sexta-feira, 2 de outubro de 2015

DESPORTO




Desporto do IFAP
Ginásio Poliesportivo mais moderno é inaugurado






Reinaldo Coelho

Os atletas do Instituto Federal do Amapá (IFAP), campus Macapá, e os desportistas amapaenses, estão vibrando com a nova estrutura esportiva entregue pela reitoria do Instituto, o Ginásio Poliesportivo, adequado para a prática de várias modalidades esportivas coletivas, como basquete, futsal, handebol e vôlei. As dependências ainda comportam salas integradas para artes marciais, ginástica, tênis de mesa, sala de desporto, xadrez, musculação e dança.

Essa nova estrutura esportiva que teve seu valor orçado em mais ou menos R$ 6 milhões deverá dar um folego aos Centros Desportivos do Estado que estão em situação precária e precisando urgente de obras de revitalização, muitos de uma nova roupagem.

O ginásio do IFAP tem as medidas oficias e instalação de tabela de basquete móvel hidráulica com cronômetro, traves de futebol de salão, placar eletrônico, alambrados, pintura e demarcação da quadra e plataforma de elevação para PNE. Além da quadra e das arquibancadas, haverá salas para atividades de aulas e atividades artísticas e tem capacidade para receber até 1,6 mil torcedores deve incentivar a realização de torneios esportivos no Estado.

A festa de inauguração teve ato solene, desfile, ginástica rítmica, música e, principalmente, jogos. Emanuel Alves de Moura, reitor do IFAP, lembrou que o projeto original do Ministério da Educação previa somente duas quadras esportivas cobertas para o campus Macapá, mas como professor de Educação Física ele pensou em algo que projetasse o IFAP para o futuro, surgindo a ideia de um ginásio de alto nível. “Esse é o melhor ginásio do Amapá e muito provavelmente o melhor do Norte do país”, certificou o presidente da Federação Amapaense de Voleibol, Alaor Fonseca.

Fazendo parte da inauguração foram iniciados os primeiros jogos esportivos do local, com partidas de basquetebol masculino e futsal feminino, com times de estudantes, e futsal masculino, com equipes de servidores da Reitoria e dos campus do IFAP.

Disputas internas e regionais

Segundo Samyr Ferreira, professor de educação física do IFAP, antes do ginásio, as aulas eram em lugares improvisados e basicamente exploravam a matéria de forma teórica. A partir de agora estão focados na realização de competições internas e nos Jogos dos Institutos Federais (JIFS).

A princípio estaremos promovendo entre os campis do Estado. Já pensamos na possibilidade de ser sede dos Jogos Regionais e quem sabe também do nacional. Começaremos imediatamente com as aulas de educação física, entre 13 e 17 de outubro temos os jogos regionais que acontecerão em Porto Velho [Rondônia], então precisamos treinar as equipes que irão viajar e no nosso retorno iniciaremos com os jogos de integração entre os alunos e um torneio para os funcionários”, contou o professor.

Atividades externas


Além de atividades para o público interno, a quadra poderá ser utilizada para outras competições, desde que se encaixe no cronograma do Instituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...