quinta-feira, 26 de junho de 2014

Piscina do estádio Glicério Marques, no Centro de Macapá, está com sujeira e abandono

Desporto amapaense
Estruturas sucateadas

Reinaldo Coelho
Da Reportagem

As diversas estruturas esportivas da cidade de Macapá, criadas para incentivar Modalidades do esporte amador, hoje estão subutilizados ou, literalmente, abandonados. Entre elas, destacam-se a Piscina Olímpica, o Ginásio Paulo Conrado e as Arenas Esportivas dos Bairros.
Piscina Olímpica Capitão Euclides Rodrigues - matagal

Junto ao esquecimento das estruturas físicas, estão os atletas. Eles tentam sobreviver ao descaso do poder público e à falta de incentivo para desenvolver o talento e aprimorar o desempenho. Sem apoio oficial num estado dependente de verbas pública, é cada vez mais difícil para os atletas representar o Amapá, com destaque, nas competições nacionais e internacionais.
De acordo com atletas e dirigentes esportivos, não faz muito tempo, o desporto, em todas as suas modalidades, recebiam incentivo e tinham prestígio o que não acontece mais. A época de ouro do esporte local passou, e eles não se conformam com o esquecimento do esporte.

Esse descaso não tem apenas o Governo do Amapá como principal protagonista. A Prefeitura de Macapá também está colaborando para os atletas amapaenses despontem para o anonimato.
Amapaenses vitoriosos no atletismo local e sem apoio - Cópia

Segundo levantamento dos próprios desportistas, cerca de 1.500 atletas treinam voleibol, basquetebol, atletismo, natação e ciclismo, badminton judô, karate, Jiu jitsu e Tae-kwon-do  no Amapá. Sem incentivo oficial, a única saída é o incentivo da família, para que sejam ‘adotados’ por outras unidades da federação, onde o apoio aos atletas é uma das prioridades dos governantes.

Nesse cenário de abandono, mais de oito amapaenses, em poucos meses, estarão competindo pela seleção brasileira masculina, feminina e juvenil em várias modalidades. No Jiu jitsu e Tae-kwon-do o destaque é Venilton Torres; no tênis de mesa, a já consagrada Belissa Lisboa, que se transferiu com suas raquetes para Santa Catarina,
Não apenas Venilton e Belissa, mas nos demais casos, os recursos para treinar e descobrir esses atletas se restringe à iniciativa familiar, sem nenhum respaldo do poder público ou da iniciativa privada.
Amapaense Venilton Torres no podio e na seleção brasileira de Taekwond - Cópia

Elaine Tavares e Venilton Torres Teixeira ladeam o mestre Bruno Igreja - Cópia

“Se fôssemos depender do governo para treinar atletas de alto rendimento em nosso Estado, estaríamos perdidos”, avalia o ex-presidente da Federação de Taekwondo, mestre Junior Maciel.
Uma das revelações do atletismo Thayson Viana, treina em locais impróprios. Mas medalha sempre que compete
Uma das situações mais vexatórias ocorre no atletismo. Grandes nomes, como André Brito e Thayson Viana, são obrigados a treinar em qualquer lugar, por completa falta de estrutura na capital.

Pista de atletismo do 'Zerão' ainda não teve instalação iniciada

“O esporte é bastante incentivado por outros Estados, mas aqui não temos a mesma força”, avalia Thayson. Ele acredita que a Prefeitura de Macapá tem o dever de dar apoio para destacar seus talentos. “Mas não é o que acontece. Não temos sequer local para treinar. O Estádio Zerão, que tem uma pista de atletismo, que ainda não foi inaugurado”, reclama.

Modalidade que já teve sua geração de ouro, a natação também é o retrato do abandono. A piscina Olímpica – com sede administrativa, sanitários e lanchonete – há anos não passa por uma reforma. Parece piada, mas até a água da piscina está contaminada. No passado, o parque aquático foi usado para provas nacionais e internacionais.
A piscina do estádio Glicério de Souza Marques, no Centro de Macapá, vive situação similar. O lugar parece mais um depósito de lixo com muita sujeira, mato alto e frascos vazios de produtos de limpeza.

Recentemente, a piscina do Glicério recebia  cerca de 400 alunos entre crianças, atletas profissionais e idosos, que praticavam hidroginástica. A reforma começou em 2008, mas foi interrompida em 2009.

 Nadador Eliel Oliveira 
Com poucas opções para treinar, o nadador Eliel Oliveira vai disputar duas importantes competições no segundo semestre de 2014: o Torneio Aberto Brasil Masters de Natação, em São Paulo e o Mundial, na cidade de Montreal, no Canadá.

Com tristeza, Eliel lembra que já treinou na Piscina do Glicério Marques. “É muito triste o que aconteceu, pois a piscina do Glicério é essencial para a formação de novos atletas”, conclui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...