Exposição “Expressões” apresenta obras em argila do artista Daniel de Rocha
Inicia nessa sexta-feira (7) no Monumento do Marco Zero do Equador a exposição “Expressões” que reunirá vinte obras de esculturas em argila feitas pelo artista baiano Daniel de Rocha, que atua há muitos anos no Amapá. A abertura do evento acontece às 20h, com entrada gratuita para o público. A exposição permanece até o dia 21 deste mês.
Segundo o artista, todas as obras possuem um cunho semiabstrato, ou seja, peças diferentes de formas naturais e que possuem expressionismo, e por meio do trabalho, instiga o expectador buscar a forma dentro do contexto. “Quando se olha um boneco, é de fato um boneco. Agora quando se olha para uma estatueta da minha exposição, se vê múltiplas coisas e na medida que vai circulando o formato tridimensional, de descobre muitas imagens. O abstrato passa a ser muito mais rico do que a imagem já conceituada e pronta”, afirma.
As peças serão comercializadas para o público visitante e dezesseis peças ainda estão disponíveis para vendas. “Dessas peças, vamos desencadear outra exposição, de fotografia destacando a multiplicidade de cada peça trabalhada. Este é um novo projeto que estou desenvolvendo”, revela.
Sobre o artista
Nascido na Bahia, Daniel de Rocha trabalha com modelagens de esculturas em argila há aproximadamente 35 anos, quando trabalhou no município de Pimenta Bueno, localizado em Rondônia, onde realizou sua primeira exposição. Em sua primeira exposição, chamou a atenção com sua habilidade.
Nascido na Bahia, Daniel de Rocha trabalha com modelagens de esculturas em argila há aproximadamente 35 anos, quando trabalhou no município de Pimenta Bueno, localizado em Rondônia, onde realizou sua primeira exposição. Em sua primeira exposição, chamou a atenção com sua habilidade.
Em 2010 realizou sua primeira exposição no Amapá, onde mora atualmente, no Centro Cultural Franco Amapaense. “Expressões” é a sua segunda exposição no Estado, e essa identidade do abstrato foi encontrada logo na infância, segundo o artista. “Quando morava em Salvador (BA), trabalhava com badofes, que é o reaproveitamento de verduras e legumes e a medida que eu fazia na feira livre, em cima de um caixote de tomate, eu via formas. Quando comecei a trabalhar com barro, me recordei sintomaticamente das expressões. Vendo essa infância, minha arte vem dessa busca de imagens e conceitos”, explica.
Após alguns anos, o artista dedicou-se as artes cênicas e se afastou da cultura e essa exposição marca o seu retorno às origens. Ele também é um dos fundadores do Grupo Teatral Marco Zero, existente há 27 anos no Amapá, que oferece, de forma gratuita, oficinas de teatro de rua, circense e bonecos, onde crianças e adultos participam.
“Fazer uma exposição dessas no meio do mundo, no monumento do Marco Zero do Equador,tem uma grande significância para mim. Minha família fundou o Grupo Marco Zero, inspirado nesse monumento. Expor nesse monumento é algo fantástico pois é uma relação muito especial. O monumento é uma estatueta, então é perfeito”, diz.Durante a abertura, ocorrerá a participação de grupos teatrais, estátuas vivas, e outros artistas.
Serviço
Exposição “Expressões” de Daniel Rocha
Data: 07/11 às 17h (abertura) até o dia 21/11 das 8h às 18h e sábados e domingos
Local: Monumento Marco Zero do Equador (Rodovia Juscelino Kubitschek)
Classificação: Livre
Contato: 99123-7864 / 991294706

Nenhum comentário:
Postar um comentário