Rodovia Duca Serra
Alargamento, uma melhoria para o tráfego.
A
ação é um procedimento a curto prazo na rodovia e que será base para o projeto
de duplicação da Duca Serra.
Reinaldo
Coelho
Da
Editoria
Quem trafega pela Rodovia Duca
Serra nos horários de pico, 7 da manhã, meio dia e 18 horas, enfrenta
congestionamentos que chegam a mais de 3 km, principalmente, entre o
entroncamento do comando do 34º Batalhão de Infantaria e Selva (3º BIS), no
Bairro Nova Esperança, e o Bairro Marabaixo I. Em muitos momentos o trânsito
fica muito lento e às vezes chega a parar, geralmente quando existem acidentes
pelo caminho. As filas chegam a ultrapassar os 6 quilômetros.
Nos últimos anos, no entorno
Duca Serra, aconteceu o surgimento de diversos loteamentos e automaticamente o
aumento populacional dessa região, paralelo a existência de várias instituições
de ensino (escolas, faculdades) localizadas na rodovia tem como consequência o
aumento do tráfego de veículos automotores, ciclistas e pedestres, o que fez
aumentar os transtornos para os usuários da estrada, em particular para os
moradores da zona oeste de Macapá e do município vizinho, Santana, que
enfrentam diariamente longos congestionamentos além de frequentes acidentes,
muitos com vítimas fatais.
Para os moradores da Zona Oeste
da cidade, que trabalham ou estudam em outras áreas da capital, o
engarrafamento tem sido um problema constante. À medida que o tempo passa, a
agonia dos motoristas se torna aparente, pois eles começam a trafegar pelo acostamento,
o que causa mais transtornos e estresse aos que aguardam horas na fila.

A duplicação da rodovia Duca
Serra é a solução técnica, porém na última semana o governo estadual, através
da Secretaria de Estado de Transportes (SETRAP), iniciou as obras de
alargamento da Rodovia Duca Serra. A ação, que começou no sábado (20), vai
proporcionar melhoria no tráfego de veículos em ambos os sentidos da via que é
rota de acesso para bairros da Zona Oeste da capital e para o município de
Santana.
Serão aproximadamente três
quilômetros e meio de intervenção, que inicia no trecho próximo a Associação
Atlética Banco do Brasil (AABB) até a entrada do Bairro Goiabal. O alargamento
da pista será em torno de três metros em ambos os sentidos.

O serviço está sendo executado
pela própria equipe técnica da SETRAP e tem prazo para conclusão de 45 dias.
Ele consiste na raspagem e compactação da base dos trechos que serão ampliados
e, posteriormente, receberão asfaltamento.
O trabalho visa melhorar o
fluxo do trânsito, principalmente nos horários de maior movimento. Para o
motorista Ivo Soares, que trafega na rodovia diariamente, a iniciativa vai dar
mais agilidade no tráfego. "Essa
rodovia precisa passar por isso mesmo, pois é difícil andar aqui nos horários
de pico. Esperamos que o resultado seja satisfatório", argumenta.
Jorge Amanajás explica também
que a ação é um procedimento a curto prazo na rodovia e que será base para o
projeto de duplicação da Duca Serra. "Estamos
fazendo as tratativas necessárias para fecharmos este projeto definitivo. Nossa
intenção é que a licitação do trecho inicial seja feita ainda este ano",
conclui.
Com referência a execução do
projeto original de duplicação, o secretário Jorge Amanajás ressalta que o
projeto está sendo reavaliado visto que já existem muitos problemas em relação
à faixa de domínio e um crescimento muito grande de condomínios e bairros que
fazem parte desse trecho da rodovia.
Quanto a duplicação a ponte que
corta a Lagoa dos Índios foi um dos problemas encontrados pela equipe de
engenharia da SETRAP em um estudo foi feito para que a estrutura possa
acompanhar a largura da nova pista e, segundo ele, se for necessário a construção
de uma nova passarela ao lado.
“Nós já estamos avaliando esse trecho da lagoa para ver se é possível
fazer mais uma faixa para cada lado. Em relação à passarela, um técnico já está
avaliando para saber se ela suportaria o peso de veículos para saber se seria
possível a instalação dessas faixas”.
A obra prevê, além do alargamento da pista de
3,5 metros para cada lado, a sinalização vertical e horizontal e se for
necessário a instalação de semáforos. A duração da obra está estipulada em 45
dias, podendo ser prolongada devido às chuvas. Os serviços feitos incluem a
raspagem e compactação da base dos trechos que serão ampliados e,
posteriormente, receberão asfaltamento.
A duplicação
Na gestão do então governador Waldez Góes
(2008), através da Secretaria de Estado dos Transportes (SETRAP), foi concluída
a elaboração do Projeto de Duplicação da Rodovia Duque de Caxias que interliga
os municípios de Macapá e Santana.
No projeto as obras de duplicação contemplavam
serviços de pavimentação, drenagem e iluminação em todo o percurso da Rodovia.
Já estavam concluídos os Estudos e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA),
bem como o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). Os
investimentos previstos somavam o montante de R$ 80 milhões de reais.
Para o início das obras já estavam aprovados na
Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) recursos da ordem de mais
de 12 milhões de reais, oriundos de emenda parlamentar do ex-deputado Jurandil
Juarez (PMDB/AP). As demais fontes de recursos virão do Orçamento de
Investimentos do Governo do Estado e do Governo Federal.
A duplicação da Rodovia Duca Serra, faz parte do
Plano de Obras de R$ 1,6 bilhão lançado em setembro de 2015 pelo GEA, que prevê
em mobilidade urbana serão investidos R$ 144 milhões divididos nos municípios
de Macapá Santana, Mazagão e Laranjal do Jari. Apenas na capital serão mais de
50 quilômetros de ruas asfaltadas. As obras vão se concentrar principalmente na
Zona Norte com o término da Rodovia AP-070, além da revitalização dos
corredores de ônibus.
Os recursos foram conquistados através de
financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
(BNDES), Caixa Econômica Federal, convênios federais, emendas parlamentares e
contrapartida de 5% Tesouro do Estado.
Rodovia
Norte/Sul x Rodovia Duca Serra
A duplicação da Rodovia Duca Serra além de ser
uma obra que requer todo um cuidado de engenharia devido as questões de
ocupação ao longo do trecho desta rodovia, é uma rodovia de ligação que tem uma
conexão direta com o porto de Santana e que também faz um link com a BR 210,
tornando-se uma via de ligação de duas estruturas viárias extremamente
importantes, que é o porto e a BR-210. O projeto está pronto, e de acordo com a
SETRAP o que falta são alguns encaixes, como a Norte-Sul.

O então titular da SETRAP, engenheiro Odival
Monterrozo Leite, em entrevista a uma rádio local, informou que se fazia
necessário uma avaliação em cima das modificações que foram feitas no projeto,
“um projeto lindíssimo feito pelo
governador e que nós vamos adequar. É também um compromisso nosso concluir essa
via de ligação, da zona norte com a zona sul, mas também trabalhar em conjunto
com toda uma estrutura viária porque não adianta concluir a Norte-Sul sem
trabalhar a duplicação da Duca Serra, sem trabalhar outras alternativas viárias
para que essa mobilidade se torne dinâmica e a gente possa atender o usuário de
uma forma a contento”.
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