ESCOLA DO NOVO SABER
Educação inovadora em
Tempo Integral
Roberto Gato
Especial para o TA
Estudantes amapaenses da rede estadual com maior riqueza de
conhecimento, senso crítico aguçado e pronto para o mercado de trabalho,
começaram na segunda-feira (3) a vivenciar um novo modelo de ensino que já é
referência no mundo todo. Cerca de 1.300 alunos da primeira série do Ensino
Médio serão contemplados com oito Escolas do Novo Saber (Escolas em Tempo
Integral). As aulas iniciaram com uma programação especial de acolhimento.
O novo sistema de ensino implantado no Brasil foi instituído pela Medida
Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016, e pela Portaria do MEC nº 1.145,
de 10 de outubro de 2016. Pela nova legislação os educadores serão selecionados
e capacitados para atuar de acordo com a metodologia adotada pela Escola em
Tempo Integral.
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Os indicadores amapaenses da educação, muito
baixos, foram os principais estímulos para que a gestora propusesse a sua
equipe técnica buscar uma fórmula revolucionária que pudesse colocar a educação
do Amapá “nos trilhos”. As mudanças são traumáticas e provocam resistência em
todos os que estão confortáveis com o “status quo”. ‘Se está bom pra mim, pra
que mexer’.
Essa lógica nem de longe é o que pensa essa
amapaense, formada em administração e coach. Seu nome é inquietação,
responsabilidade, dedicação, comprometimento. Nos últimos meses parece que um
“furacão” passou na Secretaria de Educação. Foram muitas mudanças e tomadas de
decisão que desagradou uma boa parte de servidores da educação e principalmente
o sindicato dos professores. Nossa reportagem vai fazer uma série de matérias
sobre as mudanças que estão sendo implementadas na educação e que estão
sinalizando para um horizonte mais qualitativo para a educação amapaense. Por
hora vamos falar da Escola em Tempo Integral.
No Amapá foram contempladas oito escolas com
esse modelo de ensino: Colégio Amapaense, José Firmo do Nascimento, Maria do
Carmo Viana dos Anjos, Raimunda Virgolino e Tiradentes, em Macapá, e em
Santana, as escolas Alberto Santos Dumont, Augusto Antunes e Elizabeth Picanço
Esteves. O Plano Estadual de Educação prevê na meta 6 a oferta da educação em
tempo integral até o final da vigência deste Plano, em no mínimo 50% das
escolas públicas, de forma a atender pelo menos 25% dos estudantes da Educação
Básica. Para 2018 a expectativa é que o Amapá tenha, pelo menos, 16 Escolas do
Novo Saber.
“Estamos trabalhando na expansão de mais oito escolas para 2018 e
ofertaremos uma escola para os municípios de Oiapoque e Laranjal do Jarí e as
outras serão distribuídas em Macapá”, garante a secretária.
Com referência a estrutura física das escolas
para receber o novo sistema de ensino, a secretária da SEED explicou – “Se fossemos esperar que todas as nossas
estruturas físicas estivessem prontas de maneira ideal, e o ideal não existe,
atrasaríamos a implantação dessa etapa do planejamento que visa o
fortalecimento da educação amapaense. Então decidimos oferecer essa Escola do
Novo Saber, para os jovens que merecem um ambiente inovador, de construção e de
avanço, pois eles não estão felizes com a escola que aí está. Precisam de
ambiente onde eles discutam com a própria comunidade”.
As Escolas do Novo Saber iniciam um novo
momento para a educação amapaense. O processo de ensino-aprendizagem no modelo
de ensino integral dará mais dinamismo às aulas com conhecimentos integrados
para o melhor desenvolvimento intelectual e social dos alunos.
Goreth Sousa reforça que essa nova
metodologia vai atrair os jovens para a escola, pois estará sendo oferecido um
ensino de qualidade.
“Para que eles saiam do formato auditório, ficando na sala de aula
assistindo o que o professor está informando, para formato de laboratório, onde
poderão experimentar projetos inovadores, não só para a vida deles como para
sua comunidade. Transformar o jovem enfadado para um jovem responsável pelo seu
próprio futuro e do Estado do Amapá”.
Um aspecto fundamental é que os alunos
desenvolvam competências e habilidades sintonizadas com o século 21, ou seja,
mais interação com este tempo. Na escola tradicional o estudante tem de três a
quatro horas de aula por dia. Já na educação integral as aulas se iniciarão as
7h30, e o aluno permanece na escola até as 17 horas, sendo a ele oferecidas
todas as refeições necessárias. Serão mantidos os 13 componentes curriculares,
porém de maneira diferenciada e com novas metodologias.
Outro diferencial é que os alunos serão
direcionados para as áreas que visam seguir carreiras, sendo impulsionados de
acordo com as disciplinas correspondentes, de acordo com a escolha, sejam
humanas, exatas ou biológicas.
Todos os alunos atendidos cursam as mesmas
disciplinas e oficinas no contra turno escolar. Além disso, terão aulas de
idiomas como inglês, francês, espanhol e italiano.
Outras vantagens da escola em tempo integral
são a melhora do rendimento escolar, o preenchimento das necessidades
extracurriculares de seus alunos, a tranquilidade dos pais e um melhor
aproveitamento do tempo ocioso.
Um link
importante que a Escola do Novo Saber vai produzir é a participação da
comunidade na escola.
“Esse novo modelo vai atrair os pais para dentro da escola. O pai vai
ficar mais feliz em saber que a escola vai receber seu filho as 7h30min e
liberar as 17h. E o pai terá cada vez mais o sentimento de pertencimento e de
segurança, pois a escola é dos pais e dos alunos e não dos governos. Essa
percepção inclusiva e republicana que traz o ensino no contexto de uma escola
inovadora”.
Quanto as deficiências existentes, a secretária
Goreth Sousa reconhece que os problemas estruturais sempre existirão, mas serão
enfrentados. “As estruturas físicas da escola vão ser graduais e progressivas. A
valorização dos profissionais da educação é prioridade com o foco de que a
educação ofereça um ensino de qualidade aos estudantes”.
Na questão da carga horário dos profissionais
da educação, a titular da SEED foi enfática. “Com referência a carga horária e a estrutura das aulas está tudo sendo
conduzido. Temos um grupo de trabalho pesquisando uma forma de ter uma
valorização especial para este professor que trabalha na Escola de Tempo
Integral, tendo em vista que ele vai ter uma dedicação exclusiva para escola,
estamos estudando uma maneira para talvez uma dedicação exclusiva, uma bolsa
para que esse profissional goste de trabalhar nesta escola do Novo Saber”.
Investimento
O Governo Estadual já investiu cerca de R$ 1
milhão para o programa no Amapá. Recurso que foi destinado para alimentação e
infraestrutura. Além disso, o governo federal já repassou R$ 674 mil ao Estado
para investimento em equipamentos, insumos, transporte e merenda. Ao longo do
ano, mais de R$ 2 milhões serão investidos pela União nas Escolas do Novo
Saber.
Os 141 profissionais da educação selecionados
receberam capacitação para conhecer melhor a pedagogia escolar e a integração
das atividades e disciplinas. Eles participaram de workshops, seminários e uma
programação intensiva em cooperação entre a Secretaria de Educação, Instituto
Natura, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação e Instituto Sonho
Grande.
Ensino
A Escola do Novo Saber tem sua metodologia
focada na base nacional comum e na parte diversificada. Ambas se complementam
para auxiliar os estudantes a construírem seu Projeto de Vida. O programa tem
por objetivo principal o planejamento, execução e a avaliação de um conjunto de
ações inovadoras em conteúdo, método e gestão.
As disciplinas da base diversificada serão
ministradas pelos mesmos professores da base curricular comum, os quais
receberam capacitação para desenvolver essas atividades específicas.
As disciplinas da área diversificada são:
Projeto de Vida, Pós Médio, Estudo Orientado, Práticas Experimentais e Disciplinas
Eletivas. Desta forma os alunos terão a oportunidade de agregar ao currículo
escolar atividades de campos diversos.
Carga horária
O horário de aula será das 7h30 às 17h. A
carga horária estabelecida deve ser de, no mínimo, 37,5 horas semanais (7h30min
diárias), com um mínimo de cinco horas de aulas de língua portuguesa, cinco de
matemática e oito horas destinadas a atividades da parte flexível do currículo.
Além de 19,5 horas para as demais disciplinas obrigatórias e optativas.
Alimentação
Os alunos das turmas de ensino integral terão
direito a três refeições ao dia, por conta da carga horária das aulas. São
elas: lanche da manhã, almoço e lanche da tarde. Como a maioria das escolas
ainda não possui uma cozinha estruturada para o preparo do almoço, a
alimentação será oferecida no sistema self-service,
dando autonomia aos estudantes na hora da escolha da alimentação. A empresa
responsável pelo fornecimento desse almoço foi licitada pela SEED. As escolas
que possuem cozinha ficarão responsáveis pelos preparos dessa alimentação.
Um marco na educação pública
Para o diretor da
Escola Estadual Colégio Amapaense, Antônio Cordovil Junior, o novo modelo
representa um marco da educação pública que colocará o ensino do Amapá nas
cabeceiras das avaliações nacionais, além do que o Colégio Amapaense, estabelecimento
tradicional do Estado, voltarão a ser Colégio Padrão. O ‘CA’ está implantando o
Ensino Integral no 1º ano do Ensino Médio com 175 alunos. Porém o colégio
mantém o ensino regular que vai gradativamente dando vagas para em 2018 pro 2º
ano e 2019 3º ano. Destaque-se que os 560 alunos do ‘CA’ estão recebendo a nova
metodologia, preparando-os para participarem no futuro e já conhecerem o
sistema.
“É um passo revolucionário. Quando a gente olha o
Ensino Integral vamos ver a melhoria na educação, o jovem vai passar um pouco
mais de tempo na escola e isso vai proporcionar uma melhor formação, tanto no
social quando no humano. Vai melhorar em tudo, não há dúvida do sucesso desse
projeto. É uma qualidade melhor para o trabalho dos professores e irá fazer os
alunos serem os protagonistas da escola”, disse.
O novo gestor do ‘CA’
cumpriu as regras estabelecidas pela Medida Provisória nº 746, de 22 de
setembro de 2016, e pela Portaria do MEC nº 1.145, de 10 de outubro de 2016,
participando da seletiva e foi o selecionado para administrar esse novo sistema
de ensino.
A reportagem
conversou com jovens protagonistas deste inovador modelo de educação implantado
no Amapá que se mostraram satisfeito e estarem sendo pioneiros e consideraram
muito importante para suas vidas estudantis.
João Vitor Barcessat Bittencourt (14 anos) –
“Começar o Ensino Médio e ingressar com
uma nova experiência de ensino inovador é bem interessante e esse tipo de
ensino eu só conhecia aplicado em outros países, agora no Brasil e finalmente
chegou ao Amapá. Está acontecendo uma mudança também em nossa vida. Pois o
costume era de passar menos tempo na escola. O tempo “livre” favorecia ao uso
indiscriminado da internet e vídeo game. Além do que, trouxe uma economia nas
despesas, pois permanecendo em horário corrido diminuiu de quatro para duas as
viagens de casa a escola e a alimentação que é feita na escola. Principalmente
para mim que usava o coletivo”.
Breno de Oliveira Moreira (15 anos) – “Na verdade essa nova metodologia é muito
legal. A implantação do tempo integral na escola e nós alunos temos que
aproveitar bastante essa oportunidade, pois através dela poderemos adquirir
muito mais conhecimento, além de atuar em outras áreas de ensino, vamos sair do
aluno-espectador para o papel do aluno pesquisador”.
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