sábado, 30 de maio de 2015

Atletas de Ponta


Na premiação dos melhores do ano com o melhor dos melhores que sempre ta do nosso lado nas vitórias e nas derrotas
Júlio Vilhena – Judoca














REINALDO COELHO

Esta semana estaremos confirmando a trajetória de um ‘Atleta de Ponta’, – destacado por essa editoria em 2012, – Júlio Vilhena, atleta de artes marciais o Judô, uma modalidade que tem enriquecido o Amapá de medalhas.
Mais uma vez, o faro do ‘Tribuna Amapaense’ vem sendo confirmado. Júlio de Oliveira Vilhena é medalha de ouro no Brasileiro Sub-21, na categoria Ligeiro, no ‘Campeonato Brasileiro Sub-21’, em Recife (PE). Além de Júlio, a atleta Itacyara Lemos também subiu no pódio e ficou com o terceiro lugar.
Para conquistar a tão sonhada medalha de ouro, Julio Viana, 20 anos, teve que vencer quatro lutas para poder subir no pódio e soltar o grito de campeão. Com o resultado, agora Julio é o número 2 do ranking nacional na categoria 60 kg.
Em sua página na rede social Facebook, o amapaense agradeceu ao técnico Ronildo Nobre, à família, aos conterrâneos que torceram por ele e revelou que não teve muito tempo para treinar.
“(...) É com muito orgulho que levo esse título para o Estado do Amapá e mais uma para Clube de Judô Ronildo Nobre. Obrigado Sensei Ronildo por pelo menos um segundo não desacreditar de mim, te amo demais paizão e só Deus sabe o esforço que fiz pra conquistar essa almejada competição apesar do pouco tempo que tive para me preparar. Obrigado a todos que torcem por mim”, escreveu Julio Vilhena.

Como tudo começou

Júlio de Oliveira Vilhena é judoca pela Academia Ronildo Nobre, em Santana, um celeiro de onde nascem grandes atletas das artes marciais, e é considerada uma das melhores academias da Região Norte e Nordeste do país.
O atleta praticava outros esportes antes de conhecer o judô, e foi através de um simples convite de amigos que iniciaram nessa jornada. Para Júlio, foi amor à primeira vista: "há seis anos, eu já jogava futebol em escolinhas. Eu entrei por acaso, não imaginava que eu ia chegar tão longe. Um colega que já fazia judô me convidou para o ver treinar, gostei e comecei a praticar também".
"Minha primeira competição foi com 2 meses de judô, no Campeonato Amapaense de 2007. Fui campeão, e foi esse título que fez com que eu tivesse mais incentivo de continuar no judô", descreve Júlio. Ele afirma que – "o judô me chamou mais atenção quando comecei a participar das competições e viajar". E assim foi: as viagens começaram a aparecer e, com eles, resultados de tanto esforço e dedicação.
O judoca foi três vezes ao Campeonato Regional e foi o campeão de 2012; em 2011, fez sua primeira participação no Campeonato Brasileiro, onde garantiu o vice-campeonato e de onde ganhou a oportunidade da bolsa atleta; ele participou também dos Jogos Escolares Nacionais em 2011 e 2012, garantindo o bronze nas duas competições, pela Escola Estadual Barroso Tostes. De lá para cá foi só sucesso.
Todo esse sucesso também teve o apoio da família. Júlio nunca foi impedido de praticar qualquer esporte. “Quanto mais à gente pensa que o nosso sonho está longe, mais perto ele pode estar", finaliza Júlio.

Do outro lado da medalha



Sobre a possibilidade de poder disputar as Olimpíadas ele diz “primeiramente a minha meta são os treinos cada vez mais intensificados para poder chegar as Olimpíadas em 2016”, finaliza Júlio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...