Desenvolvimento X Escola: Quais
aspectos devem priorizados na escolha da escola de educação infantil/creche?
Olá!! Sejam bem-vindos a mais um Fala Fono!!
Quais são seus critérios na escolha da escola de educação
infantil pra matricular seu filho?
Sim, porque a cada dia as crianças vão mais cedo para as
escolas, e essas hoje, recebem junto com a criança a responsabilidade por seu
cuidado e desenvolvimento.
Poucos pais sabem, mas, quando pensamos em desenvolvimento, a
escolha da primeira escola é uma das mais importantes na vida de uma criança!
Não, eu não estou falando aqui do aprendizado de letras e números, isso vem
depois, e em grande maioria das vezes, é consequência! Nosso maior erro é
associar Escola com letras e números e não com Desenvolvimento e Aprendizado.
Nesse primeiro momento, nos anos iniciais, as letras e os números não fazem
muito sentido para a criança. Farão sentido um dia, não agora, não com 1 ou 2
anos.
Como já vimos por aqui, os primeiros anos da vida de uma
criança são primordiais para o seu desenvolvimento. É nessa fase que são
adquiridas as habilidades que levaremos para toda a vida. Sugar, mastigar,
falar, saltar, correr, se equilibrar, subir, amassar, recortar, dobrar, abotoar,
desabotoar, amarrar, planejar, memorizar, sequenciar, escrever, ler, inibir
atitudes, se autorregular, resolver problemas, flexibilizar entre outras
tantas. Sim! Essas habilidades são adquiridas nos primeiros anos de vida, e vão
sendo aprimoradas com o passar do tempo! Se no início da vida, a criança está
exposta a um ambiente rico em estímulos e experiências sensoriais concretas,
essas habilidades serão trabalhadas, adquiridas, aperfeiçoadas. Ou seja, a
ESCOLA INFANTIL precisa ser esse ambiente!!
Importante!! O desenvolvimento de algumas habilidades é pré-requisito
para o desenvolvimento de outras. A comunicação (verbal e não verbal), por
exemplo, se alicerça em aspectos linguísticos pré-verbais, que são
desenvolvidos durante o Brincar (se lembram da “Importância da Brincadeira”?
falamos sobre ela há algumas edições!).
Precisamos deixar de associar Escola Infantil com letras e
números, e associá-la primeiro a desenvolvimento, aprendizado através da
brincadeira, para só então, a criança com maturidade, pensarmos em letras e
números. Primeiro a criança brinca, depois se comunica, e então estará
preparada para ler!
Hoje encontrei um texto lindo de uma colega Fonoaudióloga, lá
de Minas, de quem sou fã, Roberta Garcia! Escreve textos maravilhosos. Esse foi
escrito pra sua filhota, mas parece que foi feito pra essa edição do Fala
Fono!! Segue.
Para a pequena Alice:
Antes que ela aprenda a escrever, desejo que
tenha visto bem de perto como brilha o bumbum do vagalume, como é que a lagarta
faz casulo e como é duro o casco da tartaruga.
Antes que saiba sobre letras, desejo que tenha
sentido o perfume da rosa mais vermelha, o gosto da amora madura e a leveza do
voo da borboleta.
Antes que aprenda o alfabeto desejo que tenha
joaninhas caminhando por seus dedos, que tenha feito pintura, desenhado gente,
entendido que é preciso lavar as mãos, os
cabelos e escovar os dentes.
Antes que ela aprenda a escrever,
desejo que tenha sido médica, professora, bailarina e princesa e que ela saiba
reconhecer de longe o canto do bem-te-vi, do gavião e do fim-fim.
Antes que saiba sobre letras,
desejo que conheça Ipês amarelos, jabuticabeiras, pés-de-couve e pés-de-feijão.
Desejo que tenha chupado cana, manga, limão, bala, pirulito e chiclete.
Antes que ela aprenda o alfabeto,
desejo que tenha tomado banho de mangueira, arrepiado de frio, pulado poça,
rolado no chão, chorado de rir.
Antes que ela aprenda a escrever,
desejo que tenha acariciado o rabo de um gato, contado estrelas, sonhado com a
Lua e visitado os planetas.
Antes que ela saiba sobre letras,
desejo que tenha dançado até cansar, que entenda de bichos, de flores, de
cores, de lagartixas e dinossauros.
Antes que ela aprenda o alfabeto
desejo que tenha ouvido o barulho do mar, o som do vento na janela, o latido do
cachorro, a força do tambor e a delicadeza do piano.
Antes que ela aprenda a escrever,
desejo que reconheça em cada coisa um sentido e um sentimento.
Antes que saiba sobre letras,
desejo que tenha brincado com elas, misturado, amassado, temperado e mastigado.
Antes que ela aprenda o alfabeto,
eu desejo que tenha atravessado o arco-íris, encontrado seu tesouro e que no
tempo do seu tempo faça a grande descoberta, arregale seus sentidos e perceba
com simplicidade que há coisas no mundo que são feitas de palavras.
(Roberta
Garcia para sua pequena Alice)
Ao
escolhermos uma escola para nossos filhotes, tenhamos como critério, a
capacidade que ela tem de, antes de alfabetizá-los, fazê-los experimentar o
mundo através da brincadeira.
Gosto
demais de uma frase de Mona Delahooke, Psicóloga Infantil norte-americana,
“Brincar exercita os músculos emocionais!”
Ficamos
por aqui!! Até a próxima semana!!
Fala
Fono!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário