sexta-feira, 12 de junho de 2015

A Semana: 13 a 19 de junho de 2015




A Semana: 13 a 19 de junho de 2015

Texto: Edgar Rodrigues


Sábado –13 de Junho

1621 – O rei Filipe III (da Península Ibérica) cria o Estado do Maranhão, compreendendo as terras do Ceará, do Maranhão e do Grão-Pará.

1896 – É instalada, em sessão especial, a intendência da Vila de Amapá, após o período de agitação provocado pela invasão francesa, e a formação do Triunvirato.

           1905 – A situação da Igreja Católica no Amapá é motivo de preocupação para o bispo de Belém que, em cartas endereçadas ao vigário da Paróquia de São José de Macapá, esclarece que “nenhuma congregação quer vir evangelizar as terras do Amapá, principalmente por causa da ameaça de doenças tropicais como a malária”.

Domingo – 14 de Junho

1637 – O rei de Castela, Felipe IV, cria a Capitania do Cabo do Norte, doando-a a Bento Maciel Parente. A capitania compreendia área desde o Oiapoque ao Rio Paru (Jenipapo, em Almeirim). É a primeira denominação legal das atuais terras do Amapá.

1920 – Em seu primeiro relatório, o chefe da Comissão de Povoamento de Oiapoque, Gentil Norberto, já notava que, apesar de composta de 60 pessoas, e de haver trabalhado nos piores dias do ano, não houve óbito algum em Oiapoque, tendo sempre os casos de febre cedidos a simples aplicação de quinino em altas doses. De onde se concluía que as críticas à região eram sempre exageradas.

1947 – Pelo decreto governamental nº. 59 é criada a Escola Isolada Mista de Lago Novo.

Segunda Feira – 15 de Junho

1895 – Faustino Antonio de Mello, habitante da região contestada do Amapá, relata ao jornal A Província do Pará como escapou das autoridades francesas e as humilhações sofridas durante o tempo em que esteve preso, juntamente com seus companheiros, no decorrer da invasão francesa ao Amapá.
Escola Graziela Reis de Souza transfor mada em Centro de Educação Profissional em 2006.


1953 – O repórter Teixeira Soares, do Jornal do Commercio, comenta sobre a administração de Janary Nunes no governo do Amapá.

1961 – É fundado o Centro de Estudos Lélio Silva, pelo médico João Gomes, para pesquisa da vida científica do Amapá, através de conferências, visando solucionar problemas referentes às enfermidades tropicais amazônicas.

1968 – Munícipio de Amapá – É inaugurado o Ginásio Normal Rural de Amapá, pelo governador Ivanhoé Gonçalves Martins.

2006 – O governador Waldez Góes, através de decreto, transforma o Centro Interescola Professora Graziela Reis de Souza, em Centro de Educação Profissional (CEP), subordinado à Secretaria de Estado da Educação, com gestão compartilhada da política de ensino com a Secretaria de Saúde, para oferecer cursos nas áreas de Saúde e Meio Ambiente, com o objetivo de formar jovens com profissão nas áreas especificas da Saúde.

 
Escola Irineu da Gama Paes, inaugurada em 1990.
Terça Feira – 16 de Junho

2005 – IEPA recebe o Premio Finep de Inovação Tecnológica para pesquisas sobre a vela do Uricuri, desenvolvida pelo Instituto. O FINEP é vinculado ao Ministério da Ciência e da Tecnologia.

            1978 – 37 anos de aprovação, pelo bispo d. José Maritano, do Pequeno Carmelo de Santa Terezinha de Florença, em Macapá, que foi instalado em 16 de fevereiro de 1975.


Quarta Feira – 17 de Junho

1633 – O cardeal de Richelieu (Armand-Jean du Pressis, ministro do rei francês Luís 14), autoriza a organização de uma comissão de comerciantes franceses para a constituição de uma companhia de comércio no Cabo do Norte.

1881 – Nasce em Macapá, o médico Acelino de Leão Rodrigues, filho de Gregório Rodrigues e Maria Gil de Leão Rodrigues. Acelino foi médico sanitarista, escritor e membro da Academia Paraense de Letras.

1949 – Instala-se em Clevelândia do Norte, o Pelotão de Fuzileiros Independentes de Oiapoque.
 
Integrantes da Associação Folclorica Berço do Marabaixo fundada em 1998

Quinta Feira – 18 de Junho

1895 – O Jornal do Commercio, do Rio, publica nesta data notícias a respeito do governador da Guiana Francesa, Mr, Charvein, que toma a atitude de enviar um telegrama ao ministro da Marinha, noticiando versões completamente diferentes sobre Francisco Xavier da Veiga Cabral (Cabralzinho) e sobre o que ocorreu em 15 de maio de 1895, quando tropas francesas ao comando do capitão Lunier invadiram o Amapá.

1944 – Pelo decreto nº. 16, o governo do Amapá cria escolas isoladas mistas em Mazagão (Santa Maria, Camaipi e Maracamirim).

1990 – É inaugurada em Macapá, no Bairro Congós, a Escola Estadual Irineu da Gama Paes.


Sexta Feira – 19 de Junho

1688 – O governador de Cayenne, François Lefebve de La Barre, irmão do criador da colônia, envia Pierre de Ferrolles para reconhecer a costa atre o fortaleza de Cumaú. Partindo de Ouia num bergantim (pequena embarcação) e duas canoas, Ferrolles explora o Approuague, o Oiapoque e o Caciporé. Aí deixa o bergantim, continuando com as duas canoas. Pelo Maiacari ele penetra até o Macari.

1998 – É fundada em Macapá a Associação Folclórica Berço do Marabaixo da Favela.

2006 – Construção do prédio do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) Superfácil em Santana. Com adaptação de um antigo prédio da Icomi, que funcionava como depósito de cargas da Estrada de Ferro do Amapá, o prédio foi totalmente reformado e adaptado para o funcionamento da instituição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...