HANDEBOL - coletivo
REINALDO COELHO
DA REPORTAGEM
O Amapá poderia se tornar sede dos Jogos Escolares da Juventude em 2014. Essa possibilidade foi descartada, pois o estado ainda não apresenta infraestrutura necessária. Se for realizado revitalizações (e/ou construção) importantes nos Centros Poliesportivos locais essa possibilidade poderá acontecer em 2015.
O Amapá segue com vitórias nas disputas das modalidades coletivas, qualidade técnicas nossos atletas têm e muito, o que falta é apoio. Isso foi demonstrado na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude em Belém (2013), quando os amapaenses se destacaram nas disputas individuais e coletivas.
A equipe masculina de handebol da Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café (AP), comandada pelo Professor Pedro Aderbal e pelo treinador Dalton Pinheiro, foi uma dessas revelações nos jogos da Juventude de 2013 na capital paraense. Mesmo não conseguindo o pódio a equipe que teve problemas técnicos ao enfrentar as equipes mais bem preparadas, voltou empolgada e quer em 2014 retornar para ganhar. Tanto que um dos membros do grupo foi convidado para participar da Seleção Nacional de Handebol o que já coroou a viajem, pois abre uma grande oportunidade de outros atletas serem reconhecidos nacionalmente. Os coordenadores das seleções nacionais estão com olhar voltado para os atletas do Norte do Brasil, pois, o que se tem na composição de qualquer modalidade são atletas do sul e sudeste.
De acordo com Dalton Pinheiro, que há três anos treina a equipe Sub-17 que a escola bate nas traves do campeonato escola estadual de Handebol. "Fomos três anos vice-campeões estadual dos Jogos Escolares em 2013 nos conseguimos o conquistar o campeonato estadual e representar o Amapá nos Jogos da Juventude em Belém. Infelizmente, o Amapá tecnicamente está muito aquém dos outros concorrentes estaduais. Nós temos dificuldades em questão de espaço e apoio para o esporte amador aqui no Estado. Temos atletas que treinam com tênis rasgados e fazemos uma coleta e compramos o material para esse atleta".
A equipe de Handebol da Escola Gabriel de Almeida Café já está realizando seus treinamentos na quadra da escola com uma meta de melhorar o feito de 2013, pois todos da escola dos atletas a administração e parceiros estão envolvidos na evolução esportiva e fazer sucesso nas competições locais e nacional que participarem. "A diretora da escola Edileia Seri dá todo o apoio ao desporto da escola. Nosso objetivo principal de 2014 é de sustentação da equipe para disputar os Jogos da Juventude de 2015 que acontecerão no Rio de Janeiro, véspera das Olimpíadas de 2016. Isso é trabalho de todos".
Destaque
![]() |
| LUCAS SAMUEL PORTÁSSIO |
O amapaense Lucas Samuel Portássio, de 15 anos, que compôs a equipe da Escola Gabriel de Almeida Café nos Jogos Escolares da Juventude, no Pará, na modalidade handebol. E que graças ao seu desempenho, acabou sendo convocado para fazer parte da Seleção Brasileira. Apesar do pouco tempo praticando handebol, o jovem atleta sonha em viver do esporte e vai tentar agarrar a oportunidade com 'unhas e dentes', afirmou. Porém a maior dificuldade do atleta é apoio e patrocínio para poder viajar e se manter a direção da escola está fazendo campanha para aguardar o aluno a não perder essa oportunidade de Ouro.
De jogador a treinador
![]() |
| DALTON PINHEIRO |
O jovem Dalton Pinheiro conheceu o Handebol quando estudava no Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá (CEPA) aos 15 anos de idade em uma escolinha comandada pelo Professor Macarrão que junto com um projeto da ELETRONORTE utilizavam o espaço do centro e assim criou uma nova geração adepta da modalidade. "Terminei o curso profissionalizante e o professor Macarrão em uma parceria com a Escola Meta, foi criado o Meta Clube de Handebol onde passei muitos anos treinando, pois este ano, farei dez anos praticando esse
esporte. Logo após, fui para o Associap - no Zerão - que é outro projeto da Republicado dos Esportes na E.E. .Antônio Messias onde passei dois anos em seguida fui para Trem Desportivo Clube. Quando sai do Trem passei a dar aulas de Handebol, porém, continuo jogando na equipe adulta e ganhei espaço dentro da
Escola Gabriel de Almeida Café onde treino as categorias de base da modalidade. Não tenho formação superior, que pretendo cursar, mais minha experiência me dar respaldo em trabalhar na iniciação da modalidade, acompanhado pelo Professor de Educação Física da escola Pedro Aderbal".
![]() |
| Dalton Pineheiro recebendo a medalha de vice pelo Trem Desportivo Clube 2010 |
![]() |
| DALTON PINHEIRO PREPARADOR DA EQUIPE DO CCA |





Nenhum comentário:
Postar um comentário