quinta-feira, 16 de julho de 2015

DE TUDO UM POUCO



Os contratos empresariais vs CEA vs procurador jurídio – I

A evolução humana trouxe consigo a oportunidade do aprimoramento do ser humano, destacando-se entre seus valores o da compreensão dessas mutações. Ao gênero humano foi concedido o privilégio da razão, viés que nos leva ao conhecimento e que por sua vez ao encontro da sabedoria. Esses três predicativos são a razão da inteligência, dependendo sua aplicabilidade, das formas que a ela devemos dar. A razão, sem ser um direito de ter, é mais que impulsão alavancadora de saberes, para tornar-se a razão da justa consciência humana.
Há um ditado popular que diz: "dar razão a quem tem", não significa somente dar-lhe o direito, mas fazê-lo conhecer dos direitos a ele inerentes. Por isso, através deste artigo, quero dar razão a quem de direito, para conhecimento de todos quantos não sabiam, nunca desejaram saber, mas é preciso que saibam.
São três os pilares mestres de assentamento da Rádio Difusora de Macapá:
1 - O Institucional. A RDM é uma Autarquia estadual, criada por Lei específica nº. 0338 de 16 de abril de 1997, e regulamentada pelo Decreto Estadual nº. 1367, de 26 de abril de 2000. Sua natureza jurídica é de Direito Público, vinculada ( não subordinada ) ao Gabinete Civil do Governo do Estado ( não ao Governador ), com patrimônio e receita próprios, e autonomia administrativa e financeira ( art. 2º do Estatuto Social ). Sua missão consiste em "formular, executar e coordenar a política de comunicação de radiodifusão para o Estado; estabelecer estratégias de comunicação, a fim de viabilizar informação de todos os segmentos que se fizerem necessários para o desenvolvimento do Estado..." (art. 3º do Estatuto Social ). Essa tarefa está sendo efetivada  pela Administração 2015, desde janeiro, sob a direção do jornalista Roberto Coelho do Nascimento (nome de batismo ), mais conhecido por Roberto Gato.
A qualificação profissional do Diretor, traduz-se do ditado "a pessoa certa, para o lugar certo", vez que sua visão da sistemática da comunicação deve prender-se, exclusivamente, ao cumprimento da missão estatutária, direcionando-a para o desenvolvimento de suas ações específicas, através da evolução tecnológica e das modernas formas de comunicação.
2 - O Social e Profissional. Como o corpo humano que funciona na plenitude de seus membros e órgãos, também podemos considerar que a empresa RDM é um corpo vivo, funcionando na plenitude de seus membros - os servidores, e de seus órgãos - a Diretoria, suas Divisões, Unidades e Setores. São os servidores, em todos os níveis, que impulsionam essa máquina e mantém viva, trabalhando, produzindo, levando e recebendo notícias, fazendo comunicação interpessoal (princípio da impessoalidade), dando visibilidade à sua missão institucional.
A unidade interna que nos mantém ligados ininterruptamente é alicerçada pela socialização de conhecimentos e talentos, na troca de experiências ou dos momentos de lazer, de descontração, do fortalecimento da amizade, sem faltar ao respeito hierárquico. A outra meta é a formação e qualificação profissional ministrada a cada servidor destro de sua especificidade, isto é, do ‘Atendente de Portaria’ ao ‘Diretor’, a fim de que desenvolva suas atividades com eficiência, qualidade e responsabilidade.
3 - O Empresarial. Como  preceitua seu Estatuto, esta Autarquia está vinculada á "atividade empresarial  específica de comunicação", prestando serviços à sociedade através do programa "Alô, Alô Amazônia", em Macapá e Santana, e dos contratos de publicidade firmados com empresas locais, anunciando seus produtos, bens e serviços. Esta é a fonte de recursos próprios que reforça o Orçamento Geral. É de pouca monta, mas bem administrado e aplicado essencialmente na manutenção da empresa;na formação profissional dos servidores; no custeio de ações sociais de confraternização interna ou de assistência social à pessoas carentes que buscam a satisfação bens materiais.
Este é, em síntese, o perfil desta empresa, que é composta por técnicos e profissionais, sem ideologia política ou cor partidária. Quem quiser comprovar, faça-nos uma visita. Esta é a RÁDIO DO POVO, e quem assim não entender é por que não é parte do povo.


Para reflexão semanal: "Seja diferente, fazendo a DIFERENÇA".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...