sexta-feira, 14 de julho de 2017

Fala Fono!!

Desenvolvimento X Escola: Quais aspectos devem priorizados na escolha da escola de educação infantil/creche?

Olá!! Sejam bem-vindos a mais um Fala Fono!!
Quais são seus critérios na escolha da escola de educação infantil pra matricular seu filho?
Sim, porque a cada dia as crianças vão mais cedo para as escolas, e essas hoje, recebem junto com a criança a responsabilidade por seu cuidado e desenvolvimento.
Poucos pais sabem, mas, quando pensamos em desenvolvimento, a escolha da primeira escola é uma das mais importantes na vida de uma criança! Não, eu não estou falando aqui do aprendizado de letras e números, isso vem depois, e em grande maioria das vezes, é consequência! Nosso maior erro é associar Escola com letras e números e não com Desenvolvimento e Aprendizado. Nesse primeiro momento, nos anos iniciais, as letras e os números não fazem muito sentido para a criança. Farão sentido um dia, não agora, não com 1 ou 2 anos.
Como já vimos por aqui, os primeiros anos da vida de uma criança são primordiais para o seu desenvolvimento. É nessa fase que são adquiridas as habilidades que levaremos para toda a vida. Sugar, mastigar, falar, saltar, correr, se equilibrar, subir, amassar, recortar, dobrar, abotoar, desabotoar, amarrar, planejar, memorizar, sequenciar, escrever, ler, inibir atitudes, se autorregular, resolver problemas, flexibilizar entre outras tantas. Sim! Essas habilidades são adquiridas nos primeiros anos de vida, e vão sendo aprimoradas com o passar do tempo! Se no início da vida, a criança está exposta a um ambiente rico em estímulos e experiências sensoriais concretas, essas habilidades serão trabalhadas, adquiridas, aperfeiçoadas. Ou seja, a ESCOLA INFANTIL precisa ser esse ambiente!!
Importante!! O desenvolvimento de algumas habilidades é pré-requisito para o desenvolvimento de outras. A comunicação (verbal e não verbal), por exemplo, se alicerça em aspectos linguísticos pré-verbais, que são desenvolvidos durante o Brincar (se lembram da “Importância da Brincadeira”? falamos sobre ela há algumas edições!).
Precisamos deixar de associar Escola Infantil com letras e números, e associá-la primeiro a desenvolvimento, aprendizado através da brincadeira, para só então, a criança com maturidade, pensarmos em letras e números. Primeiro a criança brinca, depois se comunica, e então estará preparada para ler!
Hoje encontrei um texto lindo de uma colega Fonoaudióloga, lá de Minas, de quem sou fã, Roberta Garcia! Escreve textos maravilhosos. Esse foi escrito pra sua filhota, mas parece que foi feito pra essa edição do Fala Fono!! Segue.
Para a pequena Alice: 
Antes que ela aprenda a escrever, desejo que tenha visto bem de perto como brilha o bumbum do vagalume, como é que a lagarta faz casulo e como é duro o casco da tartaruga.
Antes que saiba sobre letras, desejo que tenha sentido o perfume da rosa mais vermelha, o gosto da amora madura e a leveza do voo da borboleta.
Antes que aprenda o alfabeto desejo que tenha joaninhas caminhando por seus dedos, que tenha feito pintura, desenhado gente, entendido que é preciso lavar as mãos, os cabelos e escovar os dentes.
Antes que ela aprenda a escrever, desejo que tenha sido médica, professora, bailarina e princesa e que ela saiba reconhecer de longe o canto do bem-te-vi, do gavião e do fim-fim.
Antes que saiba sobre letras, desejo que conheça Ipês amarelos, jabuticabeiras, pés-de-couve e pés-de-feijão. Desejo que tenha chupado cana, manga, limão, bala, pirulito e chiclete.
Antes que ela aprenda o alfabeto, desejo que tenha tomado banho de mangueira, arrepiado de frio, pulado poça, rolado no chão, chorado de rir.
Antes que ela aprenda a escrever, desejo que tenha acariciado o rabo de um gato, contado estrelas, sonhado com a Lua e visitado os planetas.
Antes que ela saiba sobre letras, desejo que tenha dançado até cansar, que entenda de bichos, de flores, de cores, de lagartixas e dinossauros.
Antes que ela aprenda o alfabeto desejo que tenha ouvido o barulho do mar, o som do vento na janela, o latido do cachorro, a força do tambor e a delicadeza do piano.
Antes que ela aprenda a escrever, desejo que reconheça em cada coisa um sentido e um sentimento.
Antes que saiba sobre letras, desejo que tenha brincado com elas, misturado, amassado, temperado e mastigado.
Antes que ela aprenda o alfabeto, eu desejo que tenha atravessado o arco-íris, encontrado seu tesouro e que no tempo do seu tempo faça a grande descoberta, arregale seus sentidos e perceba com simplicidade que há coisas no mundo que são feitas de palavras. 
                                                                                                                                        (Roberta Garcia para sua pequena Alice)

Ao escolhermos uma escola para nossos filhotes, tenhamos como critério, a capacidade que ela tem de, antes de alfabetizá-los, fazê-los experimentar o mundo através da brincadeira.
Gosto demais de uma frase de Mona Delahooke, Psicóloga Infantil norte-americana, “Brincar exercita os músculos emocionais!”
Ficamos por aqui!! Até a próxima semana!!
Fala Fono!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...