segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

DE TUDO UM POUCO

A CAMINHADA.

         Para se iniciar uma caminhada é necessário que aquele que esteja disposto a fazê-la tenha em mente as dificuldades que possam surgir pelo caminho, as paisagens que podem ser apreciadas, as pedras que possam ferir seus pés, as reflexões que podem ser geradas e, fundamentalmente, a certeza de que o triunfo da chegada vai depender da disposição do caminheiro de vencer as dificuldades do trajeto e da sensibilidade que lhe deu estímulo e força para a continuidade da caminhada, e a certeza de que o belo estará presente quando se tem por meta o crescimento interior.
         Para avançar na caminhada é preciso que o passo se desprenda do chão. Uma marcha, antes de ser uma simples caminhada, tem o sentido de seguir em frente, do crescer, do buscar possibilidades de ampliação de visão do mundo e, consequentemente, da exploração do conformismo interior que tantas vezes nos impede de crescer e de encontrar no outro aquilo que nos falta. Alguém só consegue caminhar e alcançar  a sua meta através de uma série de rupturas. Entretanto, não se pode parar, é necessário, sempre, que o próximo passo seja dado.
         Siga o rio da vida como se fora uma estrada, deixando-se levar pela esperança de encontrar a felicidade e, juntos, cantarem a alegria de viver feliz. Durante sua caminhada, às margens da estrada ou do rio, jogue sementes ao vento, para que na volta possas conhece-las pela beleza das flores e pelo gosto do fruto. Se por acaso não voltares, alguém ao ver as flores ou comer dos frutos, haverá de lembrar-se de que alguém, um dia, embelezou ainda mais a natureza e mitigou a fome do caminheiro.
         Se possível não caminhes sozinho por que a solidão poderá acomete-lo no caminho. Divida com alguém esse desejo de deixar-se levar mundo a fora ao encontro de sí mesmo, do seu interior espiritual, de Deus. Seja sensato e planeje cada passo a fim de uniformizá-los e assim possibilitar a harmonia entre um e outro empregando-se menor esforço físico e celebrando maiores conquistas.
         Como motivação a sua caminhada trago-lhe a reflexão a estória A LIÇÃO DOS GANSOS. Diz a estória :  Quando um ganso bate as asas, cria um vácuo para o pássaro seguinte. Voando numa formação em “ V “, o bando inteiro tem o seu desempenho 71% melhor do que se a ave voasse sozinha. Lição : Pessoas que compartilham  uma direção comum e senso de comunidade podem atingir seus objetivos mais rápida e facilmente. Sempre que um ganso sai da formação, sente subitamente a resistência por tentar voar sozinho e, rapidamente, volta para a formação, aproveitando a aspiração da ave imediatamente a sua frente. Lição : Se tivermos tanta sensibilidade quanto um ganso, permaneceremos na formação com aqueles que se dirigem para onde pretendemos ir e nos disporemos a aceitar a sua ajuda, assim como prestar nossa ajuda aos outros. Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na  formação e, imediatamente, um outro ganso assume o lugar, voando para a posição de ponta. Lição : É preciso acontecer um revezamento das tarefas pesadas e dividir a liderança. As pessoas, assim como os gansos, são dependentes umas das outras. Os gansos de trás, na formação, grasnam para incentivar e encorajar os da frente a aumentar a velocidade. Lição : Precisamos nos assegurar de que o nosso “ grasno “ seja encorajador para que a nossa equipe aumente o seu desempenho. Quando um ganso fica doente, ferido ou é abatido, dois gansos saem da formação e seguem-no para ajuda-lo e protege-lo. Ficam com ele até que esteja apto a voar de novo ou morra. Só assim, els voltam ao procedimento normal, com outra formação ou vão atrás de outro bando. Lição : Se nós tivermos bom senso tanto quanto os gansos, também estaremos ao lado dos outros nos momentos difíceis.
         Esse é o caminho que nos levará à escada de infinitos degraus. Onde ela está não sabemos mas devemos procura-la. Quando iniciar sua caminhada lembre-se de preparar seu corpo para enfrenta-la e, também, seu espírito, para que o acompanhe e esteja sempre com Você. Seu nome é Jesus, filho de Deus, nosso Criador.
         Dê uma passada de cada vez e não tenha pressa. Suba  degrau a degrau sua escada, olhando sempre pra cima, sem pressa.

         Desejo-lhe muita harmonia interior; paz no seu coração; saúde física e espiritual para comemorar a alegria da chegada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...