sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Atleta de Ponta


Kleber do Espírito Santo dos Santos - Ciclismo


Reinaldo Coelho


Mostrando para a nova safra do ciclismo amapaense que está com todo o gás, Kleber dos Santos, venceu na  Máster 30-39 anos na tradicional Corrida Ciclística Antônio Assmar em sua 37ª edição que reuniu atletas de vários estados para disputar o título de 2015. Em 2012 o ciclista ficou em 4º e 5º lugar nas categorias Elite Local, e na elite Mountain Bike.
 A corrida aconteceu em um circuito na Orla do Santa Inês que teve como vencedores os atletas Kaik Gonçalves e Odilene Chucre. Os primeiros colocados de cada categoria somaram pontos para o ranking nacional.

Trajetória

Entrar para prática esportiva, conseguir e manter um lugar de destaque é uma tarefa difícil; mas se houver a motivação e o esforço do atleta, com certeza, ele será merecedor de tais benefícios.
O Atleta de Ponta desta semana vem do ciclismo desde os 17 anos; ele foi destaque nas competições no ano passado, e este ano começou muito bem consegui a medalha de ouro, Master A, na Corrida Antônio Assmar.



Kleber do Espírito Santo dos Santos, 33 anos, é da Equipe Santos, e sempre competiu pelo Amapá. Ele conta que o amigo lhe deu todas as dicas sobre o treinamento, os posicionamentos na bicicleta.
 "Tudo começou na categoria iniciante quando um amigo meu me convidou para assistir ele competir; o Delson Belém, muito conhecido no Mountain Bike”, destaca.

Modalidades do ciclismo

O atleta de ponta passou por todas as categorias do ciclismo. Segundo ele, a mudança de modalidade foi pelo desgaste físico: "Comecei a gostar do treinamento do Speed porque é menos desgastante que o Mountain Bike. A gente entra nas estradas, cai e se bate muito. Fui para o ciclismo olímpico, onde eu tinha mais chances de viajar para participar em competições pra fora".


Na Categoria Elite Nacional, e enfrenta bastantes dificuldades: "Tive que treinar bastante para chegar ao topo e competir com os melhores. Eu consegui, mas depois comecei a cair, com muitas dificuldades, com alimentação, patrocínio e material da bicicleta; infelizmente, tudo isso sempre existiu".

Patrocínio bateu em sua porta

Através de suas vitorias chamou a atenção do empresário de vigilância Luciano Marba, um dos grandes investidores no esporte amapaense em todas as modalidades.

 
"Conheci o Luciano Marba, da LMS, que me deu uma oportunidade de emprego. Fiz um curso de vigilância, e até hoje tenho o patrocínio dele, me ajuda muito, há mais de cinco anos. Já subi de cargo na empresa, e continuo no esporte, não larguei. Meus afazeres não interferem. É muito trabalho, mas sei dividir as coisas; tem hora do trabalho e do esporte", revela nosso atleta de ponta, que trabalha de madrugada e treina diariamente à tarde, "80km é a média", disse.


Competições
Kleber tem uma meta vencer a Corrida Macapá Verão, que sai de Ferreira Gomes para chegar à Fazendinha, é uma competição muito dura e difícil; a prova mais longa do Brasil. “Eu tento ganhá-la há seis anos; e no ano passado, cheguei entre os 10 primeiros".


Liderança

Nesses vários anos de ciclismo, Kleber conseguiu reconhecimento por seu trabalho e desempenho no ciclismo  "Tive que melhorar os equipamentos e a alimentação, acordar mais cedo. É muito difícil. Há quatro anos, corremos em conjunto, com 5 ou 4 atletas, e cada um tem sua função na prova; trabalhamos para a equipe ganhar. Quando a competição é Mountain Bike, logo me chamam para liderar".


Ele finaliza aconselhando quem deseja praticar o ciclismo: "Que a pessoa comece no esporte com disciplina. É essencial. Se ela começar assim, com certeza, no futuro, ela terá bons resultados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...