sexta-feira, 20 de dezembro de 2013


Natação master
Equipe amapaense é sucesso no "parazão"
Nadilson Costa (à esquerda), Benedito Braga (no centro) e Eliel Oliveira (à direita) disputam 'Parazão de Master' (Foto Wellington CostaGE-AP)

Reinaldo Coelho

Mesmo com as dificuldades estruturais e financeiras que a natação do Amapá  vem enfrentando nos últimos anos, os nadadores amapaenses vem se espelhando na equipe Máster. Os grandes nomes do passado não desistiram das braçadas na piscina e para que não percam a forma fundaram a  Associação de Natação Máster do Amapá (ANMA) fundada em 1992, com 12 atletas filiados e a Associação Pororoca de Natação Máster (APNM) fundada em 2004. E a maioria deles participa de disputas regionais e nacionais, conseguindo para o Amapá grandes conquistas no esporte aquático. 
O resultado foi a conquista de 37 medalhas e o terceiro lugar na geral


Uma das últimas conquistas desses grandes amapaenses que estão na faixa de cinqüenta anos. Foi no 10° Campeonato Master de Natação que ocorreu nos dias 7 e 8 deste mês, em Belém, O "parazão". A delegação amapaense formada por oito nadadores competiu em 6 provas onde trouxeram na bagagem 37 medalhas sendo 13 medalhas de ouro, 20 de prata e 4 de bronze e  o Amapá ficou em terceiro lugar geral da competição. 
Ficando atrás apenas do Clube do Remo e Tuna luso que conquistaram o primeiro e segundo lugar, respectivamente. A equipe disputou nas categorias 25+, 35+, 40+, 60+ e 65+. 
Umbelino Palheta teve que pagar as passagens
O atleta Eliel Oliveira, explicou mesmo com todas as dificuldades a delegação conseguiu ter um bom desempenho na competição. "Conseguimos superar as dificuldades e mostramos um bom resultado, não recebemos troféus, pois participamos como convidados".
De acordo com Eliel, durante a competição houve uma reunião e cogitou-se a possibilidade de o Amapá sediar a I Copa Norte de Natação, que reuniria os estados do Pará, Amapá e Maranhão.

Abaixo, a lista de atletas medalhistas da delegação:
Lourival furtado: 2 ouros, 3 pratas e 1 bronze;
Umbelino Lobato: 2 ouros e 2 pratas;
Nadilson Siqueira: 1 ouro, 4 pratas e 1bronze;
Eliel Oliveira: 4 ouros e 2 pratas;
Paulo Catete: 1 ouro, 6 pratas e 1 bronze;
Benedito Braga: 3 ouros, 3 pratas e 1 bronze.

Experiência 
Em 2012, Benedito Braga foi o único represente do Amapá no torneio. Ele trouxe quatro medalhas, sendo três de ouro e uma prata. Em 2013, o nadador promete repetir o bom desempenho na piscina e conquistou: 3 ouros, 3 pratas e 1 bronze.
O nadador máster Benedito Braga é o atual presidente da Associação Pororoca de Natação Master, ele explicou que o sucesso foi garantido pela disposição dos atletas da delegação que procuraram sempre estar treinando e dando tudo de si para manter a natação amapaense em alta no cenário nacional. "Sem apoio, alguns atletas estão tirando dinheiro do próprio bolso para custear as despesas com passagens aéreas, hospedagem e alimentação. Alguns atletas possuem pessoas que estão ajudando como é o caso da Lucenilda do Rosário que recebe ajuda do SINDSEP e Ubelindo Palheta Lobato do deputado estadual Manoel Brasil".
O nadador Ubelindo Palheta presidente da Associação de Natação Máster do Amapá (ANMA) explicou que o ritmo dos treinos é intenso, diariamente os atletas realizam atividades físicas e práticas com duração de uma hora e meia. São exercícios em piscina e que visam melhorar o condicionamento físico deles. Umbelino Palheta conquistou quatro títulos sulamericanos e já participou de provas de travessias, como a do Guajará e do Rio Negro, disse que vem treinando e já possui recursos para a viagem, mas se preocupa com os colegas que ainda não conseguiram a verba. O Amapá tem inúmeros atletas em condições de trazer resultados positivos para o estado". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...