sexta-feira, 6 de dezembro de 2013


Escolhendo a boa parte


"Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: 'Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!' Respondeu o Senhor: 'Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada'." (Lucas 10:38 - 42)
A história é simples. Não há milagres e acontecimentos sobrenaturais. Não há grandes discursos, metáforas ou sermões. Tanto Marta quanto Maria estavam com Jesus, mas somente uma entendeu o real valor daquela companhia. Ambas o viram e sabiam que Ele estava ali, mas apenas Maria reconheceu a necessidade de sentar-se aos Seus pés e desfrutar de Sua presença.
Quão facilmente podemos nos colocar no lugar de Marta! Somos prontamente seduzidos pelos milhões de compromissos diários que se apresentam a nós antes mesmo de começar o dia. Mal acordamos e nossas mentes já fazem uma lista automática de tudo o que temos para fazer, e a percepção de que o tempo é curto nos causa quase uma sensação de pânico!
Nossa presença é requisitada de todos os lados. Família, trabalho, escola, faculdade, ações da igreja... compromissos nobres, mas que nos levam de um lado a outro o tempo todo, e, se não tomarmos cuidado, acabamos totalmente consumidos em nosso tempo, disposição e humor, sem deixar espaço para aquilo que é mais importante. Passamos tantas horas cuidando das bênçãos que Deus nos deu, que nos esquecemos de dedicar tempo ao Deus que nos concedeu as bênçãos. 
Tenho certeza que Maria tinha muito a fazer, como ajudar sua irmã, por exemplo. Mas ela reconheceu que aquele que ali estava era digno do melhor do seu tempo e da sua atenção. Maria sabia que a presença de Jesus era muito mais importante que qualquer outra coisa naquele momento, e escolheu desfrutar de tão maravilhosa companhia. Os outros compromissos que esperassem! O que existe de mais valioso nessa vida estava ali, diante dos seus olhos, e ela não podia perder a oportunidade de usufruir disso.
Jesus ainda está aqui. Ele ainda está não só na minha e na sua casa, mas em qualquer lugar que estivermos. Será que temos nos comportado como Maria, sentando aos Seus pés para ouvi-lo falar, ou O deixamos de lado para realizar todas aquelas atividades que não alimentam a alma e nem fortalecem o coração? Que parte temos escolhido?
Quando Marta reclamou, Jesus foi claro. De todas as coisas com as quais ela estava preocupada, apenas uma era realmente necessária. Apenas uma poderia ser considerada boa e lhe traria frutos para a eternidade. Maria escolheu a boa parte, um tesouro que jamais lhe poderia ser tirado, a presença sublime do Mestre. Outras tarefas, ainda que importantes, jamais podem ocupar o lugar dos nossos momentos em oração e leitura da Palavra, pois é disso que nossa alma precisa mais.  
Peço a Deus que possamos ser como Maria. Que o prazer de sentar-se aos pés do Senhor seja maior que a necessidade de correr de um lado a outro atrás de coisas que perecem. Que possamos sempre escolher a boa parte e confiar que em todas as outras coisas Ele será por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...