sexta-feira, 7 de abril de 2017

ESCOLA DO NOVO SABER



ESCOLA DO NOVO SABER
Educação inovadora em Tempo Integral



Roberto Gato
Especial para o TA

Estudantes amapaenses da rede estadual com maior riqueza de conhecimento, senso crítico aguçado e pronto para o mercado de trabalho, começaram na segunda-feira (3) a vivenciar um novo modelo de ensino que já é referência no mundo todo. Cerca de 1.300 alunos da primeira série do Ensino Médio serão contemplados com oito Escolas do Novo Saber (Escolas em Tempo Integral). As aulas iniciaram com uma programação especial de acolhimento.
O novo sistema de ensino implantado no Brasil foi instituído pela Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016, e pela Portaria do MEC nº 1.145, de 10 de outubro de 2016. Pela nova legislação os educadores serão selecionados e capacitados para atuar de acordo com a metodologia adotada pela Escola em Tempo Integral.



“E o Amapá não podia ficar fora dessa estratégia nacional!”, exclama a titular da Secretaria Estadual de Educação (SEED), Goreth Sousa, pois de acordo com a secretária esse projeto tem planos e metas nacionais e estaduais e foi desafiador enfrenta-las no Amapá.


Goreth destaca que os estudantes amapaenses não estavam satisfeitos com o modelo atual de Ensino Médio. “As sociedades mais evoluídas já utilizam largamente a educação em tempo integral. O Brasil está atrasado, especialmente o Estado do Amapá. Nossas escolas não têm interatividade para com os alunos. As escolas de ensino médio não inovaram e as Escolas em Tempo Integral propõe com essa concepção. Estabelecer um modelo de ensino que transforme nossos jovens em protagonistas da sua própria história. Eles precisam discutir o seu projeto de vida, novos valores civis, de cidadania e ética”.

Os indicadores amapaenses da educação, muito baixos, foram os principais estímulos para que a gestora propusesse a sua equipe técnica buscar uma fórmula revolucionária que pudesse colocar a educação do Amapá “nos trilhos”. As mudanças são traumáticas e provocam resistência em todos os que estão confortáveis com o “status quo”. ‘Se está bom pra mim, pra que mexer’.
Essa lógica nem de longe é o que pensa essa amapaense, formada em administração e coach. Seu nome é inquietação, responsabilidade, dedicação, comprometimento. Nos últimos meses parece que um “furacão” passou na Secretaria de Educação. Foram muitas mudanças e tomadas de decisão que desagradou uma boa parte de servidores da educação e principalmente o sindicato dos professores. Nossa reportagem vai fazer uma série de matérias sobre as mudanças que estão sendo implementadas na educação e que estão sinalizando para um horizonte mais qualitativo para a educação amapaense. Por hora vamos falar da Escola em Tempo Integral.
No Amapá foram contempladas oito escolas com esse modelo de ensino: Colégio Amapaense, José Firmo do Nascimento, Maria do Carmo Viana dos Anjos, Raimunda Virgolino e Tiradentes, em Macapá, e em Santana, as escolas Alberto Santos Dumont, Augusto Antunes e Elizabeth Picanço Esteves. O Plano Estadual de Educação prevê na meta 6 a oferta da educação em tempo integral até o final da vigência deste Plano, em no mínimo 50% das escolas públicas, de forma a atender pelo menos 25% dos estudantes da Educação Básica. Para 2018 a expectativa é que o Amapá tenha, pelo menos, 16 Escolas do Novo Saber.
“Estamos trabalhando na expansão de mais oito escolas para 2018 e ofertaremos uma escola para os municípios de Oiapoque e Laranjal do Jarí e as outras serão distribuídas em Macapá”, garante a secretária.

Com referência a estrutura física das escolas para receber o novo sistema de ensino, a secretária da SEED explicou – “Se fossemos esperar que todas as nossas estruturas físicas estivessem prontas de maneira ideal, e o ideal não existe, atrasaríamos a implantação dessa etapa do planejamento que visa o fortalecimento da educação amapaense. Então decidimos oferecer essa Escola do Novo Saber, para os jovens que merecem um ambiente inovador, de construção e de avanço, pois eles não estão felizes com a escola que aí está. Precisam de ambiente onde eles discutam com a própria comunidade”.

As Escolas do Novo Saber iniciam um novo momento para a educação amapaense. O processo de ensino-aprendizagem no modelo de ensino integral dará mais dinamismo às aulas com conhecimentos integrados para o melhor desenvolvimento intelectual e social dos alunos.
Goreth Sousa reforça que essa nova metodologia vai atrair os jovens para a escola, pois estará sendo oferecido um ensino de qualidade.
“Para que eles saiam do formato auditório, ficando na sala de aula assistindo o que o professor está informando, para formato de laboratório, onde poderão experimentar projetos inovadores, não só para a vida deles como para sua comunidade. Transformar o jovem enfadado para um jovem responsável pelo seu próprio futuro e do Estado do Amapá”.
Um aspecto fundamental é que os alunos desenvolvam competências e habilidades sintonizadas com o século 21, ou seja, mais interação com este tempo. Na escola tradicional o estudante tem de três a quatro horas de aula por dia. Já na educação integral as aulas se iniciarão as 7h30, e o aluno permanece na escola até as 17 horas, sendo a ele oferecidas todas as refeições necessárias. Serão mantidos os 13 componentes curriculares, porém de maneira diferenciada e com novas metodologias.
Outro diferencial é que os alunos serão direcionados para as áreas que visam seguir carreiras, sendo impulsionados de acordo com as disciplinas correspondentes, de acordo com a escolha, sejam humanas, exatas ou biológicas.
Todos os alunos atendidos cursam as mesmas disciplinas e oficinas no contra turno escolar. Além disso, terão aulas de idiomas como inglês, francês, espanhol e italiano.
Outras vantagens da escola em tempo integral são a melhora do rendimento escolar, o preenchimento das necessidades extracurriculares de seus alunos, a tranquilidade dos pais e um melhor aproveitamento do tempo ocioso.
Um link importante que a Escola do Novo Saber vai produzir é a participação da comunidade na escola.
“Esse novo modelo vai atrair os pais para dentro da escola. O pai vai ficar mais feliz em saber que a escola vai receber seu filho as 7h30min e liberar as 17h. E o pai terá cada vez mais o sentimento de pertencimento e de segurança, pois a escola é dos pais e dos alunos e não dos governos. Essa percepção inclusiva e republicana que traz o ensino no contexto de uma escola inovadora”.
Quanto as deficiências existentes, a secretária Goreth Sousa reconhece que os problemas estruturais sempre existirão, mas serão enfrentados. “As estruturas físicas da escola vão ser graduais e progressivas. A valorização dos profissionais da educação é prioridade com o foco de que a educação ofereça um ensino de qualidade aos estudantes”.

Na questão da carga horário dos profissionais da educação, a titular da SEED foi enfática. “Com referência a carga horária e a estrutura das aulas está tudo sendo conduzido. Temos um grupo de trabalho pesquisando uma forma de ter uma valorização especial para este professor que trabalha na Escola de Tempo Integral, tendo em vista que ele vai ter uma dedicação exclusiva para escola, estamos estudando uma maneira para talvez uma dedicação exclusiva, uma bolsa para que esse profissional goste de trabalhar nesta escola do Novo Saber”.

Investimento

O Governo Estadual já investiu cerca de R$ 1 milhão para o programa no Amapá. Recurso que foi destinado para alimentação e infraestrutura. Além disso, o governo federal já repassou R$ 674 mil ao Estado para investimento em equipamentos, insumos, transporte e merenda. Ao longo do ano, mais de R$ 2 milhões serão investidos pela União nas Escolas do Novo Saber.
Os 141 profissionais da educação selecionados receberam capacitação para conhecer melhor a pedagogia escolar e a integração das atividades e disciplinas. Eles participaram de workshops, seminários e uma programação intensiva em cooperação entre a Secretaria de Educação, Instituto Natura, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação e Instituto Sonho Grande.

Ensino

A Escola do Novo Saber tem sua metodologia focada na base nacional comum e na parte diversificada. Ambas se complementam para auxiliar os estudantes a construírem seu Projeto de Vida. O programa tem por objetivo principal o planejamento, execução e a avaliação de um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão.
As disciplinas da base diversificada serão ministradas pelos mesmos professores da base curricular comum, os quais receberam capacitação para desenvolver essas atividades específicas.
As disciplinas da área diversificada são: Projeto de Vida, Pós Médio, Estudo Orientado, Práticas Experimentais e Disciplinas Eletivas. Desta forma os alunos terão a oportunidade de agregar ao currículo escolar atividades de campos diversos.

Carga horária

O horário de aula será das 7h30 às 17h. A carga horária estabelecida deve ser de, no mínimo, 37,5 horas semanais (7h30min diárias), com um mínimo de cinco horas de aulas de língua portuguesa, cinco de matemática e oito horas destinadas a atividades da parte flexível do currículo. Além de 19,5 horas para as demais disciplinas obrigatórias e optativas.

Alimentação

Os alunos das turmas de ensino integral terão direito a três refeições ao dia, por conta da carga horária das aulas. São elas: lanche da manhã, almoço e lanche da tarde. Como a maioria das escolas ainda não possui uma cozinha estruturada para o preparo do almoço, a alimentação será oferecida no sistema self-service, dando autonomia aos estudantes na hora da escolha da alimentação. A empresa responsável pelo fornecimento desse almoço foi licitada pela SEED. As escolas que possuem cozinha ficarão responsáveis pelos preparos dessa alimentação.



Um marco na educação pública
 
DIRETOR DO COLÉGIO AMAPAENSE, Antônio Cordovil Junior, LADEADO POR DOIS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO INTEGRAL DA ESCOLA NOVA SABER João Vitor Barcessat Bittencourt (14 anos)  E Breno de Oliveira Moreira (15 anos)
Para o diretor da Escola Estadual Colégio Amapaense, Antônio Cordovil Junior, o novo modelo representa um marco da educação pública que colocará o ensino do Amapá nas cabeceiras das avaliações nacionais, além do que o Colégio Amapaense, estabelecimento tradicional do Estado, voltarão a ser Colégio Padrão. O ‘CA’ está implantando o Ensino Integral no 1º ano do Ensino Médio com 175 alunos. Porém o colégio mantém o ensino regular que vai gradativamente dando vagas para em 2018 pro 2º ano e 2019 3º ano. Destaque-se que os 560 alunos do ‘CA’ estão recebendo a nova metodologia, preparando-os para participarem no futuro e já conhecerem o sistema.
“É um passo revolucionário. Quando a gente olha o Ensino Integral vamos ver a melhoria na educação, o jovem vai passar um pouco mais de tempo na escola e isso vai proporcionar uma melhor formação, tanto no social quando no humano. Vai melhorar em tudo, não há dúvida do sucesso desse projeto. É uma qualidade melhor para o trabalho dos professores e irá fazer os alunos serem os protagonistas da escola”, disse.
O novo gestor do ‘CA’ cumpriu as regras estabelecidas pela Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016, e pela Portaria do MEC nº 1.145, de 10 de outubro de 2016, participando da seletiva e foi o selecionado para administrar esse novo sistema de ensino.

A reportagem conversou com jovens protagonistas deste inovador modelo de educação implantado no Amapá que se mostraram satisfeito e estarem sendo pioneiros e consideraram muito importante para suas vidas estudantis.
João Vitor Barcessat Bittencourt (14 anos) –Começar o Ensino Médio e ingressar com uma nova experiência de ensino inovador é bem interessante e esse tipo de ensino eu só conhecia aplicado em outros países, agora no Brasil e finalmente chegou ao Amapá. Está acontecendo uma mudança também em nossa vida. Pois o costume era de passar menos tempo na escola. O tempo “livre” favorecia ao uso indiscriminado da internet e vídeo game. Além do que, trouxe uma economia nas despesas, pois permanecendo em horário corrido diminuiu de quatro para duas as viagens de casa a escola e a alimentação que é feita na escola. Principalmente para mim que usava o coletivo”.


Breno de Oliveira Moreira (15 anos) – Na verdade essa nova metodologia é muito legal. A implantação do tempo integral na escola e nós alunos temos que aproveitar bastante essa oportunidade, pois através dela poderemos adquirir muito mais conhecimento, além de atuar em outras áreas de ensino, vamos sair do aluno-espectador para o papel do aluno pesquisador”.

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