sexta-feira, 13 de março de 2015

ATLETA DE PONTA


  Fábio Machado - Judoca

O princípio da educação, respeito, humildade e o principal FAMÍLIA, resume o que vivemos quando estamos encima do DOJO.

Reinaldo Coelho

O conceituado Clube de Faixa Preta prestou uma homenagem ao judoca Fabinho do Judô colocando-o como “um dos principais e mais técnicos atletas de judô do Amapá completa esse mês 15 anos da sua graduação de faixa preta, Fábio Machado ou simplesmente Fabinho do Judô, 31 anos, é respeitado e considerado o melhor atleta que já representou o judô amapaense”.
 
Essa homenagem de se deve as conquistas de grande atleta amapaense, que é um dos medalhistas nas competições de sua modalidade por uma temporada, pois foi atuar como técnico e empresário fora do Dojo. “Graças a Deus hoje eu estou à frente do meu próprio clube, o Clube de Judô Fábio Machado, e já obtive alguns resultados positivos com a Nubia Guedes e outros atletas, foi uma das minhas principais vitórias pessoais e agora pretendo volta às competições com força total, acredito que ainda tenho algumas medalhas a conquistar para o Amapá".



Reforça que está formando campeões, “mas estou me programando pra voltar às competições ano que vem. Além disso, pretendo colocar um atleta do meu clube rumo à seleção olímpica brasileira de judô”, afirma.

Trajetória

Fábio Machado é mais conhecido nos meios desportivos como Fabinho do Judô, isso dá a ideia da importância dessa arte marcial na vida desse atleta de ponta que iniciou aos sete anos de idade, na Academia Judô Clube do Amapá, com o mestre André Santiago, Judô Amapaense.


“No início era só brincadeira, mas aos 09 anos de idade fui descobrir a minha verdadeira paixão pelo judô. Fiz minha primeira viagem rumo Campeonato Brasileiro, no Estado de Santa Catarina no ano de 1992, conquistando a primeira medalha de Bronze e que guardo até hoje, continuei no judô mesmo sem saber o que o destino tinha guardado pra mim”.

Continuando sua reminiscência ele destaca os Jogos Universitários. “Em 2009 ganhei a primeira medalha olímpica para o estado do Amapá em olimpíadas universitárias, conquista inédita para nosso estado. Essa é uma das competições mais forte e de alto nível no Brasil, por esse motivo me sinto feliz e honrado de ter sido o primeiro a conquistar duas medalhas consecutivamente. Agradeço aqueles que direta ou indiretamente me apoiaram”.


Mas o destino sabia o que vinha pela frente deste grande atleta e as conquistas foram de muitas, medalhas, títulos, e assim foi quebrando seus próprios recordes.

“Fiquei 10 anos sem perder uma competição dentro do estado, tenho vários títulos de melhor atleta do estado, tenho um troféu do Ippon (Proteção perfeita do judô), mas rápido da competição, segundos de luta, na Copa Baeta no Estado do Pará 2002, o único judoca Atleta do Estado à conduzir a Tocha Olímpica do PAM RIO 2007, ganhei o Troféu do segundo Ippon mas bonito na COUPE AIR FRANCE DE JUDÔ - FRANÇA 2010, tenho 20 Títulos Amapaense. Tive a oportunidade de ganhar a primeira medalha e ser o único atleta amapaense, até agora, á conquistar duas medalhas inéditas consecutivamente em Olimpíadas Universitária JUB'S Fortaleza -CE 2009 e Blumenau - SC 2010.


O Judoca ressalta que esse feitos foram devidos a oportunidade do seu patrocinador e amigo Leury Salles Farias quem deu todo o suporte durante seus anos de treinamentos, no maior centro de treinamento de judô do Brasil Projeto Futuro São Paulo. “Foi lá que conheci, aprendi e treinei com os melhores atletas da seleção do Brasil, como o meu amigo Breno Alves que espero que esteja nas Olimpíadas 2016, Alex Wilian Pombo Silva. Além de um dos atletas mais técnicos do judô brasileiro Alexandre Lee com quem aprendi muito nos treino, Felipe Costa essa cara fora de sério, só queria me espancar nos treinos, mas ele só queria meu melhor obrigado, Aline Puglia nunca esqueço dos suas energias positivas no tatame e seus gritos VAI CEARÁ o apelido que ganhei, Allan Bruno Bufolin Alves, Sensei Hitoshi quem me levou pra treinar em SP, realizando assim meu sonho, Sensei Chico Do Judô que me oportunizou de treinar nesse grande seleiro que e o judô paulista , Sensei Hathiro, Sensei Alexandre Garcia. E eu não poderia deixar de falar do meu ídolo o Rei do Ippon Tiago Camilo, uma pessoa sensacional com quem aprendi’.

Fabinho do Judô ainda destaca que hoje deve muito a esses amigos e orientadores e que esses 15 anos de Faixa Preta todos foram importantes nessa caminhada e que continua com mais pessoas. “Gostaria de agradecer meus patrocinadores. Fabiano Gonzales (Mídia Mix), Sheila Santos (Nutri power a melhor loja de suplementos do estado), Patrick Monte (Monte Casa e Construção) ,Sara Núbia grande incentivadora do esporte amapaense, Yuri Pelaes grande amigo sempre buscando melhorias pro esporte Amapaense. Enquanto Deus for meu chão, não há quem me derrube”.

Fruto do trabalho de técnico

A atleta judoca Núbia Guedes aparece entre as melhores judocas no Brasil, segundo a listagem divulgada pela Confederação Brasileira de Judô a atleta foi convocada para SELETIVA - PROJETO RIO 2016 - ETAPA II, quando apenas sete atletas convocadas e a amapaense estava entre elas.

Treinada pelo técnico e professor Fábio Machado falou na época sobre a conquista da atleta "Fico feliz com a oportunidade de convocação, todos do Clube de Judô Fábio Machado estamos empenhados no crescimento dela e de todos os judocas de nossa equipe, ela é o exemplo a ser seguido, acreditou no trabalho que estamos fazendo, tenho uma base do Judô Paulista e passei pra ela alguns detalhes que fazem a diferença, não temos como negar o talento que ela tem, mais sua força de vontade, garra e determinação também foram fundamentais para essa conquista, agora é buscar o próximo objetivo que é entrar para seleção brasileira e se tudo der certo participar da Olimpíadas do Rio em 2016" comentou o Sensei Fábinho do Judô.
A judoca veio de conquistas nacionais como Vice-campeonato Brasileiro Sub-23 na cidade do Rio de Janeiro e o Vice-campeonato Brasileiro Sênior em Manaus, todos na categoria ligueiro (-48kg), Núbia já se tornou referência quando o assunto é judô amapaense.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...