sábado, 18 de outubro de 2014

XADREZ ESCOLAR 2014



X CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ ESCOLAR 2014
Delegação amapaense disputa o evento




Delegação do AP irá participar pela 1ª vez de Mundial de Xadrez Escolar


Reinaldo Coelho

A delegação amapaense de xadrezistas vai com a coragem e determinação para participar em Minas Gerais do Mundial de Xadrez Escolar e eles sabem que não será tarefa fácil passar por adversários americanos, europeus e brasileiros. A maioria dos enxadristas ainda não tem patrocínio para viajar.
O evento está sendo organizado pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE), a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), a Federação Mineira de Xadrez (FMX), o Sistema X de Xadrez Escolar e o Sistema Degraus de Ensino e acontecerá na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, entre os dias 26 de novembro e 4 de dezembro de 2014, no  Independência Trade Hotel – Anexo ao Independência Shopping.
Essa é a primeira vez que o mundial é realizado no Brasil e é também a primeira que o Amapá irá levar representantes para a competição. Foi realizada uma seletiva em setembro justamente para dar tempo de inscrever os atletas antes do prazo final, que estava programado para o dia 01 deste mês. “Tudo deu certo e conseguimos selecionar e inscrever os atletas, nesse momento está apenas cuidando dos preparativos da viagem que deve acontecer no dia 24 de novembro”, explicou Everaldo Dias, presidente da Faxap.
A delegação amapaense conta com quatorzes enxadristas, que terão a responsabilidade de buscar uma boa colocação diante de adversários ‘expert’ em competições internacionais. O Amapá terá representantes nas categorias Sub-7, 9, 11, 13, 15, e Sub-17. Por enquanto, os enxadristas seguem a rotina de treinamentos sabendo que não será nada fácil superar americanos, europeus e brasileiros, por exemplo, experientes e acostumados às grandes disputas.

Segundo o presidente da Faxap, o nível dos adversários é muito elevado. Para ele, esta será a principal dificuldade. “O nível dos adversários é muito elevado. A intenção é buscar e adquirir cada vez mais experiência”.

Para participarem da competição mundial, os atletas na faixa etária entre 7 e 17 anos passaram por uma seletiva no mês de setembro. As apostas se voltam principalmente aos enxadristas Antônio Blanc e Aline Nascimento, que estiveram nos Jogos Escolares da Juventude, no Paraná, e apesar de não obterem um resultado bom, asseguraram presença na disputa internacional. Mesmo com todo esse clima de otimismo, a maioria dos atletas ainda não conseguiu patrocínio para custear as despesas com passagem aérea, hospedagem e alimentação durante os nove dias de disputas.

Veja a lista dos enxadristas convocados:
Categoria Sub–7: Julia Lorena e Orfeu Araújo.
Categoria Sub-9: Emanuele Blanc e José Victor.
Categoria Sub-13: Alda Helena e Dielson Junior.
Categoria Sub–15: Ana Barbara e Jhon Allyson.
Categoria Sub-17: Haylla Gabriely e Lucio Cutrim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...