sexta-feira, 3 de julho de 2015

ATLETA DE PONTA



Milton Tayson Castro Gonçalves
Jiu-Jitsu Esportivo



Reinaldo Coelho

O menino Milton Tayson tinha três anos quando teve que decidir: tatame ou gramado?  Escolheu tatame e a escolha foi acertada, pois aos cinco anos de idade ostenta no peito a medalha de Campeão Sul Americano de Jiu-Jitsu Esportivo, evento ocorrido em Belém (Pará), no período de 19 a 21 de junho.
Começou a exercitar o Jiu-Jitsu por indicação do pai, também praticante desta importante arte marcial, dentro do projeto social: FILHOTES - LUTANDO PELO FUTURO, idealizado pelo professor e faixa preta Amerson Leão, da Academia Cova do Leão. O idealizador do projeto social foi seu primeiro técnico e o acompanha até hoje.


Além do Jiu-Jitsu, Milton tem outra arte marcial no currículo o Judô, no caso do judô ele é treinado pelo professor faixa preta de judô, Jacinaldo (Turu), que por conseguinte é aluno do Ozelio Silva, faixa Coral de Judô e tradicional mestre amapaense.
Frequenta a Escola Municipal de Educação Infantil Janice Palmerim, no distrito de Fazendinha, onde esta no segundo período. É filho de José Milton Afonso Goncalves (desempregado) e Cínara Araújo de Castro, ele nasceu no dia 26 de agosto de 2009, no Distrito de Fazendinha, mas precisamente no Bairro Vale Verde, Avenida Primavera, 18.



A prática esportiva é incentivada principalmente pelos pais, pelos professores, pois hoje a situação não esta fácil, principalmente para lazer e diversão, sendo a academia um local onde é possível praticar um ao mesmo tempo em que disfruta de um local social, tornando o esporte uma diversão também para as crianças.
De acordo com o seu pai e torcedor, a vantagem de praticar um esporte, está principalmente ligadas a saúde e ao condicionamento físico. "Além de que a modalidade praticada por ele envolvem uma filosofia de vida, que visa transformar o atleta em um cidadão de bem, que pratica boas maneiras, principalmente o respeito aos mais velhos".
A precocidade de Milton Tayson como atleta competitivo se deve a dedicação e principalmente a oportunidade de poder participar dos campeonatos locais, regionais, nacional e internacional com chance de ser campeão, poder representar o Estado e o município, a Academia poder mostrar o seu poder no jiu-jitsu.

Trajetória
 Milton Tayson já foi Vice-campeão amapaense, Campeão da Copa Kids, Campeão Norte Brasileiro, e a última conquista é o Sul-Americano de jiu-jitsu esportivo. Todos esses títulos foram conquistados na  categoria dele que é a Pré-mirim peso PLUMA, para crianças ate 6 anos, mas como não tem muitas crianças nessa categoria, ele luta na categoria a cima Mirim, que é para crianças de sete e oito anos. Ele é faixa cinza de jiu-jitsu e faixa azul de judô


 Projetos futuros
O atleta marcial Milton Gonçalves, genitor de Milton Tayson tem a intenção levar o jovem campeão apar participar do Mundial de jiujitsu que acontecerá no mês de julho, em são Paulo, e se fosse campeão levar a outros eventos fora do Brasil. Como medalhista no Sul-Americano, Milton Tayson já está credenciado a participar no mundial, mas o pai não sabe se haverá essa chance. "As passagens são caras, não temos recursos. O jiu-jitsu no Amapá ainda caminha muito sem apoio. Vou correr atrás para conseguir, mas é difícil".

 Patrocinadores
O atleta marcial até o momento não tem patrocinadores, quem tem arcado com as despesa sozinho é seu pai, mas está procurando esse importante apoio. "Graças a Deus tenho conseguido manter uma alimentação adequada, a base principalmente de leite e seus derivados, ele não utiliza nem um tipo de suprimento, ate porque nunca pude levar ele em um nutricionista", lamenta Milton.

Apoio Técnico
O primeiro e único técnico e apoiador ele é funcionário do Estado, professor de História. Pós-graduado em Educação Física.Um dos pioneiro do Jiu-jitsu no Amapá é Responsável pelo projeto Filhotes - Lutando pelo Futuro, gerencia pelo menos dez polos no Amapá, sendo: Fazendinha; Vale Verde, Trem, Santana, Marco Zero, Jardim, Santa Rita, Ferreira Gomes e Amapá, no caso o professor mora hoje no Amapá.



SERVIÇO

Empresários e pessoas interessadas em apoiar o pequeno Milton Tayson, em sua jornada nas artes marciais, podem contatar o pai dele, José Gonçalves, pelo telefone: 99113-6691.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...