quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Caminho Empreendedor Afro

Caminho Empreendedor Afro capacita mulheres para feiras de empreendedorismo



O projeto é realizado pela Frente Parlamentar em defesa do Empreendedorismo, Cooperativismo e Economia Solidária. 

As bonecas de pano são mais que um artesanato feito por Raimunda Coutinho, são verdadeiros objetos carregados de história, cultura e tradição.  Segundo a empreendedora, antigamente as escravas tiravam a barra da saia para fazer a boneca. Atualmente, o material é retirado das saias de marabaxeiras.  Essa explicação mostra o valor do produto comercializado, uma dica que a artesã aprendeu na palestra do projeto Caminho Empreendedor Afro, realizado pela Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo, Cooperativismo e Economia Solidária (Fecesap), realizado nesta quarta-feira, 15, na Escola Estadual General Azevedo Costa, no Laguinho.
O projeto tem por objetivo capacitar mulheres para trabalharem com o empreendedorismo afro, fortalecendo o segmento e o empoderamento feminino, além de incentivar o debate sobre racismo.  “Estou aprendendo a agregar valor ao meu artesanato e como isso pode chamar atenção para as vendas e para combater o racismo, utilizando a internet para alcançar mais pessoas”, explicou Raimunda. 

Ao todo, foram 76 mulheres capacitadas. Palestras sobre empreendedorismo, vendas com auxílio das redes sociais, linhas de financiamento e oficinas de planejamento fizeram parte da programação. “Estamos levando para essas mulheres oportunidade e conhecimento, para que possam melhorar ou iniciar um negócio”, afirmou a deputada estadual e presidente da Fecesap, Marilia Góes.

Ivane Lopes também participou do evento. A empreendedora trabalha com crochê  e estava procurando um financiamento para aquisição do material necessário. “Neste período de fim de ano a procura pelos produtos aumentam e eu preciso ter um estoque. Conheci as linhas de financiamento da Afap e estou em busca de uma”, informou. 

Após a capacitação, as mulheres serão direcionadas para feiras realizadas pela Secretaria Extraordinária de Políticas para os Afrodescendentes (Seafro), como a feira de empreendedorismo da semana da Consciência Negra. 

Fecesap 
A Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo, Cooperativismo e Economia Solidária (Fecesap), instalada pela Resolução nº 0018, objetiva atuar no fomento da economia e fortalecimento de projetos desses segmentos. A Fecesap é presidida pela deputada estadual Marilia Góes (PDT) e constituída pelas deputadas estaduais Aparecida Salomão (PSD), Edna Auzier (PSD), Janete Tavares (PSC) e o deputado Max da AABB (SDD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...