sábado, 27 de maio de 2017

FALA FONO

Porquê brincar é tão importante para o desenvolvimento da linguagem?

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Olá pessoal!!
Contrariando a promessa de escrever sobre a intervenção fonoaudiológica no Mal de Alzeheimer, feita ao final do artigo da semana passada, hoje falaremos sobre a importância do Brincar no desenvolvimento da linguagem, em comemoração à Semana do Brincar, que se encerra hoje.
Em um mundo corrido, conectado 24 horas por dia, em que se encontra em supermercados, frutas descascadas e picadas em bandejas (acredito que para economizar tempo), dificilmente se vê um adulto sentado, brincando com uma criança, principalmente brincando com um brinquedo não-eletrônico! É cada dia mais comum a cena de pais e filhos sentados no mesmo ambiente, todos portando seus celulares supermodernos, que tem como promessa de marketing “aproximar as pessoas”. Sei! ¬¬
Não, hoje não falaremos dos males fonoaudiológicos da tecnologia, mas que ela é um entrave à brincadeira, e consequentemente ao desenvolvimento da linguagem, ah, isso é!!
Hoje falaremos da magia do brincar! Falaremos da seriedade que é a brincadeira para o desenvolvimento. Com certeza vocês já ouviram a frase “Brincar é coisa séria!”, é clichê, mas é isso mesmo! Sempre quando faço a devolutiva para os pais dos meus pequenos, falo sobre como a linguagem é refinada, elaborada, e que o melhor período para sua aquisição está nos primeiros anos (quando falo “linguagem”, não estou me referindo apenas à manifestação oral da linguagem, mas linguagem como um todo, os aspectos verbais e não verbais, envolvidos na comunicação – verbalização, interação social, pensamentos, emoções, ações). Ao final, alguns pais perguntam “Mas como posso auxiliar meu filho, sendo a linguagem algo tão complexo, se ele é tão pequeno?”. “Brincando”, eu respondo. E muitos ficam espantados! Não se espantem, pais! Na maioria dos casos de atraso simples de linguagem, não são necessários planejamentos terapêuticos mirabolantes, algumas sessões de orientação, a prática do brincar e as experiências vivenciadas nas creches resolvem! Há ainda os que relutam “Ah, meu filho está tão pequeno, e ademais, na creche ele só vai brincar!” Perfeito! Nesse momento, isso é exatamente o que ele precisa! Brincar!!
Reforço, brincar! É brincando que a criança se apropria do mundo ao seu redor! Através de experiências! Brincando a criança aprende a se comunicar antes mesmo de verbalizar (aspectos pragmáticos da linguagem), aprende os conceitos grande/pequeno, cheio/vazio, fino/grosso... (conceitos matemáticos básicos), aprende a planejar, se organizar, se controlar, criar estratégias para resoluções de conflitos (funções executivas), aprende a respeitar a troca de turnos comunicativos, aprende a utilizar a linguagem para interagir com o outro. Brincando a criança “faz de conta”, se apropria do signo e do significado, a criança aprende a representar, fundamental para o desenvolvimento da linguagem.
Aqui nesse artigo, “puxo a brasa para minha sardinha”, destaco a importância da brincadeira para a linguagem, mas é necessário frisar que o brincar é importante para a constituição do sujeito como um todo, em seus aspectos físicos e emocionais. Bem disse Winnicot (1896-1971), pediatra e psicanalista inglês, “O brincar da criança possui tudo em si.”
Então, brinque! Incentive sua criança a brincar, proporcione momentos agradáveis e estimulantes, ofereça brinquedos que ela possa explorar, evite brinquedos eletrônicos com muitas funções, eles fazem da criança um simples espectador, ofereça livros, conte histórias, estimule o “faz de conta”.
Não nos esqueçamos que, as habilidades adquiridas nos primeiros anos, através da brincadeira, são as mesmas que nos acompanham vida afora. Ou seja, brinque, brinque muito com sua criança, para que ela seja um adulto saudável física e emocionalmente!
Por ora, ficamos por aqui. Semana que vem nos encontramos por aqui! Até mais!

Fala Fono!!

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