Profissionais passam por capacitação
para atuar nas Escolas em Tempo Integral
Capacitação é promovida pela Seed em
parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação.
Os 141 profissionais que atuarão nas
oito unidades escolares em tempo integral no Amapá iniciaram, nesta
segunda-feira, 27, o curso de formação Inicial. A capacitação é promovida pela
Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da Coordenadoria de
implantação do Ensino de Tempo Integral, em parceria com o Instituto de
Corresponsabilidade pela Educação (ICE). A programação encerra na sexta-feira,
31.
O curso está sendo realizado no
Centro Integrado de Formação Profissional em Pesca e Aquicultura do Amapá
(Cifpa), em Santana. As atividades são promovidas nos horários da manhã e
tarde. Durante a abertura da programação, a secretária de Estado da Educação,
Goreth Sousa, apresentou a logo da nova modalidade de ensino, intitulada Escolas
do Novo Saber.
“Estamos criando oportunidades para
que nossos jovens cresçam e tenham um futuro brilhante pela frente. Queremos
que nossos professores e demais profissionais da educação sejam vistos como
agentes transformadores na vida desses jovens. É importante ressaltar que nas
Escolas do Novo Saber os jovens têm voz, vez, e liderança”, reforçou a
secretária.
Professores e gestores terão
palestras abordando a concepção, metodologia e avaliação da Escola de Ensino em
Tempo Integral. Acompanhamento pedagógico, concepção de trabalho, visando o
protagonismo juvenil, também serão temas de palestras.
A consultora do ICE, Maria do Carmo
Rodrigues, explicou que o país vive uma onda de educação integral e o
instituto, junto com o Ministério da Educação (MEC), está trabalhando no modelo
em 13 estados, visando a implantação do modelo educacional.
“Nós vamos apresentar as metodologias
e durante o processo formativo vamos interagindo com os profissionais, tirando
dúvidas e contribuindo para que todos saiam daqui preparados para implementar o
novo modelo de ensino que o Amapá está implantando”, mencionou.
O diretor adjunto da Escola Estadual
Alberto Santos Dumont, Iran Ferreira, disse que o modelo de escola integral vem
ao encontro do que a comunidade escolar almeja.
“É um marco histórico na educação do
Amapá e me sinto honrado em fazer parte desse momento. Vamos aproveitar esse
momento para absorver todo conhecimento possível para colocar em prática na
nossa escola, visando dar educação e acolhimento de qualidade para nossos
alunos. O ensino integral é algo muito esperado pela comunidade do Elesbão, em
Santana”, disse o diretor.
A programação contou ainda com a
participação de estudantes do Ginásio Pernambucano, de Pernambuco. A unidade é
a primeira escola que adotou esse tipo de modelo pedagógico e gestão no Brasil.
Juan Camilo, ex-aluno da escola pernambucana e mestrando de engenharia civil na
Universidade de Brasília, deixou uma mensagem para os estudantes do Amapá.
“A mensagem que deixo aos jovens do
Amapá é que acreditem nos seus sonhos. Acreditem também que a escola que vocês
irão estudar vai ajudar a desenvolver seu projeto de vida, tanto pessoal como
profissional, assim como me oportunizaram”, reforçou.
Educação em Tempo Integral
No Amapá, oito escolas fazem parte do
programa de Educação em Tempo Integral do Governo Federal, ofertando o primeiro
ano do Ensino Médio na modalidade integral a partir do ano letivo de 2017. Em
Macapá, cinco escolas vão funcionar nessa modalidade: Colégio Amapaense, José
Firmo do Nascimento, Maria do Carmo Viana dos Anjos, Raimunda Virgolino e
Tiradentes. Em Santana, outras três escolas serão em tempo integral: Alberto
Santos Dumont, Augusto Antunes e Elizabeth Picanço Esteves.
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