talvez seja por isso que as promessas de fim de ano quase nunca são cumpridas. São feitas no calor da contagem e no estourar da cidra, mas, quando chega, de fato, o ano, tudo o que a gente quer é simplesmente viver.
Contudo, nesta edição de retrospectiva, eu não poderia deixar de lembrar algumas coisas. Não quero falar de celebridades ou grandes eventos esportivos. Não quero falar sobre a fome e a guerra no mundo, embora isso seja tão importante quanto a vida de cada um de nós. Mas o que eu quero é essa vida miúda. Não deixo de pensar: "Quantas pessoas nasceram em 2013? E quantas morreram? Quantos caíram? Quantos se ergueram?".
Minhas noções toscas adquiridas nas recentes aulas de latim da faculdade me dão a base necessária para entender o que é "retrospectiva". Retrospectiva significa olhar para trás, para o que passou. Ora, ninguém precisa de aulas de latim para desvendar este mistério!... Ninguém precisa de aulas de latim para dar conta de olhar o passado. Convido você a fazer a retrospectiva pessoal de sua vida nesse ano que acaba.
Muitas coisas aconteceram na minha própria vida. Fiz novos amigos em Fortaleza, cumpri mais dois semestres da minha faculdade, peguei emprestados na biblioteca mais livros do que fui capaz de ler... No entanto, se eu tivesse de escolher uma só coisa como "a mais marcante do ano", certamente eu diria que esta coisa está na figura de meu avô.
Foi um ano um tanto doloroso, porque ele viu sua saúde gravemente comprometida. E nós, a sua família, amando-o muito, inevitavelmente sofremos também. Foi um ano inteiro em que não sabíamos muito bem como seria o desenrolar desta triste valsa. Mas esperamos sempre o melhor. 
No final de tudo, o melhor para meu avô foi ter de amputar uma de suas pernas. Era isso, ou perdê-lo inteiro. Há coisas na vida que, embora extremamente sofridas, são as únicas coisas boas a se fazer. Isso foi o que aprendi em 2013, com meu avô.
E mais: depois que todas essas coisas aconteceram ao meu herói, concluo que olhar para trás já não vem ao caso. As coisas perdidas, se não podem ser recuperadas, então que se deixem ir. Será maior o sofrimento se nos apegarmos ao que passou definitivamente. Retrospectivas são boas em determinados momentos. Mas o momento presente é para irmos, sobretudo, em frente. E é isso o que espero para todos os que me leem. Um futuro triplamente mais feliz do que tudo o que já vivemos até aqui. E para que se tenha um futuro, é necessário voltar-se com olhos e mente rumo a ele, rumo ao que está em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...