sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

CULTURA

Coletivo Ser Tão Teatro
Grupo paraibano encena "Flor de Macambira"


Ministério da Cultura e Petrobras apresentam Encantamento, brasilidade e teatro de Rua por Tocantins, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia.

Entre 10 de janeiro e 13 de fevereiro, o coletivo teatral paraibano Ser tão Teatro circula nos sete estados da Região Norte, (Tocantins, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia),  percorrendo dez mil quilômetros para apresentar o espetáculo "Flor de Macambira" em onze cidades da região: Gurupi (TO), Palmas (TO), Castanhal(PA), Macapá(AP), Mazagão (AP), Cantá (RR), Manacapuru (AM), Plácido de Castro (AC), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Candeias do Jamari (RO).

Contada na levada do bumba meu boi e do cavalo marinho, entremeada por personagens da cultura popular brasileira, com comicidade e trilha original executada ao vivo, a peça é encenada nas ruas e praças públicas, gratuitamente para o público de todas as idades. "Flor..." conta a história de Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para resgatar seu amor, Mateus, mergulha nas profundezas de sua alma.

 O texto é de Rosyane Trotta e do Ser Tão Teatro; e a direção é da carioca Christina Streva. Ao longo de 36 dias, uma equipe de 13 pessoas, cenário, equipamentos de luz, som e adereços (que pesam cerca de uma tonelada) percorrem os dez mil km de 'Flor No Norte' de avião, ônibus, caminhão e barco para levar a magia do teatro de rua para as praças das onze cidades. 

Além das apresentações, são ofertadas oficinas nas quatro capitais do roteiro: Palmas (TO), Macapá (AP), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). Nas oficinas, o grupo apresenta processos criativos para o ator com base no teatro popular e nas tradições dos folguedos e danças populares brasileiras, como o Coco de Roda, o Cavalo Marinho e a Capoeira de Angola. Próximos Passos: um mergulho nas tradições ameríndias do Brasil "Flor No Norte foi planejada para permitir ao grupo, além de apresentar o espetáculo e realizar quatro oficinas para as comunidades locais, utilizar a ocasião também como um período de pesquisa, laboratório e coleta de dados sobre as tradições ameríndias do norte do país", fala Streva. 

Durante a viagem, atores, direção e dramaturgista irão colher depoimentos de moradores das comunidades visitadas procurando compreender co mo se dá a relação daquelas comunidades com seu passado e a ancestralidade do seu povo. As entrevistas, registradas em foto e em vídeo, formarão um banco de dados de personagens e causos típicos da cultura nortista que, ao lado das impressões e memórias dos atores, serão a matéria prima criativa para o próximo espetáculo do grupo. 

A turnê é patrocinada pelo Programa Petrobras Distribuidora da Cultura 2013/2014, e todas as atividades são gratuitas. O Coletivo Ser Tão Teatro Fundado na Universidade Federal da Paraíba em 2007, o Ser Tão Teatro é um grupo de pesquisa que circulou por mais de 80 cidades brasileiras com seu repertório. Atualmente, o coletivo é um dos mais admirados e respeitados grupos teatrais do Nordeste.


 Contemplado com mais de 20 editais públicos de cultura, o Ser Tão Teatro possui sede em João Pessoa, onde desenvolve atividades contínuas de formação de plateia, oficinas artísticas e intercâmbio cultural. Em novembro de 2011, publicou "Em 3 Atos", livro que reúne depoimentos, críticas e textos sobre os três espetáculos de repertório do grupo: "Vereda da Salvação", "A Farsa da Boa Preguiça" e "Flor de Macambira". Promove anualmente, desde 2008, a Mostra de Teatro de Grupo de João Pessoa que integra coletivos teatrais de outros estados com a cena paraibana e enriquece a vida cultural da cidade com a oferta de espetáculos e oficinas gratuitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...